F1: Os números da primeira metade da época

Por a 1 Agosto 2024 16:09

Depois da 14ª jornada do Campeonato do Mundo de F1, a competição faz a habitual pausa de verão para recuperar energias para a segunda metade da temporada. Já ultrapassámos o meio da temporada, mas este é tempo de balanços.

Assim, começamos por olhar para os números da época até agora. Max Verstappen é o líder da tabela classificativa, tal como a Red Bull no campeonato de construtores e, apesar das diferenças, a concorrência está cada vez mais próxima.

Número de vitórias

No que diz respeito ao número de vitória, a vantagem de Verstappen é clara, com sete triunfos em 2024. Lewis Hamilton (2) é, a par de Verstappen o único que conseguiu mais que uma vitória este ano. Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri já festejaram do lugar mais alto do pódio uma vez. Nas contas dos construtores, a Red Bull tem sete vitórias, a Mercedes três, a McLaren e a Ferrari duas. Quanto aos fornecedores de motores, a Honda continua o seu domínio, com sete triunfos, contra 5 da Mercedes e dois da Ferrari.

Número de poles

Quanto ao número de pole positions, Verstappen também lidera, com oito, seguido de George Russell, Lando Norris e Charles Leclerc, com duas cada. Red Bull (8), Mercedes (2), McLaren (2) e Ferrari (2) são as equipas que conseguiram uma pole este ano. Quanto aos fornecedores de motores, a Honda mantém um score invejável (8), seguido da Mercedes (4) e da Ferrari (2).

Número de Pódios

Verstappen também lidera no número de pódios conquistados este ano (9), mas neste capítulo, a vantagem para a concorrência é muito menos vincada. Lando Norris (8) é o piloto mais próximo de Verstappen, seguido de Leclerc (6), Sainz (5), Pérez (4), Piastri (4), Hamilton (4), e Russell (2). A Red Bull conquistou 13 pódios, contra 12 da McLaren, 11 da Ferrari e seis da Mercedes. No que diz respeito a fornecedores de motores, Mercedes lidera (18), seguida da Honda (13) e da Ferrari (11).

Voltas na liderança

Max Verstappen é o piloto que mais voltas na liderança fez (448), bem à frente de Lando Norris (95), o segundo piloto com mais voltas na frente. Seguem-se Leclerc (88), Sainz (68), Russell (61), Piastri (55) e Hamilton (30). Apesar de ser o piloto com menos voltas na liderança, Hamilton é o único, a par de Verstappen, que conseguiu mais que uma vitória este ano. A Red Bull já acumulou (448) voltas na liderança, com a Ferrari em segundo (156) e a McLaren em terceiro (150). Mercedes tem 91 voltas lideradas. A Honda é a fornecedora de motores com mais voltas na frente do pelotão (448), seguido da Mercedes (241) e da Ferrari (156).

Voltas completadas

Oscar Piastri é o único piloto a ter completado todas as voltas da época até agora (845). Fernando Alonso (840) e Lando Norris (838) são os pilotos no top 3 de pilotos com mais voltas completadas. George Russell (824) e Charles Leclerc (814) completam o top 5. Max Verstappen completou 790 voltas (93,49%) e o piloto que menos voltas deu até agora foi Logan Sargeant (698), isto contando apenas com pilotos que fazem a temporada toda.

Sergio Pérez (746) e Pierre Gasly (702) são os pilotos que completam as três últimas posições das voltas dadas para pilotos que fazem a época toda. Oliver Bearman é o piloto com menos voltas dadas (50), mas apenas fez uma corrida. A McLaren é a equipa “mais fiável” com 1683 voltas dadas, seguida da Ferrari (1641), Aston Martin (1635), Mercedes (1626) e da RB (1568). A Red Bull é a sétima equipa com mais voltas (1536), atrás da Kick Sauber (1550) e à frente da Haas (1524), da Alpine (1461) e da Williams (1454). Os Motores Mercedes foram os que mais quilometros acumularam, com 6398 voltas completadas, seguidos das unidades Ferrari (4715) Honda (3104) e Renault (1461).

Getty Images / Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
3 meses atrás

Primeira parte “dominada” pela possível mais uma burla aos regulamentos que vão ser alterados já na Holanda ao nivel dos sistemas de travagem assimétricos…
Por isso não interessa competição assim…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado