F1, Max Verstappen: “Não vou continuar durante mais 10 anos se estiver a fazer 24 corridas”

Por a 29 Fevereiro 2024 19:00

A temporada mais longa da história da Fórmula 1 está prestes a arrancar e Max Verstappen aproveitou para avisar os responsáveis do mundial que a competição não tem muito a ver com a quantidade de corridas, mas sim a qualidade, afirmando ao mesmo tempo que o “limite” já foi ultrapassado com 24 corridas agendadas para este ano. 

“Sinto que já ultrapassamos o limite de corridas”, afirmou o tricampeão do Mundo de Fórmula 1, em antevisão à prova de abertura da temporada de 2024 no Barém. “Sei que ainda sou muito jovem, mas também sei que não vou continuar durante mais 10 anos se estiver a fazer 24 corridas”. 

Verstappen recordou que “o que está em causa é a qualidade em vez da quantidade e já o disse antes, isto não é sustentável”. O piloto neerlandês insistiu ainda que gosta muito “de correr e faço-o muito também fora da F1, mas a certa altura começa-se a olhar para a qualidade de vida e para quanto se está fora [de casa], a fazer o desporto que se gosta e, a certa altura, preferia estar em casa e concentrar-me noutros projetos. Isto é uma loucura, sabe-se o quanto se tem de fazer por isto e eu adoro, agora não é um problema, no entanto sei que daqui a uns anos será muito diferente”.

Max Verstappen explicou que colocar em hipótese a substituição de pilotos durante a temporada para se aumentar no número de provas a realizar é “um pouco louco”, reforçando que o seu sentimento sobre a quantidade de corridas por ano é partilhado por outros pilotos, “mas a F1 é que decide o que quer fazer com o seu desporto”.

Ainda assim, o neerlandês considera que seria uma “pena” se os pilotos “começarem a encurtar as suas carreiras porque é demasiado” e espera que se possa “refletir sobre isso no futuro”.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
fabiocostavck
fabiocostavck
7 meses atrás

Não consigo entender esta panca dos pilotos com o número de corridas.
São uns priveligiados por poderem conduzir os carros mais rápidos do mundo, tem mais férias que 90% das pessoas no mundo e acham que trabalham muito.

Pity
Pity
Reply to  fabiocostavck
7 meses atrás

Penso que você, como a esmagadora maioria das pessoas, trabalha num só lugar e vai todos dias dormir a casa. Os pilotos e todo o restante pessoal das equipas, fazem milhares de quilómetros de avião, muitos deles em fusos horários extremos, com poucos dias de intervalo, o que não é bom para a saúde física e mental. Os pilotos, ainda assim, são os mais sortudos, porque os mecânicos são as maiores vítimas, já que em corridas em semanas consecutivas, mal têm tempo de descansar. Acredito que o Max e os outros pilotos que reclamam, não o fazem só por eles,… Ler mais »

fabiocostavck
fabiocostavck
Reply to  Pity
7 meses atrás

Em certa parte concordo, mas já sabem que uma profissão ligada a este ramo envolve este tipo de coisas. Há profissões que ainda são piores.
Se calhar foi o meu lado de fã que fica entediado quando não há um fim de semana de F1 que falou mais alto, mas ultimamente vejo muitas queixas quanto a coisas que antigamente não se via e isso de certa forma deixa-me chateado. É a nova geração e só tenho de me adaptar a ela

Pity
Pity
Reply to  fabiocostavck
7 meses atrás

Eu sou uma fã das que não falha um treino sequer, excepção feita às madrugadas, em que só vejo, em directo, a qualificação e a corrida, mas considero que há corridas a mais, perdeu-se aquele sentimento de “hoje é dia de corrida” que tínhamos quando o campeonato tinha 16 corridas. Hoje é mais “hoje não o posso ir, há F1” se me faço entender. Banalizou-se a F1.

2020
2020
Reply to  Pity
7 meses atrás

E ganham o ordenado mínimo, não têm seg.social, não podem levar os filhos á escola, dormem ao relento, nao têm subsídios… não há que ter pena, é uma opção de trabalho, bem pago.

Pity
Pity
Reply to  2020
7 meses atrás

Para quem só pensa no dinheiro, é.

Kaos
Kaos
Reply to  fabiocostavck
7 meses atrás

E arriscam a vida…

demolidor19
demolidor19
7 meses atrás

E quando havia dois carros por piloto, motor para treinos, motor para qualificação, motor para corrida…
Que correria desses mecanicos e demais membros da equipa…

Nostradamus
Nostradamus
7 meses atrás

No Mundo da F1,se trabalha ao redor de 25 semanas por Ano,dentro do núcleo que necessita deslocar-se as pistas.Trabalham num ambiente de LOGÍSTICA dos mais desenvolvidos no Mundo.Para quem tenha o mínimo conhecimento do funcionamento ds bastidores da F1 atual,percerá que fora os mecânicos (de garagem) e pilotos,60% do pessoal trabalha em regime ROTATÍVO,muitas vezes estão a montar as boxes e as instalações de apoio em DOIS CIRCUITOS diferentes ao mesmo tempo.Nao sao sempre os mesmos a desmontar e montar o Circo de corrida para corrida.Principalmente em semanas seguidas de competição.Para além disso,TODOS dispõem de assistência Médica (nutricionistas,fisioterapeutas,etc),uma rede de… Ler mais »

ricfil
ricfil
Reply to  Nostradamus
7 meses atrás

E ainda estou para ver o dia em que um piloto diga : “Eu não ligo ao dinheiro, prefiro auferir 820€/mês (fora descontos) e ir dormir a casa.” – para os que “não pensam só no dinheiro”, conforme referido acima.

Taditos deles pá…

Last edited 7 meses atrás by Ricfil
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado