F1: O que podemos aferir do treino livre 1?
Apesar do primeiro treino livre do Grande Prémio do Barém se ter realizado em condições diferentes daquelas que os 20 pilotos vão encontrar na qualificação e corrida, há alguns sinais que poderão dar-nos uma melhor imagem do que esperar para o restante do fim de semana da prova de abertura do calendário da Fórmula 1.
A Aston Martin e Fernando Alonso mostraram um ritmo promissor com pneus médios, no entanto, é crucial considerar que o tempo mais rápido com este composto realizado pelo piloto espanhol, aconteceu mais tarde no primeiro treino em comparação com o tempo de Max Verstappen e com um jogo de pneus, tornando-se difícil perceber o que poderia fazer o piloto neerlandês da Red Bull com as mesmas condições. Na primeira fase da sessão, o atual campeão do Mundo de F1 rodou em 1:33.535s, seguido de George Russell em 1:33.749s.
Verstappen enfrentou alguns problemas com o comportamento do RB20 nas primeiras voltas do treino, destacando a questão com as mudanças de velocidade. O piloto neerlandês, assim como Alonso, completou menos voltas do que outros adversários da primeira metade da tabela de tempos.
Algo que, à semelhança dos testes de pré-temporada, se observou foram as dificuldades da Alpine, que parece ser a equipa mais lenta do pelotão, excluindo a Haas, que se concentrou em testar cenários de corrida, entre aquelas que tentaram fazer tempos rápidos com os pneus médios. No cenário com os pneus macios, que foram montados nos pilotos que terminaram nas primeiras posições da tabela de tempos, Daniel Ricciardo foi o mais rápido – terminando o treino com a melhor marca – comprovando o quão competitiva está a renovada Visa Cash App RB, antiga AlphaTauri. Parece que a equipa italiana deu um salto competitivo desde a temporada passada, não se esperando outra coisa, uma vez que a partilha de componentes com a Red Bull tem esse objetivo final. Mas a comprovar-se este andamento, a estrutura de Faenza pode mesmo estar ao nível da McLaren da segunda metade da temporada passada.
Já a Sauber, apesar de algumas questões no carro de Zhou Guanyu, com o composto macio não mostrou um andamento muito forte.
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool