F1: McLaren pode libertar Gabriel Bortoleto para a Sauber, mas só por empréstimo

Por a 18 Setembro 2024 16:30

O diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, afirmou que, embora a equipa não impeça Gabriel Bortoleto de se juntar à Sauber para um potencial lugar na Fórmula 1, prefere um acordo de empréstimo para o manter dentro da família McLaren.

Bortoleto, uma estrela em ascensão depois de vencer o campeonato de Fórmula 3 (como estreante) e liderar atualmente a classificação da Fórmula 2, chamou a atenção da Sauber (futura equipa Audi), e está na lista de potenciais reforços com nomes como Valtteri Bottas, Theo Pourchaire e Franco Colapinto.

Stella elogiou o desempenho, a consistência e a humildade de Bortoleto, comparando-o a Oscar Piastri, da McLaren. Apesar do rápido desenvolvimento de Bortoleto, a McLaren está satisfeita com o seu alinhamento de pilotos a longo prazo, composta por Piastri e Lando Norris, sem vagas até pelo menos 2027. No entanto, estão abertos as negociações com a Sauber, com o objetivo de manter o piloto brasileiro ligado à McLaren. A forte temporada de Bortoleto na F2, com 169,5 pontos, tornou-o um dos principais candidatos ao título.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 meses atrás

Cada vez tenho mais dúvidas sobre os programas júniores das equipas. Por um lado permitem que os jovens pilotos se formem, sem grande ivestimento pessoal, mas por outro lado amarra-os, sem lhes dar uma garantia de saída. Além disso, as equipas que têm academias, muitas vezes optam pelos seus pilotos, independentemente do seu real valor – foi o caso da Williams, com Sargeant, mas tb agora o Colapinto, o critério principal não foi o seu desempenho anterior, foi o fazer parte da academia – com base em avaliações que foram feitas muito cedo nas carreiras. Se remontarmos aos anos 70/80… Ler mais »

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
Pity
Pity
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

Metaforicamente, as academias são os padrinhos que ajudam os pais a pagar os estudos dos filhos. O problema maior é que muitos não conseguem vaga no curso que escolheram. O problema não são as academias, mas a falta de vagas na F1.Os pilotos eternizam-se na F1, mereçam ou não. Eu sei que as pessoas não concordam comigo, já em tempos expus esta ideia e levei com uma enxurrada de negativos, mas mantenho a mesma opinião: devia haver um limite de temporadas que os pilotos podiam fazer. Isso abriria vagas para os jovens que merecessem. A FIA quando criou o sistema… Ler mais »

Scb
Scb
Reply to  Pity
2 meses atrás

E que pilotos bons existem fora das academias ou sem estarem de alguma forma ligados a uma equipa? Ninguém! Saiem da Red Bull ou Ferrari Academy vão parar logo à da Alpine ou Williams. Depois o meterem só porque é da academia é falso. A Red Bull foi buscar o Riccardo de volta em vez de promover um jovem pra ex Toro Rosso. A Sauber tem o Pourchaire e equaciona alguém de fora como o Bortoleto. Já para não falar quando contratam pilotos experientes como Albon, Sainz, o próprio Hamilton, Perez. O ter um piloto de academia não é ter… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Scb
2 meses atrás

O caso Ricciardo é especial. Ele tinha sido “cria” da Red Bull, depois saiu, mas havia uma ligação. Ele voltou, penso, porque o Marko não confiava no Lawson, se confiasse não tinham ido buscar o Ricciardo, mas quis o destino que Lawson se provasse. E não tinham mais ninguém pronto. E não é verdade que saem da academia Red Bull e vão logo para outra, uns sim, outros não. Por acaso, até acho que eles ultimamente têm errado um bocado nas escolhas, mas isso é apenas a minha opinião. Quando dis “…ter apenas um piloto sob contrato, é ter lo… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Scb
2 meses atrás

Pilotos bons fora de academias nos últimos anos, de rajada cito o Aron e anteriormente o Drugovich, que foi campeão mesmo numa equipa da treta, por não ter dinheiro para mais. A questão principal é que não sei e o Bortoleto não vai ficar pelo caminho, por estar numa academia que não tem saída (dúvido que a Audi o aceite sob empréstimo, com uma clausula de recall, para substituições esporádicas). O que ia acontecendo ao Piastri tb é paradigmático: era óbvio logo na F2 que era um grande talento e ia ficando amarrado. Só um ‘facada nas costa’ do seu… Ler mais »

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
Pity
Pity
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

O Aron começou muito bem mas ultimamente tem-se envolvido em demasiados acidentes, nem sempre por culpa dele, é certo.
Também gostava do Iwasa, acho que seria bem melhor do que o Tsunoda. Drugovich merecia um lugar na F1.
Quanto ao Bortoleto, fontes brasileiras, que por muito sérias que sejam, puxam pelo seu compatriota, (natural), dizem que a McLaren não o quer perder por nada deste mundo,
Num momento em que quase não há testes e o maior desenvolvimento vem através do simulador, quem não estiver ligado a uma academia, estará em desvantagem. Sinal dos tempos…

Cágado1
Reply to  Pity
2 meses atrás

É bem capaz de ser verdade essa questão de o desenvolvimento como piloto se fazer através do simulador, na falta de testes. Aí tens razão que quem está fora de uma academia está em desvantagem. Bem visto!

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
Cágado1
Reply to  Pity
2 meses atrás

O Aron ainda é muito pouco experiente, é normal que erre, como na Hungria – saber aceitar e lidar com o erro tb é uma qualidade. Mas tem tido tb bastante azar, senão estava na luta pelo campeonato.

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

Estamos a falar da Audi, não faz sentido em pensar noutros pilotos que não sejam os que se tem especulado, ou outros dentro da academia sauber. Para 2026 também têm o Maloney.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado