F1, Mattia Binotto: “Desenvolvemos o carro com base numa vantagem que já não temos”

Por a 11 Setembro 2020 14:28

O chefe da Scuderia Ferrari, Mattia Binotto continua a negar que a Ferrari esteja em crise, mas ao mesmo tempo ‘chancela’ opiniões dos seus pilotos quanto estes avaliam que a situação está muito má: “Depois de Monza, o Sebastian (Vettel) disse que não podia ficar pior, e ele estava certo”, disse Binotto à televisão RAI 3: “Mas estamos a trabalhar para melhorar a situação e ela só pode melhorar a partir daqui”.

Explicando o problema central de toda esta a situação e deixando quase a certeza que este não terá solução, sequer a médio prazo, Binotto admite que a potência do motor da Ferrari foi um sucesso o ano passado, e esperava que assim continuasse em 2020, mas houve ‘algo’ pelo meio, que como todos sabemos, se tratou da decisão da FIA impedir a Ferrari de fazer o que estava a fazer com o seu motor, numa decisão que não foi conhecida publicamente: “Desenvolvemos um carro com base numa vantagem que hoje já não temos. Como chefe da equipa, se eu tivesse de fazer um mea culpa diria que não compreendi as dificuldades deste carro mais cedo”, disse Binotto que admite ainda que Mugello será mais um fim-de-semana difícil, o que poderá ser dececionante para os cerca de 3000 espetadores italianos presentes: “Espero que compreendam em que tipo de situação nos encontramos”, disse Binotto, que também falou de Charles Leclerc: “Creio que Charles não só deve enfrentar a situação, como deve ajudar a equipa a sair dela. Ele ainda tem apenas 22 anos, pelo que deve crescer como pessoa e como líder”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
andresilvac4
andresilvac4
4 anos atrás

Adorava saber o que estava na base do motor da Ferrari dos últimos 2 anos mas cada vez me convenço mais que não era um simples “bypass” a nenhum sensor nem nenhuma artimanha para ludibriar a FIA o motor Ferrari era diferente e agora está muito diferente o carro está completamente desequilibrado e difícil de conduzir como os pilotos estão sempre a dizer o que me leva num caminho que implica mudanças radicais de peso ou de pelo menos distribuição do mesmo, caso contrário o carro seria apenas mais lento se fosse falta de potência mas é mais lento e… Ler mais »

anotheruser
Reply to  andresilvac4
4 anos atrás

Mais velocidade permite maior efeito de solo, que permite maior aderência que por sua vez permite mais estabilidade e assim sucessivamente.
Monza é especial, mas aplicam-se as mesmas regras. O carro precisa de velocidade para a aerodinâmica (em termos de efeito de solo) poder funcionar (em recta e em curva)
Ou seja não há sistemas estanques de velocidade por um lado e aerodinâmica por outro. Há uma relação de reciprocidade entre elas e não uma mera causa-efeito unidirecional.

Last edited 4 anos atrás by anotheruser
andresilvac4
andresilvac4
Reply to  anotheruser
4 anos atrás

Tudo isso faz sentido mas mesmo em curvas lentas parece que o carro está sempre a tentar fugir e a precisar de ajustes constantes e julgo que a diferença de potência no motor e falta de velocidade de ponta não explique tudo claramente a Ferrari não equilibrou o carro que tem sequer pode até estar com uma carga aerodinâmica baixa para tentar obter velocidade de ponta mas parece que mal os pilotos façam a curva normalmente acabam a despistar se talvez pela carga aerodinâmica ser baixa há aqui mais algum fator a tornar o Ferrari instável o que é não… Ler mais »

anotheruser
Reply to  andresilvac4
4 anos atrás

Se perdem o controlo da traseira em fase de aceleração nas saídas de curva (parece-me que é isso que tem acontecido), provavelmente é o súbito torque passado ao eixo traseiro pela componente eléctrica do motor. Isso é problema do piloto, que carrega demasiado cedo e demasiado rápido no acelerador e a traseira do carro ganha vida própria e foge
O primeiro grande exemplo foi o acidente do Sainz na Rússia pela ToroRosso há uns anos.

*RPMS*™
4 anos atrás

Binotto parece estar a ser sincero. A explicação faz sentido.
Esperavam poder contar com “outro motor” para este carro… Mas se não está legal, não pode ser!

Cumprimentos

RedDevil
RedDevil
4 anos atrás

O ano passado tinham a “vantagem” e “andaram às aranhas” na maioria dos GP… o Binotto anda sempre “às aranhas”… essa é que é a razão para a Ferrari estar onde está…

driver-on-track
driver-on-track
4 anos atrás

os 3000 espectadores deveriam vaiar-te a tempo inteiro, pois além da notória falta de habilidade para gerir a equipa , pelo lado tecnico também te falta algo…. atirar a toalha ao chão sem sequer tentar tudo…. como não é possivel resuscitar o Comendatore para te demitir na hora , ao menos ganha vergonha e sai., mas o principal culpado foi o iluminado que afastou o Arrivabene e criou esta estrutura perdedora.

Last edited 4 anos atrás by Manuel Araujo
inoferreira
4 anos atrás

Quando se perde a vantagem da “BATOTA” é sempre complicado….

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Falar em “batota” na F1…é mesmo de um tipo que anda a leste deste desporto. Como se houvesse um carro literalmente legal no grid. Se estiver totalmente legal, é que a equipa não se está a esforçar o suficiente.

inoferreira
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Uma coisa é estar no limiar da ilegalidade outra é estar ilegal, mas tu sabes lá o que é isso, tens a mania que percebes muito mas os teus comentários denuncian-te logo, continua a enterrar a cabeça na areia, que fazes bem.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Que definição é essa? Limiar da ilegadidade? Ou é ilegal ou não é

inoferreira
Reply to  ManelDasBombas
4 anos atrás

Quer um exemplo eu dou, na altura de domínio da Red Bull várias equipas queixavam-se da flexibilidade da asa dianteira, mas nos teste efectuados pela FIA a asa estava dentro dos parâmetros, mas em corrida era notório que as asas fletiam para lá da legalidade, logo o problema estava no teste, algo que foi explorado pela Red Bull, quer outro, o sistema DAS da Mercedes está a roçar e ilegalidade mas não é ilegal.

RedDevil
RedDevil
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

E a “meia-grávida” como é que se faz?

Em relação às “legalidades”, não existe meio-termo… ou está, ou não está…

inoferreira
Reply to  RedDevil
4 anos atrás

A meia grávida? Metes o dedo polegar na boca e bufas…..

RedDevil
RedDevil
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Fraco… Muito fraquinho…
Esperava algo mais elaborado…

RogerM
RogerM
4 anos atrás

O Binotto a revelar o que muitos já sabiam. O que acho mais caricato ainda é o Leclerc dar por vezes 1 segundo…repito 1 segundo…ao Vettel, quando na temporada passada andava próximos. Veremos o que faz o Sainz.Continuo a afirmar que é um piloto muito subestimado…principalmente a nível psicológico. Se começar a bater o Leclerc, lá a Scuderia mete mais outra jovem promessa no assador.

inoferreira
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Claro que tu já sábias, mas parece que o Binotto só descubri-o agora, porque não lhe telefonar-te a avisar?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Pois, e ainda andou a tentar atirar areia para os olhos, a dizer que o acordo secreto nada tem haver com o motor estar ilegal. Sim sim pois pois.

Enfim, este Binotto não dá uma para a caixa, conseguiu destruir tudo aquilo que Vettel ajudou a construir desde 2015.

Last edited 4 anos atrás by Frenando_Afondo™
chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Não é “ter haver” é “ter a ver” , assim se escreve, em bom português homem.

aguia25
aguia25
4 anos atrás

A confissão da batota

inoferreira
Reply to  aguia25
4 anos atrás

Segundo os entendidos encabeçados pelo nosso “amigo” RogerM, naaaaa, ilegal andam todos, especialmente a Mercedes (até devia ser ilegal ter o Hamilton como piloto) mas ele o ano passado e á dois anos dizia que andavam todos menos a Ferrari, é mesmo a entendido, mas também se não fosse o nosso “amigo” RogerM íamos rir de quê?

Last edited 4 anos atrás by inoferreira
jgleal1
jgleal1
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Podemos sempre rir-nos de ti, tu e ele “é só rir”.

Last edited 4 anos atrás by José Leal
inoferreira
Reply to  jgleal1
4 anos atrás

Ri-, ri-te, quando souberes que é para o..,…………..

Patucho10
Patucho10
4 anos atrás

Binotto vai explicar o que se passa na Ferrari!…
https://www.youtube.com/watch?v=4Nu2Yl3PbeA&list=WL

RedDevil
RedDevil
Reply to  Patucho10
4 anos atrás

Lol…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado