F1: Mudanças no formato das corridas Sprint. Baku será primeira amostra

Por a 25 Abril 2023 17:22

A F1 votou favoravelmente as mudanças no formato das corridas Sprint e iremos ter a primeira amostra no próximo fim de semana, no GP do Azerbaijão, em Baku.

A Comissão para a F1 concordou em alterar o formato do Sprint antes do Grande Prémio do Azerbaijão. A votação teve lugar nesta terça-feira, com os membros da Comissão a darem luz verde por unanimidade às alterações propostas ao Sprint.

O que muda então para o próximo fim de semana?

Na sexta-feira, pouco ou nada muda. Teremos um treino livre de manhã e durante a tarde uma sessão de qualificação, com Q1, Q2 e Q3. A única diferença é que esta qualificação ordenará a grelha de partida para o GP de domingo. No sábado teremos o dia com maiores mudanças. Durante a manhã teremos nova sessão de qualificação, esta mais curta (Q1 – 12 min; Q2 – 10 min; Q3 – 8 min) para ordenar a grelha de partida da corrida Sprint (aproximadamente 100 km) que decorrerá de tarde e que dará, como acontecia antes, um terço dos pontos que são atribuídos num GP (ou seja, oito pontos para o primeiro, sete para o segundo, seis para o terceiro, continuando até ao oitavo lugar, o último pontuável na sprint). Num domingo, teremos o Grande Prémio, como habitualmente.

Outros pormenores para o fim de semana.

Para o fim-de-semana de Sprint em Baku, a alocação de pneus para piso seco será 2x duros, 4x médios, 6x macios. Na qualificação para a corrida Sprint, na Q1 apenas serão usados pneus médios e na Q2, sendo que na Q3 poderão ser usados apenas macios.

As penalizações serão aplicadas da seguinte forma:

  • Uma penalização imposta no TL1 ou na Qualificação será aplicada à Corrida.
  • Uma penalização imposta na Qualificação Sprint (Shootout) será aplicada na corrida Sprint.
  • Uma penalização ocorrida na Sprint será aplicada à Corrida.
  • Uma infração ao parc fermé resultará numa largada das boxes na Sprint e na Corrida.
  • As penalizações das unidades motrizes só se aplicam à Corrida (exceto se forem também uma violação do parque fechado).

Teremos Corridas Sprint no Azerbaijão, na Áustria, Bélgica, Catar, Austin e São Paulo.

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Pity
Pity
1 ano atrás

Estou pasmada com a FIA! Valeu a pena a demora, já que aproveitaram para explicar tudo direitinho, até sobre penalizações!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

Estou de acordo com tudo, menos como o modo de qualificação, mais do mesmo com menos tempo, o Q1 vai ser carnificina. Podiam fazer 1 volta por carro na qualificação da Sprint, poupavam pneus e podíamos ver as voltas todas e não apenas carros a cortar a meta no Q1. No Q1 o realizador devia focar-se nas voltas dos últimos e não dos primeiros, pois são estes que estão em real competição. Podiam usar o Treino Livre de 6F para definir a ordem da qualificação.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

É um bocadito bizarro a F1, o único “desporto” no mundo em que não se pode treinar, decidam abolir as poucas horas de TL em que os pilotos e eng. podem compreender os carros, justificando com ” mas também não interessava a ninguém , nem sequer aos engenheiros “. Chegados a este ponto, também podiam acabar com os testes pre- campeonato, porque não? Certo, ninguém ia ver os treinos dos campeões de outras modalidades mas os resultados apareciam porque eles treinavam, e de que maneira, e não por graça divina. Dá para perceber que os donos da F1 querem transforma’-la… Ler mais »

leandro.marques
1 ano atrás

Importante mesmo importante é haver acidentes, bandeiras vermelhas que disvirtuam os resultados obtidos até então e artifícios que gerem incerteza mudando a realidade das coisas. Tudo a bem da emoção. O desempenho e o mérito são as coisas menos importantes nos dias de hoje. Antigamente louvavam-se as manobras dos pilotos e os feitos dos engenheiros na concepção dos carros. Agora o que interessa é manter as novas gerações agarrados à prova enquanto comem pipocas.
De alteração em alteração até à final implosão. Cada vez mais me cheira a isto.

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