F1: Mercedes disfarçou falta de ritmo com inteligência

Por a 2 Abril 2019 13:45

A Mercedes entendeu desde o início do ano que a Ferrari trabalhou bem neste inverno e que a luta pelo título seria ainda mais difícil. Os flechas de prata apostaram na mesma fórmula nos testes de Barcelona… rodar o máximo possível, sem olhar em demasia em tempos por volta. A Ferrari destacou-se na tabela de tempos mas a Mercedes mostrou a habitual fiabilidade alemã.

A primeira corrida foi uma surpresa pois esperava-se que a Ferrari surgisse mais forte. Talvez a máquina italiana não tenha gostado das especificidades da pista australiana, mas no Bahrein a Scuderia mostrou o nível que se esperava. A Mercedes entendeu cedo que teria de entrar em modo “limitação de danos” e optou por jogar com inteligência, forçando o erro do adversário. A estratégia usada complicou a vida a Sebastian Vettel que ficou sob pressão de Lewis Hamilton, o que originou o erro do alemão.

O ritmo de Hamilton com os pneus mais macios não foi nada de especial, mas no último stint fez o suficiente para chegar ao segundo lugar o que já seria bom, tendo em conta o que se esperava no início da corrida. A falha no carro de Charles Leclerc abriu a porta a uma vitória inesperada mas também merecida, pelo trabalho de Hamilton e da equipa.

Nota de destaque para a postura de Hamilton neste fim de semana. A forma como consolou Leclerc e defendeu Vettel foi um claro sinal de respeito pelos adversários. Um dos pilotos que mais usa jogo psicológico não quis aproveitar o momento de fraqueza da Ferrari e teve dois gestos que ficam sempre bem num desporto cruel. Hamilton continua muito forte e tirar-lhe a coroa será muito difícil.

Valtteri Bottas teve também a sorte do seu lado. Não apresentou o andamento de Melbourne, mas beneficiou também do azar de Leclerc. Continua líder, mas não esteve em destaque. A postura determinada e aguerrida de Melbourne viu-se na primeira curva, mas cometeu um erro que lhe complicou a tarefa. Bottas está a ter um bom começou de ano com uma vitória e um segundo lugar, mas ainda é difícil entender se podemos contar com ele para a luta. Voltou a largar melhor que Hamilton e esta tendência pode ser importante para o resto da época (Nico Rosberg que o diga)

A Mercedes continua fortíssima. Um carro que continua competitivo apesar de ter sido suplantado pela Ferrari em ritmo puro, uma dupla de pilotos que garante bons resultados e uma equipa que funciona na perfeição. Neste fim de semana a estratégia ajudou ao sucesso, tal como o trabalho dos mecânicos. Os flechas de prata sabem que têm muito trabalho pela frente para encontrar respostas ao desafio lançado pela Ferrari, mas talvez a par da Red Bull, são a equipa que melhor responde em tempos de adversidade e pressão. O dinheiro ajuda muito ao sucesso na F1, mas a forma como a Mercedes trabalha deve-se à organização e à determinação de todos e esse será o maior “segredo” do sucesso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado