F1: Novo formato Sprint aprovado
O formato Sprint na Fórmula foi modificado para 2024, tendo ido ao encontro do que pediam equipas e pilotos e as alterações parecem ter resultado.
O veredito sobre o novo formato com corrida Sprint da Fórmula 1 é parece ser francamente positivo dentro do paddock. Além da alteração no programa do fim de semana, a possibilidade de alterar as configurações dos carros após a corrida de 19 voltas de sábado foi algo exigido pelas equipas e pilotos. No entanto, com a estreia bem conseguida do formato alterado no Grande Prémio da China, parece existir – novamente – algumas preocupações sobre a possibilidade do número de provas aumentar, numa altura da temporada em que apenas se cumpriram cinco das 24 rondas agendadas para 2024.
O tricampeão mundial Max Verstappen acredita que o formato Sprint alterado representa uma melhoria comparativamente aos anos anteriores, outros permanecem cautelosos quanto ao seu impacto a longo prazo no desporto.
Verstappen aprovou o formato Sprint revisto, descrevendo-o como “melhor” e “mais direto” em comparação com o seu antecessor. No entanto, também sublinhou a necessidade de evitar exageros, sugerindo haver um limite para o número de corridas que a Fórmula 1 pode incorporar no seu calendário.
“O formato sprint foi melhor, penso eu. Um pouco mais direto, mas também não vamos exagerar”, disse Verstappen. “Já fazemos 24 corridas por ano, seis provas de sprint também. Eu percebo, acho que se vende mais e há melhores números na televisão. No entanto, também há mais tensão para a mecânica e tudo o resto, para que tudo esteja sempre no máximo. Por isso, aceitamos, temos de lidar com isso, mas não vamos pensar que agora precisamos de 12 dessas provas, porque isso também afetará as pessoas.”
O novo formato de sprint, que se desvia do formato de evento autónomo anteriormente utilizado aos sábados, visa melhorar o espetáculo durante os fins de semana de corrida, introduzindo corridas mais curtas e mais intensas. Embora a avaliação positiva sugira que as alterações foram bem recebidas por alguns, a eficácia do formato no contexto mais alargado da F1 continua a ser objeto de debate.
À medida que a Fórmula 1 continua a explorar formas de envolver os fãs e melhorar a experiência de corrida, o sucesso de iniciativas como o novo formato de sprint será acompanhado e avaliado de perto. Em última análise, encontrar o equilíbrio correto entre inovação e tradição será crucial para moldar o futuro do mundial.
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool