F1: Nico Rosberg faz pole-position para o GP de Singapura

Por a 17 Setembro 2016 15:20

Nico Rosberg vai partir do primeiro lugar da grelha de partida para o GP de Singapura depois de ter dominado todas as sessões de qualificação. O piloto alemão bateu por mais de meio segundo o australiano Daniel Ricciardo, segundo mais rápido, e o colega de equipa Lewis Hamilton, que ficou a sete décimos de segundo do colega de equipa.

“O Nico fez uma volta fantástica”, elogiou Paddy Lowe. “Penso que o Lewis teve dificuldades em fazer uma volta lançada nos treinos livres, fez bons tempos com os super-macios, mas não com os ultra-macios”, explicou o diretor técnico da Mercedes.

Apesar de conseguir superar Kimi Raikkonen, que chegou a ocupar o lugar mais baixo do pódio quando faltavam apenas três minutos para o fim da sessão, Max Verstappen não foi além do quarto posto, ao passo que o finlandês fechou o lote dos cinco primeiros. Já Carlos Sainz e Daniil Kvyat obtiveram um bom resultado para a Toro Rosso, à frente de Nico Hulkenberg e Fernando Alonso, enquanto o mexicano Sergio Perez fechou o top 10.

“Sim, estou muito satisfeito com esta volta”, disse Nico Rosberg, naquela que é a sua corrida nº 200 na Fórmula 1. “Foi uma das melhores três voltas da minha carreira em qualificação. Mas não foi fácil. Sabia que tinha de dar tudo, porque não tinha noção do que os outros seriam capazes de fazer na qualificação.  Não estou preocupado com o facto de o Daniel partir com outro tipo de pneus para a corrida de amanhã, mas claro que irei olhar para ele”, referiu o autor da pole-position.

Já o australiano confessou estar “razoavelmente satisfeito”: O objetivo era estar na primeira linha da grelha. Sabíamos que era difícil passar os Mercedes, mas fizemos melhorias para a qualificação durante os treinos livres. Vamos começar a corrida nos super macios e achamos que isso é bom para nós amanhã”.

Lewis Hamilton, por outro lado, disse apenas que este não tem sido o seu fim-de-semana para justificar o resultado: “Não foi uma sessão frustrante, mas este não tem sido o meu fim-de-semana até aqui. O Nico fez um trabalho excelente, mostrou o potencial do carro, e espero que amanhã consiga pelo menos subir uma posição para dar essa ‘dobradinha’ à equipa”.

De fora do pódio ficaram Max Verstappen e Kimi Raikkonen, pouco satisfeitos com a prestação dos seus monolugares:  “Não estou contente, obviamente. Estivemos bem durante todo o fim-de-semana, mas o equilíbrio do carro não estava bom na qualificação. Acabei por bloquear muitas vezes as rodas da frente”, disse o holandês.

“Penso que estivemos mais próximos nos treinos livres, mas os treinos não te mostram tudo. Na qualificação tive que correr mais riscos, mas saí largo na curva 1 e perdi alguma aderência no último setor. Penso que o carro está bom, mas falta-nos mais aderência. Amanhã é outro dia”, concluiu Kimi.

DESASTRE PARA SEBASTIAN VETTEL

Condenado ao último lugar da grelha na Q1, Sebastian Vettel teve uma qualificação para esquecer depois de sofrer um problema na roda esquerda do seu Ferrari. “Isto foi apenas estúpido”, atirou o alemão, no momento em que foi obrigado a regressar às boxes para corrigir o problema. Nada feito, já que os mecânicos não o conseguiram solucionar a tempo. Já Maurizio Arrivabene não sabia onde ‘enfiar’ a cabeça…

“Não sei ainda qual o problema, parece-me alguma coisa com a suspensão. Fiquei um pouco aborrecido porque decidimos fazer mais uma volta, mas obviamente não havia nada a fazer”, disse Sebastian Vettel sobre a falha que o relegou para a ‘cauda’ do GP de Singapura.

vette1

Igualmente de fora da Q2 ficaram Kevin Magnussen, 17º, Felipe Nasr, 18º, Jolyon Palmer, 19º, Pascal Wehrlein, 20º, e Esteban Ocon, 21º.

Q2 ANIMADA

A Q2 começou sem Vettel e com os McLaren fora dos dez primeiros, com Button e Alonso em 11º e 14º respetivamente, arriscando-se a ficar de fora da Q3. Se o espanhol ainda conseguiu uma volta canhão que o levou ao oitavo posto, Button acabou por cometer um excesso, batendo com uma das rodas num dos muros de proteção do circuito citadino. Terminou com o 13º tempo, sem glória, e o mesmo aconteceu com Romain Grosjean, cujo despiste provocou situação de bandeiras amarelas e acabou com as suas aspirações, não indo além do 15º posto. Pior só mesmo Marcus Ericsson, com o sueco e a Sauber a acharem que nem valia a pena entrar novamente em pista, conformados com o 16º posto que ocupavam e o desempenho do carro com o jogo de pneus montado.

No meio da confusão, os pilotos da Force India ultrapassaram os Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas, ainda com alguma controvérsia à mistura, já que as imagens deixam entender que Perez ultrassou o piloto brasileiro em situação de bandeiras amarelas.

De fora ficaram então, por esta ordem, Bottas, Massa, Button, Gutierrez, Grosjean e Ericsson.

Tempos da Q2

1 Rosberg, 1m43.020s
2 Hamilton, +0.451s
3 Ricciardo, +0.913s
4 Verstappen, +1.092s
5 Raikkonen, +1.139s
6 Kvyat, +1.455s
7 Sainz, +1.473s
8 Alonso, +1.633s
9 Perez, +1.683s
10 Hulkenberg, +1.717s
11 Bottas, +1.720s
12 Massa, +1.971s
13 Button. +2.124s
14 Gutierrez. +2.573s
15 Grosjean, +2.703s
16 Ericsson, +4.807s

gro

ATRASO NA Q3

O acidente de Romain Grosjean obrigou a um atraso no início da Q3, uma vez que era necessário reparar as barreiras de proteção que entretanto tinham sido danificadas. A imagem é esclarecedora…

barr2

Com o retomar da sessão, Ricciardo é o primeiro a ir para a pista, mas o seu tempo acaba por ficar aquém do esperado. O mesmo acontece com Max Verstappen, que se queixa do comportamento do carro, sobretudo ao nível dos pneus. Entretanto Nico Rosberg faz a volta mais rápida na sua primeira tentativa lançada, tempo que iria garantir a pole-position já que nem Lewis Hamilton, nem os restantes pilotos, Kimi Raikkonen incluído (chegou a ser terceiro a três minutos do fim da sessão) conseguiram melhorar os seus tempos, e melhores setores.

podio

Para Verstappen, o resultado acaba por ser desapontante, como já vimos mais acima, até porque o fim-de-semana até aqui tinha deixado excelentes indicadores. Com um novo motor Renault no seu Red Bull, o jovem holandês tinha surpreendido em todas as sessões de treinos livres, sendo o mais rápido na ST1, terceiro na ST2 e segundo na ST3. O quarto posto na qualificação não espelha esse desempenho, mas está tudo em aberto para a corrida de amanhã.

Acompanhe-a em direto, novamente em formato ‘live text’, em autosport.pt, a partir das 12h45. Esperamos por si!

Classificação final Qualificação:

POS PILOTO CARRO TEMPO DIST.
1 Nico Rosberg Mercedes 1m42.584s
2 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1m43.115s 0.531s
3 Lewis Hamilton Mercedes 1m43.288s 0.704s
4 Max Verstappen Red Bull/Renault 1m43.328s 0.744s
5 Kimi Raikkonen Ferrari 1m43.540s 0.956s
6 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari 1m44.197s 1.613s
7 Daniil Kvyat Toro Rosso/Ferrari 1m44.469s 1.885s
8 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m44.479s 1.895s
9 Fernando Alonso McLaren/Honda 1m44.553s 1.969s
10 Sergio Perez Force India/Mercedes 1m44.582s 1.998s
11 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m44.740s
12 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m44.991s
13 Jenson Button McLaren/Honda 1m45.144s
14 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1m45.593s
15 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1m45.723s
16 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1m47.827s
17 Kevin Magnussen Renault 1m46.825s
18 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1m46.860s
19 Jolyon Palmer Renault 1m46.960s
20 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes 1m47.667s
21 Esteban Ocon Manor/Mercedes 1m48.296s
22 Sebastian Vettel Ferrari 1m49.116s

claas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
V8_scars
V8_scars
8 anos atrás

Afinal a Mercedes não esta assim tao mal como se esperava, pelo menos no caso do Rosberg. Ricciardo muito bem a aproveitar o (pouco) andamento de Hamilton e a arrasar o melhor (?) motor de Max. Ferrari aos papéis com o problema de Vettel, Kimi ainda fez o que pôde, Toro Rosso e Force Índia em bom plani , Alonso também, a Williams a arriscar perder a batalha do quarto lugar rapidamente. Venha a corrida, PIDE ser que haja alguma emoção, já basta o circuito para dar sono!

