F1, Max Verstappen e Charles Leclerc em risco de sofrer penalizações na grelha
Vários pilotos correm o risco de sofrer penalizações por exceder o número limite de componentes estipulados para 2022, na segunda metade da época.
O número máximo de componentes atribuído a cada piloto é o seguinte:
Motor de Combustão Interna (ICE): 3
Turbo (TC): 3
MGU-H: 3
MGU-K: 3
Bateria (ES): 2
Centralina (CE): 2
Escape (EX): 8
Isto significa que um piloto pode utilizar a quantidade de peças acima referida sem cair lugares na grelha, mas incorrerá numa penalização caso ultrapasse o limite.
As peças usadas anteriormente podem ser montadas novamente. Por exemplo, se um terceiro Motor de Combustão Interna for instalado no carro de um piloto, os dois primeiros ainda podem ser novamente utilizados.
Após as primeiras 13 corridas da época, os principais aspirantes ao título, Max Verstappen e Charles Leclerc, já se encontram em risco de sofrer penalização na próxima vez que colocarem um novo componente no seu monolugar.
Na tabela abaixo apresentada estão os números de peças utilizadas por cada piloto, atualizados após o Grande Prémio da Hungria.
Piloto | ICE (máx 3) | TC (máx 3) | MGU-H (máx 3) | MGU-K (máx 3) | ES (máx 2) | CE (máx 2) | EX (máx 8) |
Russell | 2 | 2 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Hamilton | 2 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 3 |
Pérez | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 2 | 5 |
Verstappen | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 1 | 5 |
Leclerc | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 3 | 8 |
Sainz | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 3 | 5 |
Norris | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 1 | 3 |
Ricciardo | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 2 |
Alonso | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Ocon | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Gasly | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 5 |
Tsunoda | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Stroll | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Vettel | 2 | 2 | 2 | 3 | 2 | 2 | 2 |
Albon | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Latifi | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Bottas | 4 | 5 | 5 | 5 | 2 | 3 | 5 |
Zhou | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 4 |
Magnussen | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 5 |
Schumacher | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 5 |