F1: McLaren tenta minimizar os efeitos da redução do tempo de túnel de vento

Por a 24 Dezembro 2024 12:30

Antes de vencer o Campeonato de Construtores de 2024, a McLaren e o diretor da equipa, Andrea Stella, já estava a preparar-se para os desafios colocados pela redução do tempo no túnel de vento devido à sua posição de líder do campeonato. Durante o Grande Prémio de Las Vegas, Stella partilhou ideias sobre como a equipa planeava mitigar esta limitação.

Stella sublinhou que o seu novo túnel de vento melhorou muito a eficiência, especialmente em comparação com a utilização do túnel de vento da Toyota, que implicava atrasos devido ao envio de peças. A nova configuração permite a realização de testes imediatos, acelerando significativamente o desenvolvimento. No entanto, Stella sublinhou que o sucesso não depende apenas do tempo no túnel de vento; a qualidade do desenvolvimento aerodinâmico e uma abordagem estratégica são igualmente fundamentais.

Ao dar prioridade a processos eficientes e de alta qualidade, a McLaren demonstrou clarividência e adaptabilidade, o que culminou na sua vitória no campeonato duas corridas mais tarde, em Abu Dhabi.

“Em primeiro lugar, só para dizer o óbvio, escolheríamos sempre vencer o campeonato e depois ver como se pode melhorar a eficiência em termos de desenvolvimento aerodinâmico na combinação de CFD e tempo de túnel de vento, porque as duas coisas são combinadas e são limitadas em função da posição no campeonato”.

“O novo túnel de vento é definitivamente um grande passo em frente, mas o grande passo em frente é, acima de tudo, do ponto de vista logístico. Sublinho sempre que o carro do ano passado, tanto para as atualizações na Áustria como para as atualizações em Singapura, foi concebido e desenvolvido no túnel de vento da Toyota. Mas o que acontece é que para desenvolver as coisas no túnel de vento da Toyota, temos a peça pronta, e depois é testada dois dias depois, só por causa do envio, e agora temos a peça pronta, e é testada duas horas depois”.

Stella continuou. “Assim, ganha-se muita eficiência. Mas, na realidade, a busca da eficiência não se deve apenas ao túnel de vento, mas a toda a abordagem do desenvolvimento aerodinâmico. Não é por ter três vezes mais tempo de túnel de vento que vou necessariamente desenvolver o carro três vezes mais depressa. Não é esse o caso”, observou. “E acho que este ano vimos isso muito bem, porque houve desenvolvimentos feitos na pista por algumas equipas, e não necessariamente se tornaram em melhorias. Portanto, não se trata necessariamente de quantidade; estamos a investir muito na qualidade do desenvolvimento.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
2 dias atrás

No mundo das corridas de automóveis, principalmente no domínio monolugar, a Mclaren é um dos mais fortes nomes da História.
Após muitos anos de apagamento, para o qual no inicio muito deve a problemas constantes de que era vitima no tempo do sr Mosley,(alguns chamam-lhe perseguição , o Lewis nunca se deve esquecer a maneira como perdeu o mundial em 2007 seu ano de estreia, mais a mega multa de 500 milhões, entre outros “casos” e que efetivamente deitaram a equipa de F1 por terra), finalmente regressam ao topo, sem pilotos vedetas e com elementos totalmente novos. De saudar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado