F1, McLaren: Atualizar ou não atualizar? Eis a questão

Por a 25 Setembro 2024 13:18

A McLaren está a enfrentar um dilema quanto à introdução de melhorias no fundo do seu bem-sucedido MCL38, que dominou o Grande Prémio de Singapura. Apesar do seu forte desempenho e liderança no campeonato de construtores, a equipa manteve o fundo introduzido pela primeira vez em Miami.

Tem sido uma tendência nesta época. As atualizações das equipas nunca se traduziram em ganhos palpáveis, motivando inclusive algumas dores de cabeça aos engenheiros. Aconteceu às equipas do top 4 exceto a McLaren que foi bem sucedida na atualização de Miami. Mas, nesta fase, a McLaren reconheceu que tem algumas dúvidas se deve arriscar mudar um carro que é competitivo.

O chefe de equipa Andrea Stella reconhece o desafio de decidir se continua com o pacote atual ou se arrisca atualizações, especialmente com os concorrentes que vão introduzir novas atualizações no Grande Prémio dos Estados Unidos. Embora cauteloso quanto à alteração de uma fórmula vencedora, Stella salienta a necessidade de confiar no processo de desenvolvimento da McLaren e de se manter agressivo, uma vez que a vantagem da equipa pode desaparecer se os rivais introduzirem atualizações bem sucedidas.

“Temos algumas coisas em preparação e, obviamente, quando se tem este tipo de desempenho em pista, é sempre possível abordar as coisas de um ponto de vista cauteloso em termos de desenvolvimento. Mas, ao mesmo tempo, temos de confiar no processo. Temos de confiar na forma como temos estado a trabalhar até agora. Já disse que levámos o tempo necessário para nos certificarmos de que, depois de estarmos competitivos, fizemos as devidas diligências. Por isso, não acho que isto vá mudar os nossos planos”.

“E nós não sabemos quais são os planos dos outros. A Red Bull, vemos que numa pista em que eles pensavam que não seriam muito competitivos, acabaram por ser potencialmente os segundos melhores. E acho que não vimos a Ferrari [no seu melhor], pois mesmo nos treinos eles pareciam ser tão rápidos quanto nós. Por isso, acho que esta corrida pode ter sido um pouco lisonjeira. Do ponto de vista da competitividade, eu diria que precisamos de continuar a ser agressivos em termos de desenvolvimento.”

O designer-chefe Rob Marshall sugere que a equipa prefere apresentar as atualizações como um grande pacote em vez de o fazer gradualmente, uma vez que esta abordagem garante que todos os componentes funcionam bem em conjunto quando testados em CFD e túneis de vento. Veremos em Austin se a McLaren arrisca ou joga pelo seguro.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado