F1: McLaren escondeu pormenor dos flancos na apresentação do MCL38
O McLaren MCL38 apresentado esta semana- como acontece com vários outros carros – não é a versão final que será vista em pista, tendo um desenvolvimento contínuo. Todos querem esconder o máximo dos adversários, não querendo dar pistas sobre o rumo a tomar durante a temporada. Assim sendo, também a McLaren terá deixado uma solução que deverá apresentar em 2024 longe dos holofotes e câmaras fotográficas durante o evento de apresentação do projeto de 2024.
A equipa de Woking está entusiasmada com MCL38 e espera alcançar correlação de dados em pista com as simulações realizadas, até porque o carro que apresentaram numa fase posterior da temporada passada resultou num salto gigante em termos de desempenho. Por isso, por altura do shakedown do MCL38, a McLaren terá apresentado uma pequena asa na extremidade dianteira dos flancos. Quem afirma isso é Tobias Gruner, correspondente do Auto Motor und Sport, acrescentando que a equipa terá escondido outros pormenores no fundo e da suspensão no evento de lançamento. O recém-lançado MCL38 da McLaren representa um marco significativo como o primeiro monolugar desenvolvido, em parte, no novo túnel de vento da equipa. O carro segue claramente a direção de desenvolvimento estabelecida nas principais atualizações da temporada anterior, com destaque para as mudanças introduzidas durante o Grande Prémio da Áustria. Naquela ocasião, uma nova abordagem na frente dos flancos, com um corte inferior expandido e maior separação entre a entrada do radiador e a parte inferior, fez aumentar, de forma notável, o desempenho do monolugar.
Agora, o mesmo flanco passou por uma remodelação radical. Essas alterações têm como objetivo aprimorar exclusivamente o fluxo de ar através do fundo, uma vez que é aí que reside grande parte do potencial de melhoria do desempenho. Com esta pequena asa, referida pelo jornalista da publicação alemã como uma “reminiscência” do Mercedes W14, a equipa de Woking pretende alcançar um melhor desempenho esta temporada e entrar imediatamente na luta pelos pódios.
Todas as equipas esconderam alguma coisa, não foi só a McLaren.