F1, McLaren perde arma secreta, ‘mini-DRS’, mas impacto no campeonato é mínimo
A FIA forçou a McLaren a mudar asa traseira após flexão excessiva, pelo que a equipa perde o seu, agora famoso, ‘mini-DRS’
A FIA obrigou a McLaren a fazer ajustes à sua asa traseira, depois de ter concluído que esta deforma demasiado em pista. Apesar da asa sempre ter passado nas verificações técnicas, o que a federação sempre reiterou, agora decidiu agir. Para a McLaren, depois de a ter utilizado na Bélgica, Monza e Baku, daqui para a frente só iria ‘dar jeito’ em Las Vegas, pelo que as perdas são mínimas.
Recorde-se que este ‘mini-DRS’ da McLaren foi uma solução temporária, introduzida apenas para circuitos de baixa carga aerodinâmica, foi como referimos usado apenas em algumas corridas, pelo que a decisão da FIA terá impacto mínimo no campeonato.
A McLaren terá agora de usar a sua asa de alta carga aerodinâmica na maioria das corridas restantes, e este ‘mini-DRS’ só seria sado novamente em Las Vegas. Como se percebe, a McLaren aproveitou bem a oportunidade e a equipa obteve bons resultados com o ‘mini-DRS’ nas pistas que já referimos, Bélgica, Monza e Baku.
Agora, resta saber se a McLaren acredita que foi injustamente alvo de atenção em relação à sua asa traseira. Embora tenha sido alvo de atenção desde Baku pelo comportamento da sua asa traseira, fontes indicam que a McLaren também tem observado de perto os designs dos seus rivais e acredita que alguns deles também podem estar ultrapassando os limites dos regulamentos.
MPSA/Phillipe Nanchino