F1, Mercado de pilotos: Todos à espera da Mercedes
A temporada de 2024 da Fórmula 1 mal começou, mas os bastidores já estão agitados com todas as equipas a tentarem fechar contrato com os pilotos que possam dar melhores garantias de um bom desempenho em 2026, tentando tirar partido da introdução dos novos regulamentos. No entanto, o nó parece não desatar até que a Mercedes anuncie o substituto de Lewis Hamilton.
Desde o anúncio bombástico de Lewis Hamilton, antes mesmo do início da temporada, poucas novidades surgiram. No entanto, as conversas entre pilotos e equipas continuam a circular, assim como a muita especulação.
Um dos pontos centrais desta situação é Max Verstappen. Apesar dos rumores, uma saída da Red Bull parece altamente improvável, como já referimos anteriormente, até porque para o neerlandês permanecer na equipa de Milton Keynes é uma escolha lógica, já que ele está na melhor posição para conquistar mais vitórias e títulos, oferecendo essa opção mais estabilidade e potencial de sucesso que Verstappen procura.
Alimentado pela mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari e pela incerteza em torno de Max Verstappen e da Red Bull, o mercado de pilotos parece estagnado, enquanto se especula sobre potenciais mudanças de pilotos e tudo parece estar à espera que a Mercedes decida sobre o sucessor do heptacampeão britânico. Todas as outras equipas tenta posicionar-se para encontrarem as melhores soluções.
Com a Ferrari e McLaren já com contratos de longa duração assinados com os seus pilotos para as próximas temporadas, a Mercedes está em vantagem teórica, considera Toto Wolff, tanto para tentar atacar Max Verstappen ou com outra opção. No entanto, o responsável da Mercedes admitiu que “tudo é sempre possível neste carrossel maluco” e por isso, com as novas informações sobre a suposta proposta da Aston Martin a Adrian Newey, não se poderá colocar de parte a equipa de Silverstone e o que ainda poderá fazer.
Apesar disso, parece ser a Mercedes quem tem o baralho nas mãos e dá as cartas. Sem pressa para encontrar um substituto para Lewis Hamilton, Toto Wolff sabe que sem lugares vagos na Ferrari e na McLaren, tem fortes argumentos para negociar com qualquer piloto, tornando ao mesmo tempo, este lugar como um dos mais desejáveis.
A tensão no mercado de pilotos continua alta e, embora todos os olhos estejam voltados para a Mercedes, as coisas podem começar a movimentar-se em breve, assim que as decisões forem tomadas. Enquanto isso, outras negociações continuam em segundo plano, esperando pelo desfecho das peças-chave no tabuleiro da Fórmula 1.
Até pode ter o baralho nas maos mas quem me parece que irá dar as cartas será a Aston.