F1: O que falta ao carro da Red Bull para voltar a ser competitivo? Helmut Marko responde
Helmut Marko enfatizou a necessidade de a Red Bull conceber o RB21 com uma “janela de trabalho mais ampla” para evitar que o carro fique desequilibrado, um problema fundamental com o RB20.
Esta falha, caracterizada pela sensibilidade às mudanças de temperatura e pequenos ajustes técnicos, foi notada pela primeira vez no Grande Prémio dos Estados Unidos de 2023 e contribuiu para que a Red Bull perdesse o campeonato de construtores para a McLaren e a Ferrari.
Marko salientou que, embora a adição de downforce seja fundamental, a relação entre os efeitos de solo e a aerodinâmica tradicional deve ser harmoniosa para garantir um comportamento previsível e um desempenho consistente. Os engenheiros da Red Bull estão concentrados em resolver esta questão, com o objetivo de fornecer um carro que ofereça aos pilotos maior confiança e estabilidade. Marko observou que a eficácia da força descendente adicional só é significativa se se traduzir numa melhoria dos tempos por volta.
“Este carro precisa de uma janela de trabalho mais ampla para que não fique imediatamente desequilibrado quando há ligeiras flutuações de temperatura ou pequenas alterações técnicas”, escreveu Marko na sua coluna para a Speedweek. “É exatamente nisso que os nossos engenheiros estão a trabalhar. 40 pontos de downforce é bom, mas quatro décimos no cronómetro é o que me interessa a mim e ao piloto”. O comportamento tem de ser previsível para o piloto, para que ele possa ganhar a confiança necessária.”
O desafio de manter o equilíbrio aerodinâmico não é exclusivo da Red Bull, uma vez que outras equipas como a Ferrari, Aston Martin e Mercedes também se debateram com problemas semelhantes nas últimas épocas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
«Esta falha (…) contribuiu para que a Red Bull perdesse o campeonato de construtores para a McLaren e a Ferrari.
Afinal parece que não foi só a prestação do Sergio Pérez.