F1, Nova asa traseira da Aston Martin atrai as atenções na Hungria

Por a 29 Julho 2022 17:54

A Aston Martin chegou ao Grande Prémio da Hungria com uma asa traseira atualizada, que atraiu as atenções no paddock.

A sua asa traseira apresenta uma configuração única na parte frontal da placa vertical (originalmente conhecidas como ‘endplates’) que permite ao monolugar criar apoio aerodinâmico de uma forma mais tradicional, aumentando assim o seu alcance e a carga aerodinâmica gerada.

A nova parte das placas verticais curva para cima e parece quebrar um dos objetivos cruciais do regulamento de 2022, uma vez que a conceção da asa traseira tinha sido alterada para gerar menos ar sujo, mas que gera consequentemente menos carga aerodinâmica, carga esta que seria compensada pelo novos fundos, que deixaram de ser planos e passam a ter túneis ‘Venturi’ a toda a sua extensão, gerando o efeito de solo.

A Aston Martin diz que é uma asa com maior carga aerodinâmica, para uso específico no Hungaroring. A equipa encontrou aparentemente uma lacuna relacionada com a curvatura da asa traseira nos regulamentos técnicos de 2022.

Segundo a Sky F1, a FIA foi consultada sobre a asa traseira ao longo de todo o seu processo de conceção, e estão satisfeitos com o produto final, sendo este totalmente legal.

Embora vise aumentar a carga aerodinâmica, esta nova asa vai provocar maior arrasto, contudo não é um fator prejudicial em torno do estreito e sinuoso traçado do Hungaroring.

A FIA não forneceu qualquer tipo de comunicação pública sobre o desenho da asa, mas pode analisá-la e decidir se proíbe ou não o conceito para a época de 2023.

A Aston Martin ocupa atualmente a nona posição no campeonato de construtores.

Eduardo Moreira

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