F1: O legado de Dietrich Mateschitz

Por a 24 Outubro 2022 12:30

Dietrich Mateschitz não conseguiu ver o quinto título da sua Red Bull. O empresário de 78 faleceu no sábado, depois de uma doença prolongada, que foi sempre mantida em privado. O visionário austríaco, que numa das suas viagens quando representava uma marca de pasta dos dentes, descobriu uma bebida tailandesa com o potencial de se tornar num produto de sucesso. Adicionou-lhe gás e criou a Red Bull, com  Chaleo Yoovidhya, criador da  Krating Daeng, bebida que depois se transformaria na Red Bull. O resto é uma história de sucesso, com uma marca que soube trabalhar a sua imagem de forma impactante e irreverente. A associação ao desporto foi um passo lógico, mas a Red Bull fez mais do que patrocinar atletas ou equipas. A Red Bull reinventou desportos, deu nova vida a outros. Os vídeos que a chancela Red Bull passaram a ser sinónimo de espetacularidade. Mais que isso, a Red Bull foi a catapulta que permitiu a muitos atletas, incluindo pilotos, de se lançarem até ao estrelato. A criação da Red Bull F1 Team foi mais uma história de sucesso, agora com uma estrutura sólida, estável, bem sucedida e já com ramificações para fora da F1. Tudo isto graças à visão de Mateschitz, respeitado por todos. Teve como última prenda o título da sua equipa. Marcou de forma indelével o desporto mundial. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

A pergunta agora é: que futuro para a Red Bull? Refiro-me às equipas e à parte desportiva em geral, não à parte comercial da bebida, já que essa fica na mão dos tailandeses. Diz-se que Matechitz deixou tudo bem orientado, mas será que o(s) novo(s) dono(s) vão manter o mesmo espírito?

Lisboa
Reply to  Pity
2 anos atrás

A Red-Bull Racing é uma máquina bem oleada com provas dadas e com ambos os campeonatos na mão, seja quem for a liderar o projeto (presumo alguém na família), certamente vão dar bom seguimento ao projeto, até porque têm um bom ambiente na estrutura e com membros extremamente válidos na liderança e orientação da equipa, tais como o Horner, o Helmut e inclusive o Newey, todos eles homens de família e amigos pessoais do Dietrich.

Confio que a Red-Bull não vai a lado nenhum, assim como a McLaren não foi.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Outros tempos… os da McLaren. Mas também espero que tudo continue “sobre rodas”.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
2 anos atrás

Estou mais preocupado com a «parte comercial da bebida» do que com a F1, pelo menos no futuro próximo. Mateschitz só ia aos GPs numa de visitante descontraído e delegava os seus poderes sobre a parte da F1 noutras pessoas, especialmente no Dr. Helmut Marko, e dificilmente se envolvia na gestão da(s) equipa(s). É uma mentalidade muito diferente da nossa… Mais preocupante é o futuro da Red Bull na F1 quando o Dr. Helmut Marko, que perfaz 80 anos em Abril do ano que vem, nos deixar. Sei que não é a figura mais querida e simpática da F1, mas… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
2 anos atrás

paz a sua alma , graças a ele muitos pilotos e atletas de diversos desportos tiveram apoios para chegar ao topo . grande visionário apostou forte em diversas vertentes e ganhou sempre. deixa um império comercial e Desportivo impressionante .
aplauso.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado