F1: Os pilotos com mais pódios por uma equipa, sem terem conquistado o título
A saída de Valtteri Bottas da Mercedes, no final da última época, conclui um registo notável, que nenhum piloto certamente ambiciona: o de mais pódios conquistados com uma equipa sem nunca terem vencido o campeonato de pilotos.
São muitos os troféus que um piloto de Fórmula 1 vai conquistando ao longo da sua carreira, porém, o prémio mais ambicionado de todos é o título mundial. Apenas os pilotos que conquistam o título serão eternamente relembrados…
Nesta lista serão indicados os cinco pilotos com mais pódios por uma equipa sem nunca terem conquistado o título mundial pela mesma marca.
#5 – Fernando Alonso – 44 pódios com a Ferrari
O piloto espanhol conquistou o título por duas vezes, em 2005 e 2006, pela Renault. No entanto, a sua passagem pela Ferrari não teve o mesmo sucesso. O espanhol juntou-se à equipa em 2010 e, em cinco épocas com a Ferrari, venceu 11 corridas, conquistou 44 pódios e nunca venceu o título de campeão do mundo, apesar de três primeiras épocas impressionantes de cavalo rampante ao peito. Sebastian Vettel dominou o campeonato do mundo de F1 pela Red Bull entre 2010 e 2013, conquistando por quatro vezes consecutivas o título. Em 2014, a pior época de Alonso na Ferrari, Lewis Hamilton conquistava o que seria o segundo de sete títulos de campeão do mundo, primeiro pela Mercedes.
#4 – David Coulthard – 51 pódios com a McLaren
O antigo piloto britânico nunca conquistou o título de campeão do mundo. David Coulthard fez nove épocas com a McLaren entre 1996 e 2004 e, com 12 vitórias e 51 pódios nesse período, nunca conseguiu conquistar o troféu mais importante de todos. Em 2001, Coulthard ainda ficou em segundo lugar no campeonato, apenas atrás da lenda do desporto motorizado, Michael Schumacher. O piloto alemão venceu o título por cinco vezes consecutivas, entre 2000 e 2004.
#2 e #3 – Rubens Barrichello e Sebastian Vettel – 55 pódios com a Ferrari
Entram nesta lista mais dois pilotos da Ferrari. O primeiro é Rubens Barrichello, piloto que representou a equipa italiana durante seis anos, entre 2000 e 2005. Nesse período apenas registou 9 vitórias e uns impressionantes 55 pódios, com especial destaque para as épocas de 2002 e 2004, onde terminou em segundo lugar na classificação. Durante o seu período na Ferrari, Barrichello nunca conseguiu superar o seu colega de equipa, Michael Schumacher. O piloto brasileiro nunca venceu o título de campeão do mundo na sua carreira na F1.
O outro piloto é Sebastian Vettel, quatro vezes campeão do mundo pela Red Bull, entre 2010 e 2013. Vettel mudou-se para a Ferrari em 2015 e ficou com a equipa de Maranello até 2020, durante, também, seis longas temporadas. Nesse período, Vettel venceu por 14 ocasiões e subiu ao pódio 55 vezes, com destaque para as épocas de 2017 e 2018, onde Vettel ficou em segundo lugar, com mais de 300 pontos, apenas atrás de Lewis Hamilton.
#1 – Valtteri Bottas – 58 pódios com a Mercedes
Em primeiro lugar nesta lista está o piloto finlandês, Valtteri Bottas. O piloto que atualmente veste as cores da Alfa Romeo, esteve na Mercedes entre 2017 e 2021 e, por cinco vezes foi batido pelo colega de equipa, Lewis Hamilton, que conquistou o título nos quatro primeiros anos de Bottas na Mercedes. Em 2021, o vencedor do campeonato foi o rival Max Verstappen. Bottas venceu 10 corridas e subiu ao pódio 58 vezes pela Mercedes, com especial destaque para a época de 2019, a sua melhor na carreira, onde arrecadou 326 pontos, ficando em segundo lugar no campeonato.