F1: Nico Rosberg à frente, mas Lewis Hamilton pode virar o jogo
Nico Rosberg obteve esta tarde a sua 29ª pole-position (sétima de 2016, igualando Lewis Hamilton) da carreira, ‘apertando’ ainda mais com isso a luta pelo título mundial contra o colega de equipa na Mercedes. O mérito do alemão não está em causa, depois de ter dominado a qualificação da Q1 à Q3, mas a corrida está longe de ser favas contadas, não só pela estratégia distinta da Red Bull e de Daniel Ricciardo, mas sobretudo porque o atual tricampeão do mundo é exímio em dar a volta ao resultado.
Há ainda outro problema que tem afetado os problemas da Mercedes esta temporada, e que tem a ver com o arranque na grelha de partida assim que as luzes se desligam para o início da corrida. Tanto Rosberg como Hamilton não têm conseguido tirar pleno partido da pole-position em diversas provas desta temporada, e isso pode configurar-se como uma vantagem para as hostes do inglês.
Partindo do terceiro posto, Hamilton está ainda do lado de dentro da pista para a travagem para a primeira curva e pode facilmente aproveitar um deslize de Rosberg para ultrapassá-lo e colar-se ao lado de Daniel Ricciardo, caso o arranque do australiano também não lhe corra de feição. Mas para isso é imperativo que o inglês não se distraia. O próprio Hamilton reconhece esta dificuldade:
“Se analisares a minha temporada, percebe-se que posso perder o campeonato pelas partidas”, disse o tricampeão, que apenas converteu três das suas sete pole-positions em triunfos.
Os 30 minutos que perdeu nos treinos livres devido a um problema elétrico, e depois o bloqueio, por duas vezes, das rodas no momento da travagem para a curva sete, neste caso com os ultra-macios montados, explicam, em parte, o desempenho de Lewis Hamilton na qualificação e a distância para Nico Rosberg. Mas a seu favor está o historial na prova, com o britânico a registar dois triunfos, em 2009 e 2014, contra zero do rival. O alemão sabe, no entanto, que este é um circuito em que as ultrapassagens são muito difíceis (registaram-se apenas 11 na edição do ano passado), e também que, em seis de oito ocasiões, o vencedor da prova surgiu da primeira linha da grelha.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E não esquecer que o safety car entrou sempre nesta pista no passado.
Hamilton só tem de acertar no arranque. Porque de resto tem o carro e ritmo para bater Rosberg.
Portanto e, segundo o artigo:
O Hamilton pode tirar vantagem de um mau arranque do Ricciardo e do Rosberg.
Ainda bem que mencionaram isto, os mais incautos poderiam não o saber.
Além do mais, para uma noticia, aquele pedaço de ficção que está no 3º paragrafo é excepcional.
Noto que tem calhado de haver menos gente a ver o GP quando o Hamilton não domina.