F1: Nico Rosberg conquista pole-position para o GP da Hungria
Atrasada pela chuva e interrompida novamente por esta, a qualificação para o GP da Hungria foi recheada de drama à conta das condições do piso.
A forte intempérie que se abateu sobre o traçado fez com que os pilotos fossem mais tarde para a pista. Nos momentos iniciais, a Williams alertou Felipe Massa e Valtteri Bottas para encararem as primeiras voltas a ‘sério’, uma vez que havia o perigo de as condições piorarem, o que aconteceu, levando à sua suspensão. E foi no seu reinício que Marcus Ericsson se excedeu, provocando nova paragem e situação de bandeiras vermelhas.
No segundo reinício, Felipe Nasr é o herói do dia, marcando o tempo mais rápido, à frente de Ricciardo, enquanto Massa, que entretanto tinha caído para 15º, e montando pneus intermédios antes de nova incursão pelo traçado húngaro, torna-se no vilão, ao pisar a linha branca junto a um dos corretores. Um erro que lhe fez perder o controlo do carro, embatendo, tal como Ericsson, na barreira de proteção. Como se isto não fosse suficiente, Rio Haryanto, também com intermédios, fez questão de sair no mesmo sítio do piloto sueco, provocando outra situação de bandeiras vermelhas, a terceira.
Com menos de um minuto e trinta segundos para o encerramento da sessão, que no total durou 1h14minutos, a Q1 acabou por terminar aqui, uma vez que os pilotos deixaram de ter tempo para uma nova volta mais rápida. Jonathan Palmer, por exemplo, foi ainda mais infeliz, uma vez que se encontrava em pista a realizar uma volta que poderia deixá-lo de fora da zona ‘perigosa’. Mas a bandeira vermelha impediu-o de concluí-la, remetendo-o para os lugares da cauda do pelotão.
Após a Q1, ficaram de fora Palmer, Massa, Magnussen, Ericsson, Wehrlein e Haryanto. Já Rosberg, Hamilton e Alonso foram os mais rápidos.
Na Q2, com o piso cada vez mais seco após o regresso do sol, os incidentes desapareceram por completo, mas a emoção manteve-se. Lewis Hamilton esteve quase a ficar do lote dos primeiros classificados, concluindo a sessão no limite, com o 10º tempo, depois de na sua última tentativa ter saído largo na curva 1. Já Kimi Raikkonen teve uma qualificação para esquecer, terminando em 14º. De fora ficaram também Grosjean, Kvyat, Perez, Gutierrez e Nasr.
Os mais rápidos foram Max Verstappen, Nico Rosberg e Daniel Ricciardo.
Na Q3, os pilotos da Mercedes exerceram o seu domínio, embora Daniel Ricciardo estivesse muito perto da pole logo na sua primeira tentativa, não fosse um erro na última curva que quase provocava um despiste. Situação idêntica passou Sebastian Vettel, embora o piloto da Ferrari nunca estivesse próximo de sair da Hungria com o tempo mais rápido.
Novo drama surgiu no fim da sessão, quando Fernando Alonso, que se encontrava à frente de Lewis Hamilton na última volta lançada, não evitou um despiste, provocando situação de bandeiras amarelas. Hamilton teve que abrandar, perdendo a hipótese de melhorar o seu tempo, enquanto Rosberg, que seguia mais à frente, conseguiu fazê-lo sem interrupções, conquistando deste modo a 26ª pole-position da sua carreira.
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Vergonhoso! Se não lhe retirarem o tempo é uma vergonha esta F1. Passa claramente 2 sinais de bandeira amarela e dupla bandeira amarela, a FIA é um nojo por não intervir imediatamente.
Votos negativos? Por dizer a verdade? Gostam de farsas, desde que lhes beneficiem os queridos deles. Repito isto será uma vergonha se não lhe retirarem o tempo. A FIA Culpou o Bianchi por não respeitar duplas bandeiras amarelas e o Rosberg passa prego a fundo e faz sector púrpura. Eu se fosse o Hamilton apresentava a queixa pessoalmente mesmo contra a vontade da equipa. Jornalistas vendidos que nem sequer mencionam que o tempo foi feito com bandeiras amarelas, nem lhe perguntaram se viu as bandeiras amarelas.
Realmente achei estranho, toda a gente a levantar o pé e o chico esperto do Rosberg a zarpar. Que lol de piloto.
Nao sei em que canal viram a qualificação mas na sky passaram uma repetição on board do Rosenberg onde se vê ele a levantar o pé quando chega as bandeiras amarelas que são retiradas nesse mesmo instante e ele crava de novo o pé no acelerador. Chico esperto não com uma grande sorte sim pelo facto de vir mais a trás e não apanhar o setor amarlo como os outros. Ja estou a ouvir o Hamilton a chorar que estão todos conyra ele já não é bastava a equipa agora quiçá a direcção de corrida que retirou as bandeiras para… Ler mais »
Levantar o pé? Mas não era uma curva? Como levantou o pé e fez o melhor segundo sector do fim de semana? Já sei vamos rasgar o livro das regras e vamos todos voar pelas bandeiras amarelas e levantamos o pé e perdemos 5 milésimos e já estamos bem. Repito que estava um sector de 500 m sob bandeiras amarelas, os sinais também contam acho eu.
Sobre esta qualificação só tenho duas coisas a dizer: só o 94 me dá alegrias (a segunda manga de Spring Creak então foi uma obra de arte só ao alcance de eleitos como Bob Hannah ou RC, mas isso são outras conversas) e uma lotaria pode acabar de várias formas, mas ver o jipitu sentado no corretor a ver passar os carros é quase catártico (excepto para o tipos que levaram com as bandeiras amarelas. Em relação a teorias da conspiração para prejudicar o preto (um abraço ao Ivo) convém recordar que o Hulk passou pelo mesmo em Baku, onde… Ler mais »
Rosberg claramente igona as bandeiras amarelas e nada lhe acontece.
A quem interessado ja reproduzi o video da pole frame by frame e tenho a foto em que prova que ele ignora completamente as referidas bandeiras.
Como fan do Hamilton, e nao o escondo, esta é mais uma das manobras vergonhosas que este sr alemão ja nos habituou.
Cumprimentos,
Mario Dias
Hm fanatismos!
Mais cedo ou mais tarde, esta benevolência da FIA com as bandeiras amarelas, irá explodir-lhes nas mãos. Aparentemente em 2014 a FIA apertou as regras para as situações de bandeiras amarelas. Os traçados estão agora divididos em 20 sectores (não em 3 sectores como vemos na tv). Para além do que já estava definido anteriormente, ou seja, bandeira amarela simples, o piloto deve “estar preparado para abrandar”. Bandeiras amarelas duplas “o piloto deve estar preparado para parar”. Foram adicionados tempos delta para cada um dos sectores. Charlie Whiting transmitiu aos pilotos que no caso de uma bandeira amarela simples, o… Ler mais »
Espero que o pai do Jules Bianchi apresente isto como prova que a FIA é permissiva com o não cumprimento das duplas bandeiras amarelas. É a FIA que permite que os pilotos passem a alta velocidade pelas mesmas, como foi possível acusar o Jules Bianchi de não ter respeitado as bandeiras amarelas em Suzuka. Pedir a indemnização por ter perdido o filho com base que os pilotos são educados pela FIA a perder apenas um décimo de segundo na presença de uma bandeira amarela.
Ainda bem que não são mostradas bandeiras amarelas antes das passadeiras.
O chico esperto está neste momento sob investigação. A ver vamos.
Pelos vistos a chique espertice compensa: Rosberg sem penalização!
A isto chama-se uma qualificação louca. Fiquei contente por ver os dois McLaren na Q3, mas chateada com o Alonso, que impediu Hamilton de eventualmente fazer a pole.
Quanto ao caso Rosberg (está muito na berra o alemão), o murray-walker explicou bem as regras, aparentemente Rosberg deveria perder a pole mas…será que ele estava numa volta “louca” e que apesar de ter abrandado o suficiente naquele mini sector, ainda deu para fazer o melhor tempo do 2º sector? Dou o benefício da dúvida, não vou entrar em teorias.
Daqui para frente vão ser todos chico espertos, vamos ver depois uns a ser penalizados e outros não, talvez aconteçam mais acidentes e atropelamentos.
Ainda bem que a FIA não manda nas estradas e ainda bem que não mostram bandeiras amarelas à entrada das passadeiras.
Acho que o mario está a reagir de cabeça quente, provavelmente até com razão, mas veja o meu ponto de vista: a pista estava a melhorar a cada volta, ou melhor, a cada carro que passava, pelo que o último a passar tinha sempre hipótese de ficar com a pole, o próprio Ricicardo diz que ficou furioso, pois acha que poderia ter obtido a pole. Só no primeiro sector, Hamilton estava a ganhar quatro décimos à sua volta anterio, nada nos garante, portanto que Rosberg, em condições normais, não pudesse ganhar 0,6 ou 0,7 no total do segundo sector e… Ler mais »
Numa volta louca estava.
Sem bandeiras e sem tráfego no final, iria seguramente para algo na casa de 1,19.400 . O grande problema do Nico é que o Lewis lhe tinha ganho 0.422 só no primeiro sector e provavelmente entraria no segundo 18.
Bem, este Nico deve de ser melhor do que eu pensava… “abrandar” nas bandeiras amarelas e ficar com a pole nessa mesma volta… vai lá vai. Pelos vistos as bandeiras amsrelas foram só para o Lewis e o Jenson…
O mercedes é tão bom tão bom, que mesmo depois de abrandar sobre bandeiras amarelas consegue fazer a pole position.