F1: O treino mental de Charles Leclerc

Por a 24 Outubro 2019 16:30

No desporto de alta competição, um dos aspectos diferenciadores é a força e preparação mental dos atletas. Na F1 esse aspectos ganham ainda mais importância tendo em conta a velocidade a que tudo acontece, dentro e fora da pista.

Charles Leclerc tem mostrado ter os ingredientes todos para se tornar numa referência da F1, mas trabalhou muito a parte mental, desde muito jovem. Numa peça da Gazzetta dello Sport, é explicado como foi a evolução do piloto.

Riccardo Ceccarelli, fundador e CEO da clínica onde Leclerc trabalhou vários aspectos físicos e mentais, falou um pouco sobre a capacidade e a evolução do monegasco:

“Foi o Nicolas Todt, seu agente, que o trouxe até mim aos 13 anos, quando ele ainda estava de kart ”, disse Ceccarelli.

Ceccarelli cedo entendeu que Leclerc poderia ser um grande campeão e essa confiança veio dos resultados numa série de testes de avaliação que medem tempos de reacção, concentração, memória e capacidade de coordenação visual, entre outros

A classificação foi estabelecida de 1 a 5 para cada teste, com uma pontuação máxima de 25, o que é praticamente impossível de alcançar.

“Charles fez 24 durante o treino”, revelou Ceccarelli. “Dos cerca de mil pilotos que examinamos ao longo dos anos, apenas dois ou três foram bem-sucedidos.”

Uma das características que se foi notando, foi a tendência para Leclerc ficar muito chateado quando não conseguia obter os resultados que queria:

“Em todos os testes que fez, ele queria ser o melhor. E quando ele não era, ele ficava com raiva. A raiva é um sinal de energia e motivação, mas é contraproducente se não for controlada pelo cérebro.

“O piloto perfeito é calmo, mas tem um instinto assassino. Charles teve que aprender a estar mais calmo. E ele treinou muito para melhorar. A chave é a auto-análise, a capacidade de entender e admitir os erros, para os superar.”

“Fora do carro, ele é humilde e agradecido mas um piloto omplacável na pista”, disse Ceccarelli. “Faz-me lembra Ayrton Senna.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado