F1: O plano da Pirelli para aumentar a imprevisibilidade nas corridas
Numa tentativa de aumentar a emoção nas corridas de Fórmula 1 em 2024, a Pirelli planeia em adotar uma nova estratégia, tentando tornar as provas mais intensas.
Mario Isola, responsável da Pirelli para a Fórmula 1, revelou à DAZN a lógica por trás da decisão de optar por compostos de pneus mais macios para a corrida de Melbourne e outras provas durante o ano. Segundo o italiano, o objetivo principal é tornar as corridas mais desafiantes para os pilotos e melhorar o espetáculo em pista, com uma posição mais agressiva na seleção dos pneus.
Com a introdução de compostos mais macios, a Pirelli pretende introduzir mais variabilidade e imprevisibilidade nas corridas, potencialmente levando a uma maior diversidade estratégica e a batalhas emocionantes em pista.“Por exemplo, aqui [na Austrália] vimos alguma granulação, o que para os pilotos é um problema, mas para nós significa um espetáculo maior”, explicou Mario Isola, salientando que “os carros e os pilotos são diferentes e utilizam os pneus de formas diferentes”.
O responsável da Pirelli destacou a corrida passada como um exemplo em que não houve domínio da Red Bull, acreditando que “pelo menos, vamos ter um melhor espetáculo”.
Essa obrigação de usar dois tipos de pneus deveria ser abolida. Para mim bastariam apenas 3 tipos de pneus para todas as pistas, fora os de chuva, e cabendo a cada equipe escolher a quantidade para cada tipo dentro do total a ser fornecido pela Pirelli.