F1: Mudança de mecânicos pode ter contribuído para melhoria de Nico Rosberg
Lewis Hamilton admitiu que a decisão da Mercedes colocar um número dos seus mecânicos no carro de Nico Rosberg esta temporada pode gerar um conjunto de efeitos psicológicos num piloto.
A equipa campeã do mundo do piloto britânico foi dividida no final da temporada passada, com cinco elementos – incluindo o seu principal mecânico – a mudarem para o outro lado da garagem, e outros cinco alocados ao carro de Rosberg a fazerem o caminho inverso. Na origem dessa decisão estiveram diversos factores, incluindo uma tentativa de evitar uma divisão da equipa entre os dois pilotos, tal a competitividade que se vive entre ambos.
E com Rosberg a liderar o campeonato com oito vitórias, contra as seis de Hamilton, o inglês sugeriu que essa mudança pode ter influenciado o atual estado de sítio, devidamente questionado sobre o assunto: “O maior efeito que pode ter num piloto é a nível psicológico, mas não quero entrar por aí”, disse o tricampeão. “É apenas psicológico, a todos os níveis. Se algo muda quando na verdade não era necessário, isso pode ter todo o tipo de efeitos”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A relação máquina/piloto é muito importante, e no meu ver a relação pilto/engenheiro(s) é um factor imprescindível e diria um dos mais importantes para haver a harmonia perfeita entre este trio. Acredito que tanto uma equipa (mecânica) como a outra estão à altura de trabalhar para aquela instituição, onde os standards de exigência devem ser muito altos, mas as pessoas não são iguais e este pode realmente ter sido um factor a ter em conta, principalmente nos GP mais atípicos, como o último, onde parece que não acertaram com o acerto. Fora isso, acho que se o Hamilton não tivesse… Ler mais »
Ah… Se tiraram o seu principal mecânico, que pelos vistos devia ser bom porque o Hamilton tinha tudo certinho para poder dar o seu melhor. Isso pode explicar este “baixão” do Hamilton. Não explica tudo, como é óbvio. Mas entende-se o que pode ter acontecido. Olha Hamilton, para o ano já sabes o que pedir à Mercedes… Que devolva os “teus” principais mecânicos. Claro que Rosberg não vai querer, depois de ver como melhorou nas performances. Giro giro é se o Hamilton ganha o campeonato com estes contratempos todos (as falhas que lhe aconteceram, mudanças da UM que lhe deram… Ler mais »
Para mim isso é simplesmente ridículo. É o mesmo que afirmar que o Hamilton foi campeão nos dois últimos anos pôr-lhe tinha os melhores mecânicos da equipa. O que claramente nao é verdade como não acredito que o bom desempenho do rosberg se deva a ter aqueles mecânicos.
Não passa de mais um sencionalismo jornalístico que procuram criar este clima de suspeitas para vender revistas.
Não é sensacionalismo, o entrosamento entre piloto e mecânicos, em especial com o seu engenheiro, é muito importante. Não significa que uns sejam melhores do que outros, apenas a forma de comunicarem pode ser diferente, e o piloto entender-se melhor com uns do que com outros. Cito dois casos: 1) Damon Hill estava a ser batido por Coulthard e exigiu trocar de engenheiro, por achar que estava aí a razão. Coulthard ao ter ficado com o carro de Senna, ficara também com a equipa de mecânicos. 2) Félix da Costa viu o seu engenheiro na WSR 3.5 sair para a… Ler mais »