F1, Opinião: limites e sanções, o estilo agressivo de Verstappen em xeque
Chega a ser quase incompreensível como foi permitido a Max Verstappen chegar a este ponto da sua carreira sem que antes lhe tenham feito o que os comissários lhe fizeram no GP do México.
O que sempre ficou claro até aqui, mesmo esquecendo que cada piloto é, foi e sempre será egoísta para dizer que a razão é sempre sua, a verdade é que desta vez as duas sanções impostas a Max Verstappen deixaram claro que o que fez em pista não é admissível.
Não discutimos o facto de Lando Norris ter sido penalizado em Austin, mas discutimos porque Verstappen não foi, quer na primeira curva com Carlos Sainz, quer depois face à sua quota-parte no ‘desaguisado’ com Lando Norris.
Vem de muito longe a tendência de Verstappen para ultrapassar os limites e arriscar incidentes. O neerlandês sempre, ou quase, em qualquer duelo que tem em pista deixa o ónus da decisão, se lá ficam os dois ou não, nos seus adversários. Até hoje, assim de repente, porque deve haver mais, só se deu mal numa situação: Silverstone 2021, com Lewis Hamilton.
Em muitas outras, ou foi sempre o seu adversário a tirar pé, ou o neerlandês teve a ‘simpatia’ dos Comissários. Desta vez não.
Se achamos que agora vai-se portar de forma diferente em pista? Temos dúvidas.
Depois de Austin, o México acrescentou mais dois confrontos polémicos entre Max Verstappen e Lando Norris, e depois de Norris ter sido penalizado em Austin, desta vez foi Verstappen, e logo a dobrar.
Poucos duvidam que desta vez Max Verstappen foi longe demais. O problema é que não foi só desta vez.
Já o faz há muito, e até aqui sempre se ‘safou’.
Verstappen disse recentemente que estranha se estar a falar tanto dos ‘guidelines’, porque sempre os usou nos limites. É verdade, mas também é verdade que muitas vezes ‘alargou’ esses limites e ‘safou-se’ com isso.
Lewis Hamilton já o diz há muito, embora seja também verdade que todos os pilotos de F1 não podem dizer que nunca fizeram o mesmo a outros. Fazem-no é muito menos vezes que Verstappen.
Sem dúvida que temos muita gente que acha que Verstappen fica dentro dos limites, outros tantos que passa a vida a esticá-los.
Na verdade nunca lhe tinha acontecido ser penalizado da forma que o foi no México.
E a sensação que fica é que os comissários deram um murro na mesa.
Talvez porque se o primeiro incidente deixou margem para discussão sobre quem seria o culpado ou mais culpado, o segundo, mostrou-nos um piloto completamente descontrolado.
E Max Verstappen não o fez por erro, mau julgamento, mas sim uma reação para lá de excessiva, para não falar desesperada. E o que fez na segunda situação deixou claro o que muitos se queixam há demasiado tempo.
Será que Verstappen vai aligeirar a sua pilotagem? Talvez queira andar ‘abaixo do radar’ alguns tempos, mas se as coisas apertarem para o seu lado em termos de contas, não duvidamos nada que o habitual Verstappen volta a surgir.
Há muito que os adversários de Verstappen sabem que ele vai ‘atirar o carro lá para dentro’ e ver no que dá, e essa é uma vantagem psicológica que sempre teve sobre os seus adversários.
Será que vai continuar a tê-la?
O que não duvidamos é que o seu estilo de pilotagem agressivo se irá manter sempre, nunca diríamos que é um piloto ‘sujo’, mas que é inclemente, ninguém duvide. Claro que há muito se sabe que ele não facilita a vida a ninguém, mas desta vez excedeu-se muito, e isso pode pô-lo no olho do furacão.
O que não gostávamos mesmo nada que acontecesse era que a luta pelo campeonato ficasse resolvida com penalizações. Para campeonatos decididos por decisões dúbias da secretaria já bastou Abu Dhabi 2021.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma pena que estes comissários não possam fazer o resto do campeonato, visto que finalmente arranjaram coragem para fazer cumprir os regulamentos.
Excelente artigo.
Total acordo.
https://secure.gravatar.com/avatar/7addc829df879f3f4905a3ca0c7e7b8d?s=64&d=mm&r=g (Desculpem a quem já leu este comentário anteriormente noutro local,mas achei mais apropriado a este post). Depois de em Singapura 2023, estar com 3 possibilidades de penalização e terminar sem nenhuma (apesar da FIA admitir que as devería ter dado),dps de na Áustria 2024,contra o Norris,na Hungria contra o Hamilton,no Texas com Lando,parece que DESTA VEZ a FIA se decidiu pelo “Cúmulo Jurídico” do histórico do Max e aplicou penalização exemplar. 1a nota curiosa,é que durante as duas épocas a nadar de brassada pelos campeonatos 22/23…a única vez que esteve para (e merecía) ser penalizado foi quando ……perdeu com… Ler mais »
Total acordo.
Como refere o artigo, e bem, o problema já se arrasta desde lá detrás e poucos, pouquíssimos, tiveram coragem de o reprimir e esta “bola de neve” tornou-se, inevitável! A sorte que o Max tem tido é, ultimamente, não ter ainda se visto num “encontro imediato” com o Hamilton, Russell, Leclerc ou Piastri porque nesta fase final do campeonato em que não têm nada a perder, o risco de saírem ambos da corrida será enorme, pois o que ele tem feito com o Norris não é diferente daquilo que fez com o Hamilton em 2021, com a incrível complacência da… Ler mais »
Total acordo.
Em 2021. Todos bateram palminhas à condução do Max, incluindo muitos neste fórum, que agora criticam essa mesma condução. Na altura era absolutamente necessário arranjar um novo campeão. Estavam todos fartos de ver o Hamilton a vencer. Foi um dos maiores roubos da história do desporto motorizado. E não me refiro apenas à corrida decisiva. Auntênticas aberrações que ocorreram em Interlagos, Gidá, entre outras. Passaram completamente impunes. Então Hamilton, tal como agora Norris, foram evitando o pior. Porque quem vai atrás pontualmente, é que tem tudo a perder. Sobretudo, perante um piloto que não tem quaisquer escrupulos em soltar os… Ler mais »
Total acordo.
Não é possível fazer tanto disparates em pista de forma tão consecutiva, não tenho memória de um comportamento tão bizarro em pista, nem Schumacher, nem Grosjean, nem Ocon, nem mesmo Kmag… O Max ultrapassa todos os limites, porque muito claramente não se trata de defender posição até ao limite, mas sim “agredir” o adversário, o que são coisas totalmente distintas. Eu não vi isto como um murro na mesa por parte dos comissários, vejo isto como o assumir da responsabilidade pelos erros de julgamento em relação a várias atitudes do Max na pista. O Max é um piloto genial, absolutamente… Ler mais »
Total acordo.
Acabei de ler as vossas publicações sobre as atitudes de Max Verstappen nas pistas. não posso estar mais de acordo com elas, pois já é qualquer coisa que ando a dizer há muito tempo. O rapaz é muito mimado, mal educado e muito inconsciente nas suas formas de actuar dentro e fora da pista. Pode ser que, sem se saber, tenha começado o seu “canto do cisne”, como piloto e como pessoa. Sempre achei que é um magnífico piloto, embora se tenha “esticado” bastante na sua forma de actuar em pista .Por isso louvo os comissários mexicanos que finalmente deram… Ler mais »