F1: Nico Rosberg na pole-position

Nico Rosberg deu sequência ao que fez nos treinos livres, em que dominou as três sessões e assegurou a pole-position do Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1, numa sessão em que ainda apanhou um pequeno susto quando se viu na obrigação de abortar a sua primeira tentativa de registar um bom crono na Q3.
Um problema eletrónico levou a que o alemão tivesse que abortar uma volta em que tinha sido o mais rápido nos dois primeiros setores. Foi às boxes a equipa resolveu o problema e na tentativa seguinte, mesmo com a pressão de não poder errar, fez a melhor volta da sessão deixando Lewis Hamilton a mais de um décimo, mostrando que ali, em Hockenheim, manda ele.
Os dois Red Bull ocuparam a terceira e quarta posições, com Daniel Ricciardo a ficar na frente de Max Verstappen. Os Ferrari não conseguiram melhor que a quinta e sexta posições com Kimi Raikkonen na frente de Sebastian Vettel, isto numa pista em que se pensava poderem estar na frente dos Red Bull. Mais um mau sinal para a Ferrari…
Nico Hulkenberg foi o melhor dos ‘outros’ colocando o seu Force India na sétima posição, na frente de Valtteri Bottas, com Sergio Perez a ser nono na frente de Felipe Massa, com as duas equipas de unidade motriz da Mercedes a alternar-se no final do top 10. Assim sendo, temos seis unidades motrizes da Mercedes no top 10, a Red Bull, com Renault/Tag Heuer e a Ferrari.
Desta feita não há McLaren no top 10, com Esteban Gutierrez a ser 11º na frente do melhor dos McLaren-Honda, o de Jenson Button na 12ª posição. Destaque ainda para a eliminação surpresa de Daniil Kvyat na Q1, com os dois Sauber, desta feita, a reservarem a última linha da grelha de partida, atrás da Manor, que com uma unidade motriz da Mercedes teve o que precisava para fugir às últimas posições.
A corrida de amanhã vai ser um feudo da Mercedes – salvo grande surpresa – com Rosberg a ter para já a dianteira, ficando por saber se Hamilton consegue andar ao seu ritmo, e com isso aproveitar o DRS. Pelo que se viu, Rosberg parece estar bem mais à vontade nesta pista, o que se pode comprovar pela forma como, mesmo sob pressão, assegurou a melhor volta da sessão. Se calhar, ainda tem mais para dar.
Se em Hockenheim a Ferrari é claramente batida pelos dois Red Bull, então este é mais um sinal claro que a Scuderia está mesmo a andar para trás, mas neste caso a corrida pode ser diferente. Não parece que os Red Bull possam incomodar os Mercedes, mas já não é líquido que os ferrari não batam os Red Bull.
Mais atrás, esperam-se boas lutas especialmente entre os Force India e Williams, sendo que a partir daí dificilmente alguém se chega ao top 10 em andamento puro.
Qualificação
1 Nico Rosberg Mercedes Mercedes 1’14.363
2 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1’14.470 0.107
3 Daniel Ricciardo Red Bull TAG 1’14.726 0.363
4 Max Verstappen Red Bull TAG 1’14.834 0.471
5 Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 1’15.142 0.779
6 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 1’15.315 0.952
7 Nico Hulkenberg Force India Mercedes 1’15.510 1.147
8 Valtteri Bottas Williams Mercedes 1’15.530 1.167
9 Sergio Perez Force India Mercedes 1’15.537 1.174
10 Felipe Massa Williams Mercedes 1’15.615 1.252
11 Esteban Gutierrez Haas Ferrari 1’15.883 1.520
12 Jenson Button McLaren Honda 1’15.909 1.546
13 Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Ferrari 1’15.989 1.626
14 Fernando Alonso McLaren Honda 1’16.041 1.678
15 Jolyon Palmer Renault Renault 1’16.665 2.302
16 Kevin Magnussen Renault Renault 1’16.716 2.353
17 Pascal Wehrlein Manor Mercedes 1’16.717 2.354
18 Daniil Kvyat Toro Rosso Ferrari 1’16.876 2.513
19 Rio Haryanto Manor Mercedes 1’16.977 2.614
20 Romain Grosjean Haas Ferrari 1’16.086 1.723
21 Felipe Nasr Sauber Ferrari 1’17.123 2.760
22 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1’17.238 2.875
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais uma pole para a Mercedes, desta vez para Rosberg, Ferrari com dificuldades e a Red bull a aproveitar, acaba por ser engraçado que os (supostamente) mais rápidos ficaram atrás, tirando o Massa, no top ten. Seja como for, a partida devera definir a corrida. A luta pelo último lugar do pódio poderá ser animada, pelo menos assim espero.
Nao vi a qualificacao, mas pelos nrs, bom trabalho para o Guterrez, muito bem a RB a 0.3 seg dos Mercedes, a Mclaren a precisar de mais uns cavalitos mas a melhorar e o Kvyat a provar que agora corre para a Arden/TR (já tem a cama feita). Cps
O Kvyat pareceu-me completamente em baixo, em declarações à SKY F1, após a qualificação, fiquei com a impressão que quase ia chorar… Estava mesmo “destruído”. Vai fazer-lhe muito bem a paragem de verão, está precisar de ter umas sessões de psicólogo para arrumar as ideias, porque desde que saiu da RB vê-se que está animicamente vazio. E isso está a notar-se e muito em pista. É para verem o quão importante é a parte psicológica num piloto, no passado já se viu noutro piloto o quão prejudicial pode ser ter um piloto com a confiança em baixo (exemplo: Massa), acaba… Ler mais »
Previsão; Amanhã vai haver uma corrida de F1.
E com carros de F1 e pilotos dentro deles.
nao entendo os limites da pista para uns sao alhos para outros sao bugalhos deviam fazer como o blancpain faz , principalmente nestas 24h de spa. Alarmes na red bull que amanha terao que inventar uma estrategia qualquer par o verstappen ficar a frente do ricciardo
É fácil, deixam o Ricciardo mais voltas do que o necessário a queimar pneu num dos stints, nessas voltas extra ele vai perder os segundos suficientes para sair atrás do Max no próximo pit-stop.
Alguém sabe se o Alonso já fez alguma declaração a dizer “não posso estar orgulhoso da minha performance na qualificação”, após ter saído tanto numa das curvas que até partiu o fundo do mclaren? Ou já atirou as culpas para alguém/alguma coisa? Porque até agora não vi declarações nenhumas desse género e já é a segunda qualificação seguida que faz borrada… Já quando quer mandar recaditos à equipa não demora muito até abrir a boca.