F1: “Não podemos ignorar o Halo” – Lewis Hamilton
Crítico do sistema numa primeira fase, Lewis Hamilton acredita agora que os pilotos de Fórmula 1 devem-se mostrar favoráveis à introdução do Halo caso o sistema seja aprovado pela FIA, mesmo que continue a não gostar do seu aspecto estético.
As declarações surgem após o tricampeão e os restantes pilotos terem visionado uma apresentação do organismo que tutela a Fórmula 1, com vídeos que ilustravam acidentes passados na modalidade e noutras categorias. Ao mesmo tempo, a FIA revelou também alguns números acerca do sistema, incluindo uma melhoria de 17% das hipóteses de sobrevivência caso os monolugares, nessa ocasião, perante esses acidentes, tivessem o ‘Halo’ montado.
“Prestei muita, muita atenção à reunião. E levo a segurança muito, muito a sério. O mais interessante no Halo é que, apesar de não ter bom aspeto e não se enquadrar, na minha opinião, no espírito das corridas, não podemos ignorar o facto de que as hipóteses de sobrevivência dos pilotos aumentarem em 17% em situações que ocorreram no passado. No entanto, não podemos parar aqui. Em algum ponto teremos uma cápsula fechada, porque acredito que isso seria 100% de proteção. Disseram que ainda há cenários como o do Felipe Massa, em 2009, em que o Halo não impediria que a peça lhe acertasse na cabeça. Mas que o Justin Wilson poderia ter sido salvo, uma vez que foi um objeto que lhe acertou por cima. Um cockpit fechado talvez resolvesse o assunto”, constatou.
O campeão do mundo continuou, no entanto, a criticar o aspeto estético desta solução: “Penso que não a podemos ignorar, e se houver uma forma de o tornar mais bonito, perfeito. Caso contrário, é uma questão de segurança, e teremos todos que aceitá-lo. Se é uma regra, é uma regra, e tens que aceitá-lo. Mas irá parecer horrível!”
Apesar dos benefícios do Halo, Hamilton acredita que este ainda assim não teria evitado o que aconteceu a Jules Bianchi: “Não teria mudado a situação do Jules. Muitas poucas coisas poderiam ter mudado o que aconteceu, porque foi um camião pesado. Penso que vamos ter que continuar a andar para a frente. Não estou entusiasmado com o Halo, por isso tudo o que posso dizer é que, ao olhar para ele, não me parece que pertença a um carro de Fórmula 1”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI