F1: Nico Rosberg “chocado” com penalização no Grande Prémio da Alemanha
Quarto classificado após ter conquistado a pole-position, Nico Rosberg reconhece que irá precisar de algum tempo para aceitar o facto de ter perdido o Grande Prémio da Alemanha, manifestando-se ainda “chocado” por ter sido penalizado à conta de uma ultrapassagem a Max Verstappen.
O piloto alemão caiu para quarto depois de uma má partida, caindo ainda mais atrás na classificação quando foi penalizado em 5s por forçar Verstappen para fora dos limites da pista num momento em que procurava recuperar o terceiro posto. O resultado final significa agora que o alemão está 19 pontos atrás de Lewis Hamilton, com este a somar o segundo triunfo consecutivo.
“Dezanove pontos não é assim tão duro, duro é perder a corrida da forma como perdi hoje. Isso é muito duro, e vou precisar de algum tempo para digerir o que se passou nos próximos dias. Fiquei muito surpreendido por ter sido penalizado, não estava nada à espera disso”, adiantou Rosberg, que ainda perdeu mais tempo, já que a Mercedes segurou-o por 8,2s em vez de 5s nessa paragem nas boxes: “É mais uma daquelas coisas quando tudo no teu dia corre completamente mal. Sem a penalização tinha a velocidade para ficar à frente dos Red Bull”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não vi nem quero ver, mas a pergunta que se impõe é se todas estas penalizações servem para alguma coisa ou apenas para assassinar barbaramente a modalidade…
A F1 está como a União Europeia: quanto mais perto do abismo, mais passos em frente.
Fez “igualzinho” ao que fez ao Hamilton em Spielberg, só que sem bater. Ele tem que aprender que não pode forçar os outros a irem para fora da pista, porque senão daqui a pouco temos outro Schumacher a assassinar barbaramente a modalidade com manobras anti-desportivas…
Quanto aos 3 segundos a mais, queixe-se ao Toto.
inteiramente de acordo; se o q está a ultrapassar está a meio ou mais de meio do carro a ultrapassar, este não lhe pode fechar a porta (o mesmo que atirá-lo para fora); foi exactamente o que aconteceu. A alegoria tb está correcta.
Peço desculpa por não concordar consigo não concordo que seja anti desportiva e tenho pena de não ver hoje em dia mais manobras dessas. Fez o mesmo que os pilotos sempre fizeram em toda a vida do desporto automóvel, travou mais tarde ganhou o interior e fechou a porta ao outro. A resposta também era sempre chapa 5 a tão famosa “tesoura” trava mais cedo cruza a trajetória do adversário e tenta ser ele a fechar a porta em vez de levar com ela. Mas isto era no tempo dos homens que faziam vibrar legiões de fãs. Agora isto é… Ler mais »
Aquilo que eu vi, foi o Rosberg prolongar a entrada na curva para além do apex, até ao corrector exterior, numa trajectória totalmente descabida, impossibilitando inclusive a tesoura de que fala por parte do Verstappen.
Quanto a corridas do tempo dos homens… Eu já ando a ver corridas há bem mais de 40 anos, mas o meu caro, deve estar a reportar-se a tempos mais recentes… Quando andava por aí um homem a atirar o carro para cima dos outros para vencer campeonatos.
1990?
O Max nunca poderia fazer a tesoura porque não se manteve na sua trajectoria.
O X, ou tesoura, ou o que lhe queira chamar, era feito precisamente quando o piloto que tenta a ultrapassagem por dentro falha o apex.
Outra nota: o Rosberg prolongou a travagem e ainda foi mais prolongada porque o sr. max voltou a fazer aquele movimento que não é sim nem sopas.
Como disse noutro lado aceito a decisão mas quero ver para a frente!
O Max foi surpreendído certo? Estava por fora e fez um movimento ligeiro para o interior para “assustar” o Rosberg, o que pela desaceleração deste até foi conseguido. O “caso” surge quando o Rosberg reage com o seu movimento em que já não deixa espaço para o outro continuar em pista, nem sequer está na sua trajectória para apanhar o apex da curva (repetição de Spielberg sem “clash”). O Rosberg prolongou a travagem, para o enganar a si (o que conseguiu), e tentar enganar os comissários onde estava uma “P*ta” velha como Fittipaldi (o que não conseguiu). Rosberg também tem… Ler mais »
Como é que o Max faz uma tesoura se tem o carro lado a lado? Se o Max fizesse o movimento de tesoura que fala, então era outro spielberg, porque caso não tenha visto estava um mercedes atravessado no meio do hairpin. Por isso verstappen continuou a ultrapassagem por fora, mas não se pode manter em pista porque o rosberg decidiu que a curva não era bem ali, era mais à frente, uns 4 metros mais à frente. E vê-se bem pela câmara onboard que ele só começou a virar quando já estava quase na ponta oposta à apex e… Ler mais »
Os amigos da sky agora conseguiram perceber, como disseram no “post-race” que um tipo não pode virar o carro quando esta numa travagem a fundo sobre o risco de desequilibrar o carro. se o ernie e o frenando_afondo não percebem isso, é outro problema. Volto a dizer, na austria pareceu que foi a primeir vez que alguem tentou ultrapassar/defender posição assim. Acho que na austria foi mais exagerado do que aqui. O hamilton manteve a sua linha de abordagem à curva. logo é uma questão mais facil. Aqui é um pouco mais dificil discernir sobre qual a real interacção entre… Ler mais »
Travar a fundo sem bloquear os pneus? Essa é nova. E outros fizeram a manobra e aplicaram tesoura, sim, porque tinham ESPAÇO. Ali rosberg não o deu, simplesmente prolongou a manobra e ficou atravessado na curva antes de decidir curvar. Max não podia aplicar a tesoura porque ia fazer a ultrapassagem por fora, simples. O Rosberg se visse o Max a ir fazer a tesoura, podes ter a certeza que tinha feito a curva mais cedo, mas viu que o Max continuou, então “travou a fundo”, curioso é que travou a fundo e nem bloqueou a frente, nem fumo de… Ler mais »
https://www.youtube.com/watch?v=jJJZBgNK7FA
A questão é:
é muito diferente?
A primeira coisa que disse quando isto aconteceu, foi o schumacher devia ter tentado fazer a tesoura, foi um cavalo!
Só o novo menino bonito da F1 é que está autorizado a ser agressivo em pista sem ser penalizado…
Rosberg, preocupa-te mais com os teus arranques porque é ai que estás a deitar tudo a perder!
Há um oceano de diferença entre o que se passou em Spielberg e hoje. Na Áustria, Hamilton tanto já tinha uma significativa parte do seu carro ao lado do carro de Rosberg que até já estava à frente, segundo as regras, o alemão deveria ter deixado o espaço equivalente a 1 carro, como aconteceu o que toda a gente viu, a penalização é bem aplicada. Hoje, Rosberg esta na linha da corrida e o miudo maravilha, que nunca esteve em vantagem, tentou meter 2 carros onde só cabia1, ele viu a porta a fechar-se antes de sair da pista, mas… Ler mais »
Totalmente de acordo, e mais, fosse a escapatória outra coisa que não o asfalto e o menino não tinha outra solução que levantar o pé sob risco da sua corrida acabar ali, mas não, o que se viu foi o aproveitamento dessa mesma escapatória para lutar pela posição.
Não fez nada de errado? Rosberg alarga a trajectória na curva e impede MAx de curvar dentro da pista e você diz que não fez nada de errado? lol… Veja a repetição no interior do cockpit do rosberg, o alemão em vez de curvar quando devia, deixando o tal espaço de um carro em pista, não, alarga a trajectória e só depois de ter o carro atravessado na curva é que decide que tem de curvar. Foi isso que lhe valeu a penalização.
Coitado do Montoya, com estas regras! A mítica ultrapassagem ao Kaiser, no Brasil, não contaria.
No entanto o Rosberg tem-se mostrado dos pilotos mais porcos, tanto a ultrapassar como a defender. Bem queria que fosse campeão, para mudar o paradigma, mas na verdade não merece.
lol Rosberg… Essa de fazeres o ar de dama ofendida não resulta… Cagaste no prato e à grande, tentaste de novo fazer a manobra de spielberg mas saiu-te mal. Vê-se calramente pela câmara onboard que Rosberg não tenta fazer a curva quando podia (deixando o espaço de um carro do lado de fora da pista para que Verstappen pudesse continuar com a ultrapassagem), em vez disso alarga a trajectória da travagem até ao limite da pista e só quando vê Max a ir por fora é que vira o volante, quando se vê que já podia ter feito a curva… Ler mais »
A câmera on board e em câmera lenta,dá a ideia que ele está à espera ,em velocidade normal as coisas não são bem assim,ele se vira o volante quando ainda está a travar,fazia piao ,não tenho dúvidas disso,o que ele fez ,noutras corridas em vários países ,chamam de diving,e o piloto ultrapassado só tem de levantar o pé ,eu gostaria de ver o que diziam,se o Rosberg quando fez esta ultrapassagem,o Vest trava mais cedo e aplica lhe a tesoura,estariam agora aqui a dizer que o puto deu uma lição ao maduro ,e que o Vest é o maior blá… Ler mais »
Mesmo admitindo que esse foi um dos motivos, não absolve o Rosberg. O facto de ele ter sido imprudente na sua manobra e com isso não ter conseguido virar o carro sob pena de fazer um pião, não é culpa do Max, o Max não tem de levar com ele em cima só porque o Nico não consegue completar a manobra dentro da pista.
Pode ter a certeza que se o Max tivesse aplicado a tesoura, o Rosberg não tinha tido “problemas de travões nem piões”, tinha travado cedo e virado para impedir a tesoura. Ele viu foi que o verstappen estava mais rápido na saída e aplicou a mesma técnica que aplicou ao lewis da ultima vez, obrigar a ir por fora e assim o adversário não só fica com os pneus sujos, como perde tempo. Se ele realmente tivesse travado e tivesse problemas, então teria tido um bloqueio de rodas ou a frente fugiria, mas vê-se bem pelo onboard que ele tem… Ler mais »
Só nesta modalidade é que se vê estas penalizações estupidas,seja na fórmula Indy,Nascar,V8 Australianos chamam a estas ultrapassagens “diving”,e se entram agressivos ou não ,é mesmo assim,travas tarde,a seguir cortas lhe a saída ,o Alonso Á uns anos em Nurburgring,fazia break test a saídas de duas curvas porque sabia que aceleração o Shumacher o passava,estás a ser ultrapassado numa manobra de diving,só tens de levantar pé .eu já fiz centenas e centenas de provas de karts,e depois de ultrapassar alargo o mais possível,obrigando o adversário a levantar pé ,porque se vamos numa de dar espaço ,ele ficará sempre com o… Ler mais »
Está chocado, mas não devia. A manobra merece ser penalizada, se calhar já vi pior e nada foi feito, no entanto isso não invalida o facto desta manobra ter sido á margem das leis. Não houve razão, tal como na Austria, para o Rosberg se ter recusado a fazer a curva, ao invés disso seguir em frente como se não houvesse um piloto a seu lado. Quem vê F1 com olhos de ver, percebe a diferença entre um piloto que luta no limite, de um piloto que luta com maldade e deliberadamente prejudica o adversário. O problema é que manobra… Ler mais »
Já vi novamente a manobra do Rosberg,além do que eu já tinha referido,o Max apercebe se já tarde do Rosberg e tenta vir para dentro,e logo essa ação do Max já não o deixa com tragetoria ideal para aplicar a tesoura ,porque se o Max se apercebe mais cedo e mantém a tragetoria ideal,podia lhe aplicar a tesoura,esta manobra quanto a mim,é uma autêntica palhaçada de penalização ,e posso dizer que sou um fã condicional do Max,mas é uma situação de corrida que nem devia ter discussão ,é só tem porque é na parte da frente da corrida,porque manobras dessas… Ler mais »
[…] final da corrida Nico Rosberg mostrou-se um pouco surpreendido pela penalização que recebeu e que lhe fez perder pontos importantes pela corrida ao título […]