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  V8_scars
8 anos atrás

Max claramente batido na qualificação pelo Ricciardo. Mas repito, todos os 4 carros motorizados pela Renault dispunham da nova especificação técnica. Até o Autosport.com já emendou a sua notícia que andou aí a girar: http://www.autosport.com/news/report.php/id/126222/all-renault-drivers-will-now-get-upgrade Para mim, o destaque pela positiva nos treinos vai para o Ricciardo, ele que já tinha proporcionado “o grande momento” em Monza com aquela ultrapassagem ao Bottas que até apanhou de surpresa o “engenheiro” deste; e naturalmente o Rosberg, que fez uma volta para a pole de cortar a respiração ( como o LH em Itália), com um carro que tem potencial para ser pelo… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Sempre foi o problema do Grosjean, a sua rapidez não está em causa e já por várias a demonstrou, mas ao mesmo tempo é de uma irregularidade brutal, consegue estar 5 GP consecutivos a fazer asneira atrás de asneira e de repente fazer uma corrida brilhante.

V8_scars
V8_scars
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Obrigado pela indicação acerca dos motores!

trackback
8 anos atrás

[…] F1: Nico Rosberg faz pole-position para o GP de Singapura […]

Pity
Pity
8 anos atrás

Acho que a sorte do Rosberg hoje, foi ter batido com o carro…ontem 🙂 Falando a sério: grande volta do Rosberg, Hamilton a sofrer pelo que (não) fez nos treinos livres. Kvyat a recuperar performance, secundando Sainz num excelente resultado de conjunto para a Toro Rosso. Ricciardo a bater novamente Verstappen em qualificação e com possibilidades de uma gracinha amanhã. Estou curiosa para ver a largada amanhã, com Kimi atrás de Max. A surpresa foi Alonso, pois a McLaren não mostrou grande coisa nos treinos livres, e se não fosse aquele toque na última tentativa, Button bem poderia ter ajudado… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
8 anos atrás

O mais engraçado é que quando se soube que era o max que ia estrear a última versão do novo motor, houve logo quem achasse manobras de bastidores no assunto, lol.

Pity
Pity
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Os teóricos da conspiração têm tido pouco que fazer, pelo que é natural aproveitarem qualquer “biscate” 🙂

noteam
noteam
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Tal como a noticia saiu aqui no Autosport havia mais do que razões para conspirar, tanto que como agora é sabido, afinal o Max não foi o único a receber essa tal versão melhorada, pois se isso tivesse mesmo acontecido não seria uma situação normal.

noteam
noteam
Reply to  Pity
8 anos atrás

O Sainz terminou na frente do Kvyat.

Pity
Pity
Reply to  noteam
8 anos atrás

Pois terminou, por isso eu escrevi “secundando Sainz”, ou seja, terminou a seguir ao Sainz.

noteam
noteam
Reply to  Pity
8 anos atrás

Tem razão, percebi o contrário.

noteam
noteam
8 anos atrás

Que voltas fizeram o Nico e Ricciardo! A Mercedes está obviamente de parabéns, após as dificuldades da época passada em Singapura, também já este ano no Mónoco, mostraram porque são actualmente a melhor equipa na F1. Também positiva, foi a qualificação dos TR, novamente a mostrar que o monolugar é mesmo muito bom. Qualificação má para a Ferrari, não pelo que fez o Kimi, ou até mesmo por causa do problema que afectou o Vettel, mas essencialmente pela forma absurda como lidaram com o assunto, manter o Vettel em pista com aquela suspensão? A sério? A Mclaren a desiludir, embora… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  noteam
8 anos atrás

O que disse o Vettel pela rádio ? “That´s stupid” ? Foi em resposta? Não percebi.

noteam
noteam
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Algo do género, também na flash interview voltou a criticar a forma como a equipa decidiu mantê-lo em pista, ninguém percebeu qual foi o objectivo, era mais do que óbvio que nunca iria melhorar o seu tempo com o carro naquele estado.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Imagino o que para aqui seria de escrita criativa se o que tem acontecido ao Vettel tivesse acontecido ao Kimi, ainda por cima lidaram com a situação de uma forma quase amadora. O piloto tem um problema mecânico, quer ir à boxe tentar resolvê-lo, normal. Já não é normal é tentar fazer um tempo que lhe permitisse passar ao Q2 com o carro naquele estado, para ter mais tempo para uma eventual reparação. Eu repito, o que faz falta à Ferrari é um Briatore, poque o Arrivabene percebe é de vender cigarros. A unica coisa positiva é que a corrida… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Mesmo que o tivessem chamado à box não teriam tempo suficiente para arranjar o problema. Teve azar, acontece a todos. A Ferrari tem é de aprender disto e acertar em 2017, porque 2016 já lá vai.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Rosberg muito bem, Hamilton meio meh, Ricciardo a dar mais uma chapadona na equipa e bater outra vez o seu muito mais mediático e sobredotado e genial e fantástico e espectacular e rei de todas as pistas e taças que tem como companheiro de equipa.
Raikkonen a mostrar um talento enorme no seu monolugar inferior ao conseguir ficar logo atrás.

rc
rc
8 anos atrás

Para um piloto “mediano”, dar 0,7s ao craque não é mau de todo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado