F1: “Os atuais pilotos de Fórmula são uns bebés” – Jacques Villeneuve

Por a 16 Julho 2016 11:15

Tanto Gerhard Berger como Jacques Villeneuve vieram a público criticar a atual tendência de se iniciar qualquer corrida à chuva com o safety-car em pista.

A situação ganhou novos contornos após o Grande Prémio da Grã-Bretanha, em que os espectadores foram privados de uma partida normal a partir da grelha, depois de a chuva ter caído com intensidade no traçado mesmo antes do seu início.

“Se de repente começar a chover na auto-estrada, um condutor normal não pára de guiar”, alertou Gerhard Berger, em declarações recolhidas pelo Auto Bild. “Ele simplesmente adapta-se à situação”.

“Do que estão à espera? – questionou Jacques Villeneuve. “A maior parte dos pilotos  atuais ainda são bebés. Se queremos entusiasmar os fãs de amanhã, necessitamos de heróis. Ídolos que eles possam seguir e querer copiar. Mas o que vemos hoje são pilotos que ganham milhões mas são uns cobardes atrás de um safety-car. O que torna um piloto de Fórmula 1 tão especial já não está a passar para os adeptos”, disse o campeão de 1997, que também criticou a decisão dos comissários de penalizar Nico Rosberg.

“A FIA anularia o resultado de um jogo de futebol porque uma das bandeiras de um canto estaria cinco milímetros mais elevada do que as restantes”, brincou.

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ernie
ernie
8 anos atrás

Por vezes diz uns disparates, mas desta vez tem razão. Metade das corridas na Europa tem risco de chuva e sempre se correu com chuva, de repente Julles Bianchi bateu com a cabeça num tractor e dá nisto. Um dia destes vão importar uns daqueles secadores de Indianápolis, e até adiar corridas para o dia seguinte. Ayrton, hoje em dia não ganhavas o GP do Estoril de 1985 daquela forma brilhante, nem tinhas sido 2.º no Monaco em 84, nem ganhavas o GP da Europa em Donington depois daquela fantástica 1.ª volta. O desporto motorizado nunca foi um desporto à… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  ernie
8 anos atrás

Completamente de acordo com o que escreveu. Cumprimentos

senna
senna
Reply to  ernie
8 anos atrás

Sinceramente não consigo gostar da F1 atual, tenho 47 anos, acompanho a F1 desde o inicio dos anos 80. Hoje em dia até um piloto medíocre arrisca-se a ser campeão se tiver um bom carro, algo impensável noutros tempos em que os pilotos tinham outro papel dentro de um carro de F1. O piloto hoje em dia tem cada vez menos relevância no desempenho do carro. Antigamente os simuladores era os karts, os pilotos afinavam a sua perícia e revelavam as suas melhores qualidades e capacidades na “marra”, o nível qualitativo dos pilotos era muito maior, entravam na F1 pelas… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  senna
8 anos atrás

Eu tenho 55 anos, nos anos 60 um amigo da família era maluquinho por automóveis, nunca correu, mas via o que podia e levava-me e ao filho para ver o que se fazia em Sintra, falava muito de F1 e Le Mans no final dos anos 60, Lotus, Ferrari, Clark, Rodriguez, Rindt, Amon, Stewart e os outros até mais antigos eram todos meus conhecidos, quando ele apareceu a primeira vez com o jornal Volante, o meu Pai teve que começar a comprar para mim, e depois disso a coisa nunca mais parou. Não acredito que um piloto medíocre possa ser… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  senna
8 anos atrás

Acho que está a romancear a F1 do passado. Tenho 52 anos, comecei a ver F1 em 1979 – mesmo a tempo de ver o duelo Villeneuve-Arnoux em Dijon – e desde então vi pilotos bem fraquinhos a ser campeões por terem carros superiores: Jody Scheckter, Damon Hill e Jacques Villeneuve. Vi muitos pilotos pagantes – o primeiro que me vem à mente é o Hector Rebaque – e vi pilotos sem estofo a ganhar a preferência dos media só por terem sido rivais de grandes pilotos que não colhiam simpatias da comunicação social, como Carlos Reutemann e Mark Webber.… Ler mais »

anotheruser
Reply to  ernie
8 anos atrás

Não se trata de os pilotos serem ou não mais ou menos corajosos: a F1 atual apenas lhes exige que conduzam, fiquem calados e não que tomem este tipo de decisões. O acidente do Bianchi continua e continuará a condicionar todas as atitudes e decisões durante muitos anos, porque neste momento envolve já processo judicial, valores de indemnização muito elevados, um relatório de investigação que culpabiliza o Bianchi (pese embora apontes falhas na organização e más decisões na corrida) e uma seguradora que, perante estes dados, recusa qualquer responsabilidade (o acidente do Bianchi é também um acidente de trabalho), pelo… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Eu não pretendia generalizar. Creio que a maioria dos pilotos não gosta de certas medidas de segurança que estão a ser implementadas. Há muito tempo que não vejo os pilotos a exigirem medidas de segurança, provavelmente porque já é difícil imaginar algo dentro do razoável. Um acidente como o do Bianchi dá-se por um conjunto circunstâncias e não apenas por uma razão, o que é certo, é que a pista estava em condições embora estivesse a chover, os carros têm que ser removidos, e os pilotos têm que saber que se saiu ali um, eles também podem sair, não é… Ler mais »

anotheruser
Reply to  ernie
8 anos atrás

O relatório do acidente do Bianchi é um verdadeiro contra-senso porque elenca uma série de condicionalismos que conduzem ao acidente, algumas decisões muito questionáveis da organização e da direcção de corrida, mas conclui que a responsabilidade foi do piloto por ir em excesso de velocidade numa zona de bandeiras amarelas, atrás do safety-car e por isso ter entrado em aquaplaning. Ora tudo isto é conversa que permite à seguradora recusar responsabilidade pois não foi cumprido o mínimo necessário em termos de segurança. Se não cumpre medidas de segurança, então seguradora salta fora. Ter tal relatório a responsabilizar o Bianchi pelo… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Quase totalmente de acordo. Tem a certeza que o SC estava em pista quando do acidente do Bianchi? Eu creio que só havia bandeiras amarelas. Repare que se o SC estivesse em pista, o acidente do BIanchi deixaria de ser controverso, porque nenhum safety car atinge as velocidades que um F1 atinge mesmo no molhado, e o SC nunca anda no limite de aderência, portanto seria totalmente erro do piloto e o embate provavelmente nem aconteceria. Talvez seja essa a única falha da direcção de prova/Charlye Whiting. Uma coisa é certa, os carros têm que ser removidos e rapidamente. São… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
8 anos atrás

Irem para o Snooker… mesmo assim corriam o risco de levar com uma bola na cabeça.

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Podem levar o capacete e o Halo.

Pity
Pity
8 anos atrás

As pessoas têm memória curta. Começar uma corrida atrás do safety car, nada tem a ver com a morte do Bianchi, tem a ver com aquela corrida de Spa em que ficaram catorze carros nas primeiras curvas. A partir dessa altura, sempre que a direcção de corrida acha que a água na pista é demasiada, a corrida começa atrás do safety car. O tempo que o safety car fica em pista, é discutível, assim como a velocidade que imprime, mas que tem evitado muitas carambolas molhadas na primeira volta, isso tem. Para mais, se hoje acontecesse uma carambola como a… Ler mais »

apex
apex
Reply to  Pity
8 anos atrás

A Pity até tem razão no que dis, começar um GP com oito carros não ia ser bom, mas sinceramente sinto como adepto que desde aquele acidente infeliz do Bianchi a FIA entrou em “paranoia” com qualquer circunstancia que envolva um pouco mais de risco por parte dos pilotos.

Pity
Pity
Reply to  apex
8 anos atrás

Sim, é verdade que a Fia entrou em paranóia com o acidente do Bianchi, mas esta situação nada tem a ver com isso. Acredito que, se ainda existissem os carros de reserva (pessoalmente acho que deveriam existir, mas isso levaria a outra discussão), a Fia não imporia o safety car nas largadas. Acho que o fazem exactamente para prevenir cacetadas, muito mais fáceis de acontecer quando a pista está molhada. Contudo, desta vez acho que exageraram na duração do safety car em pista e até na velocidade. E pode crer, se a corrida tem tido uma largada normal e houvesse… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Eu não lhes caia em cima. Já nem sequer estava a chover.
Não sou adepto de estatísticas, porque normalmente são manipuláveis, nem tem nenhuma em que me apoiar, para dizer que provavelmente há mais incidentes na primeira volta de corridas em seco, que em corridas molhadas.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  ernie
8 anos atrás

Eu então nem sei porque existem pneus de chuva, nem porque os carros têm de partir com pneus de chuva. Se quando as condições são más entra o safety car e só sai de lá quando a pista começa a secar é um contra-senso.

ernie
ernie
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

Totalmente de acordo, mas esse problema está perto de ser resolvido. Depois das corridas de carros sem gasolina, vão começar as corridas de carros sem gasolina nem pilotos. Parece mal poluir, acaba-se com a gasolina. Parece mal os pilotos correrem riscos, acaba-se com os pilotos. Ah e tal, o problema é só a chuva. Ok! Arranjem aquelas coberturas com que tapam os courts de ténis quando chove, e tapem a pista. Agora a sério, está-se mesmo a cair num exagero ridículo. E se querem que não se corra com pista molhada, não façam dos carros secadores de pista e de… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  apex
8 anos atrás

Há poucos anos começou um com 6 e não estava a chover. Ficou um português em terceiro…

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Silverstone 73 e Monza 78 com piso seco e ferimentos graves em De Adamich no primeiro e Brambilla e Peterson no segundo com o fim das carreiras dos dois primeiros e morte do sueco…
Tiago Monteiro foi terceiro numa corrida com 6 carros há partida, o ultimo marcou 3 pontos.

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

Respondendo de uma só vez às suas duas respostas: 1º não vamos comparar a segurança (ou falta dela) nos anos 70 e agora. 2º Aquela corrida com seis carros, foi tudo menos uma corrida, salvando-se, para a história, o pódio do Tiago Monteiro, mas, acredite, gostei mais do oitavo lugar da Bélgica, porque aí ele competiu com toda a grelha. Já não estava a chover, mas a pista estava encharcada, pelo menos nalgumas partes. Se me disser que o safety car devia ter saído no final da 2ª volta, até concordo, mas sou a favor de largadas atrás do safety… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

De acordo em tudo menos com a partida atrás do safety car.
Não acha que uma partida lançada faz com que os carros cheguem a uma velocidade superior à primeira travagem, todos ainda muito juntos, logo mais spray, logo maior probabilidade de incidente e com maior gravidade?
Opiniões! Cada um com a sua, e juro que não pretendo mudar a sua, porque também vai ser difícil convencerem-me de que estou errado neste assunto.
Cumprimentos.

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

Pois é exactamente porque uma partida lançada faz com que haja mais spray e, portanto, mais risco, que eu defendo a largada atrás do safety car :).
Ninguém pretende mudar a opinião alheia, isso é quase impossível, se bem que já uma ou duas vezes, me fizeram mudar de opinião, com argumentos de peso. E quando assim é, aceito de bom grado.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Oh Pity, mas uma partida atrás do SC é na pratica uma partida lançada, não é? E realmente para quê pensar que vamos mudar a opinião de alguém, se no final isso não tem influência, afinal nem voçê nem eu podemos votar para a coisa. No entanto também eu não sou alérgico a mudar de opinião. O problema é que ambas as soluções têm prós e contras, e a única possibilidade de resolver é eliminar: os carros só arrancam com pista seca ou quase, acaba-se com as procissões à chuva, e “prontos”! O verdadeiro problema, é o horário da televisão.… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

Com esta é que me tramou 🙂 Partir atrás do safety car, não é propriamente uma partida lançada, mas quando ele sai, é mesmo uma partida lançada.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Pois é isso que eu acho, e eles também, daí iniciarem a corrida com os F1 como secadores e tirarem o SC só quando a pista está seca, entretanto o relógio esteve a contar uma contagem decrescente de 120 para 0minutos. Aquilo que a pity diz de a partida ser atrás do SC, e este sair na segunda volta, seria uma partida lançada com pista encharcada, nesse caso, eu acho que é preferível uma partida parada. No entanto, parece-me que estamos de acordo que 7 ou 8 voltas atrás do SC é um absurdo, e visa apenas cumprir horários de… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Pity
8 anos atrás

Permita-me discordar aqui. O acidente de ´98 em Spa teve como causa uma má manobra do Coulthard, e não a água na pista.

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Começou como diz, mas foi o muito spray, que não deixava ver nada, que levou áquela carambola.

MVM
MVM
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Aliás, o David Coulthard estava inspiradíssimo nesse Domingo…

apex
apex
8 anos atrás

Concordo com o comentador “Ernie” no que disse mas com o Villeneuve não concordo totalmente. Para mim e pelo que tenho visto nas corridas com chuva no último ano são sempre os pilotos a incentivarem as equipas e o Charlie Whiting a recomeçar a corrida. Já vi mais do que uma vez o Hamilton Vettel Raikonnen Button Riccardo e outros mais quase que a pedirem por favor para se correr. O verdadeiro culpado é a FIA que meteu os pés pelas mãos no GP do Japão ao permitir que andasse uma grua de recuperação móvel de 7t num local onde… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  apex
8 anos atrás

Mas também viu o Rosberg a querer o oposto. E não só. O problema não foi o Bianchi perder o controlo, o problema foram os comissários japoneses colocarem uma grua em pista no meio de uma corrida. O responsável desse homicídio ainda lá está a mandar na segurança da F1.

apex
apex
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

O Rosberg não se dá com a pista molhada. Acho que ai foi mais ele a tentar não correr em condições que não o favorecem.
Exatamente o que eu disse: O problema foi aquela grua naquele local.

MVM
MVM
8 anos atrás

Mas mas… então agora a culpa das partidas atrás do SC é dos pilotos? Durante o GP da Grã-Bretanha ouvi vários pilotos a reclamar pela demora do SC, a começar pelo campeão do mundo em título. Há muitos pilotos com atitude de bebés (dou-o de barato), mas este caso das partidas atrás do SC nada tem que ver com esses comportamentos. Que eu saiba, é Charlie Whiting quem decide sobre a forma como vai ser dada a partida. Por outro lado, estas declarações vêm de um sujeito que tem sido rejeitado em todas as modalidades que experimentou depois de sair… Ler mais »

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Este tipo pareçe ter sido acometido por algum género de doença venérea de alguns anos a esta parte, não perdendo um chance de criticar os pilotos actuais. Penso que o problema do Jacques é só um: não consegue lidar com a forma como ele próprio saiu, esmagado pelo colega de equipa e dispensado por uma grande marca. Há campeões que conseguem lidar com o seu próprio declínio – Raikkonen por exemplo – e outros que não – Piquet por exemplo e depois desatam a criticar quem está no topo, por tudo e por nada. Curioso que um dos mais reputados… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

O Villeneuve disse duas coisas bem, mas com o contexto errado… Não foram os pilotos que decidiram começar atrás do Safety Car, foi a direcção de corrida. Por isso não são os pilotos que são uns “bébés”, é a direcção de corrida e a FIA com excesso de cuidado. Porque alguns pilotos (por exemplo, Hamilton) já tinham dito que o safety car não era necessário, mas eles obedecem a regras e então tiveram que “comer” com o safety car. Se dissessem para correr sem safety car e eles corriam, ponto final. A segunda questão, sobre a penalização de Rosbegr já… Ler mais »

numero
numero
8 anos atrás

Completamente,,de,acordo……..

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Comparado com o Gilles… também foste um “bébé”…

A culpa não é dos pilotos, a culpa é social… hoje em dia caíu-se numa paranoia com a segurança que qualquer dia um gajo tem de dormir com o cinto de segurança para não cair da cama….

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Os maiores bebes não são os pilotos, esses não têm culpa nenhuma… se dessem aos pilotos actuais carros de 1980 já ninguém os ia chamar bebes.
A culpa é da FIA que tornou este desporto totalmente ridículo, com segurança em excesso e qualquer coisinha já é penalização, esse sim são uns bebes de merd*. Querem meter halos… o que vêm a ser isto?? Sempre me disseram que quem têm medo compra um cão, neste caso é “Quem têm medo vai para o simulador”

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