F1: McLaren revela plano de desenvolvimento do MCL38
A McLaren provou no ano passado que é possível fazer grandes progressos com pacotes de atualização, apesar de terem começado 2023 com um carro com menor desempenho do que o atual MCL38. Ainda assim, a ideia é progredir ao longo da temporada, tentando encurtar a margem para a Red Bull e neste momento, também para a Ferrari. Mas em Melbourne e Suzuka, os pilotos Oscar Piastri e Lando Norris ainda não terão grandes novidades nos seus monolugares, esperando por uma grande pacote de atualizações ainda na primeira metade da temporada.
Em Melbourne e Suzuka, os pilotos sabem que podem contar apenas com pequenas melhorias no MCL38 que não trarão grandes progressos em pista, mas Andrea Stella sublinhou que após estas provas, o cenário deverá mudar. “Esperamos introduzir uma grande atualização na primeira metade da época, por volta da sexta ou sétima corrida”, disse o chefe de equipa, acrescentando que “a grande questão é saber se é possível trazer atualizações para as corridas que se realizam no formato sprint, porque os pilotos só têm uma sessão de treinos livres”.
Stella sublinhou a importância de introduzir novos componentes com a certeza que trarão mais desempenho ao carro, limitadas que estão as equipas em termos financeiros. “Não se pode experimentar qualquer coisa por causa do limite orçamental, caso contrário, gasta-se mais do que o permitido. Por isso, é preciso estar convencido de que algo trará uma vantagem antes de gastar o dinheiro”, disse Stella.
A McLaren ocupa a terceira posição do mundial de construtores, com 28 pontos e mais dois do que a Mercedes, quarta classificada. No entanto, a Ferrari está no segundo posto com mais 21 pontos do que a estrutura de Woking, depois de ter alcançado dois pódios consecutivos no Barém e na Arábia Saudita.