F1: Novos elementos da Visa Cash App RB terão influência no carro deste ano
Numa altura em que tanto se fala da escolha da nova designação da equipa de Faenza, Visa Cash App RB anunciou três contratações de peso, levando o diretor executivo Peter Bayer a assegurar que Tim Goss, Alan Permane e Guillaume Cattelani passam a fazer parte de uma estrutura técnica que garante o sucesso a longo prazo.
São três engenheiros muito experientes, dois deles com ingresso imediato na Visa Cash App RB, ficando a faltar apenas Tim Goss, que cumpre licença depois de deixar a FIA no início deste mês. Por isso, o atual diretor técnico da equipa italiana, Jody Egginton, aponta para as contratações, especialmente o seu novo adjunto, Guillaume Cattelani, terem impacto ainda no monolugar deste ano, ao mesmo tempo que dão confiança para enfrentar o futuro.
“Estas contratações representam um forte passo em frente para a Visa Cash App RB”, disse Peter Bayer, acrescentando que “Guillaume e Alan irão aumentar a capacidade de conceção e desenvolvimento dos nossos carros e o desempenho em pista. Depois, com a chegada do Tim em outubro, teremos implementado os elementos-chave de uma estrutura concebida para nos levar à próxima fase da nossa jornada e garantir o sucesso a longo prazo da equipa”.
Já Laurent Mekies afirmou que os novos elementos vão adicionar uma grande dose de “experiência vencedora” e não tem “dúvidas de que ajudarão a levar a equipa para o próximo nível na F1. Já temos um grupo muito forte e extremamente experiente e a integração de indivíduos altamente qualificados como o Tim, o Guillaume e o Alan irá aumentar a nossa capacidade e ajudar-nos-á a cumprir os mais elevados padrões técnicos da Visa Cash App RB F1 Team, tanto na fábrica como na pista”.
Jody Egginton, diretor técnico sublinhou que “nos próximos meses, o foco de Guillaume na aerodinâmica e na dinâmica do veículo permitir-nos-á aperfeiçoar e desenvolver o carro deste ano e aumentar a sua capacidade para o futuro”. Concentrado na aerodinâmica, desempenho e tecnologia, Cattelani vai trabalhar diretamente com Egginton. Talvez não se espere que existam alterações significativas no carro que a equipa apresentará no Barém depois das contratações – até pela aliança com a Red Bull o conceito e filosofia do carro deverão ser semelhantes – mas o rumo seguido no desenvolvimento e os processo implementados nessa fase, sejam mais refinados com a influência dos técnicos agora trazidos.
“A chegada de Tim vai dar-nos a estrutura de que necessitamos para criar carros que elevem ainda mais o desempenho da equipa nos próximos anos”, acrescentou ainda o diretor técnico.
A Visa Cash App RB apresentou, com os três nomes revelados hoje, uma forte aposta na revitalização da sua equipa. São nomes muito sonantes para estarem a competir pelos lugares do fundo da tabela classificativa, por isso devemos esperar por uma equipa muito mais competitiva do que nas últimas temporadas da Scuderia AlphaTauri. Por isso é que há tanto receio da partilha mais estreita de componentes com a Red Bull.
Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool