F1: Mudanças à vista no DRS e nos Safety Cars?
Poderemos ter mais mudanças à vista na F1? Será que a FIA e a FOM vão tentar mais alterações aos regulamentos? Pelos vistos é o que pode acontecer em breve.
Segundo um artigo da Auto Motor und Sport, estão a ser ponderadas algumas mudanças nos regulamentos, em particular no uso do DRS, nos Safety Cars e no formato de qualificação para as corridas sprint.
Os responsáveis da F1 continuam de forma incessante a tentar encontrar soluções para apimentar e melhorar o espetáculo e o Safety Car poderá ser novamente o centro das atenções. Segundo a publicação alemã, os Virtual Safety Cars poderão deixar de existir, trazendo mais vezes à pista o Safety Car. O fim de corridas sob Safety Car poderá também deixar de existir.
Quanto ao DRS, mais mudanças poderão estar a ser equacionadas, com um sistema que nunca foi do agrado dos fãs e da própria F1. Com o DRS, as ultrapassagens tornaram-se artificiais e demasiado simples de realizar. A vontade dos responsáveis é deixar de lado o sistema, mas para já tal não é possível, pois os carros ainda dependem dele para conseguir o diferencial de velocidade necessário para conseguir concluir as manobras. Quem sabe no futuro se deixaremos de ter DRS, mas para já, pensa-se num sistema algo diferente com um limite de tempo ou de ativações de DRS, para apimentar a gestão da corrida.
Quanto à qualificação, poderemos ter duas em fins de semana de corrida sprint, resolvendo assim a questão da pole para o GP. Encaixar duas qualificações num fim de semana tão movimentado poderá ser ambicioso, mas segundo o AMuS, fala-se desta solução. São mais ideias que podem (e devem) ser avaliadas, mas sem nunca perder o foco do que é a F1 e do que os fãs realmente querem.
Não acho que seja preciso duas qualificações em fim de semana de sprint. O resultado do Q1 pode servir muito bem como grelha da sprint. Quanto a acabar com o VSC, acho que ele é útil para casos que se resolvem numa volta, por vezes em meia volta, por exemplo: para tirar uma peça que fica no meio da pista. Num caso desses vão chamar o safety car? Não vão, por certo, deixar um comissário entrar na pista só com bandeiras amarelas. Os regulamentos não são a Bíblia, podem ser mudados, mas essas mudanças têm de ser feitas com cabeça,… Ler mais »
O Safety Car não existe para apimentar espectáculo nenhum, existe por razões de segurança. Se o passarem a usar para apimentar espectáculo, a F1 torna-se num circo tipo USA. O que devia acontecer era precisamente o oposto, com o avanço da tecnologia, deixar de haver SC e passar a haver só VSC, que é muito menos injusto e dá boas garantias de segurança. Quanto ao DRS, tudo o que o limite parece-me boa ideia, mesmo se com o passar dos anos deixou de ser tão artificial e os pilotos o passaram a usar como muito mais técnica, como vimos nas… Ler mais »
Banda sonora : The Show Must Go On
(Queen – 1991), 🎶🎶🎶🎶
A F1 em tournée modo USA!