F1, Mattia Binotto: “Desenvolvemos o carro com base numa vantagem que já não temos”
O chefe da Scuderia Ferrari, Mattia Binotto continua a negar que a Ferrari esteja em crise, mas ao mesmo tempo ‘chancela’ opiniões dos seus pilotos quanto estes avaliam que a situação está muito má: “Depois de Monza, o Sebastian (Vettel) disse que não podia ficar pior, e ele estava certo”, disse Binotto à televisão RAI 3: “Mas estamos a trabalhar para melhorar a situação e ela só pode melhorar a partir daqui”.
Explicando o problema central de toda esta a situação e deixando quase a certeza que este não terá solução, sequer a médio prazo, Binotto admite que a potência do motor da Ferrari foi um sucesso o ano passado, e esperava que assim continuasse em 2020, mas houve ‘algo’ pelo meio, que como todos sabemos, se tratou da decisão da FIA impedir a Ferrari de fazer o que estava a fazer com o seu motor, numa decisão que não foi conhecida publicamente: “Desenvolvemos um carro com base numa vantagem que hoje já não temos. Como chefe da equipa, se eu tivesse de fazer um mea culpa diria que não compreendi as dificuldades deste carro mais cedo”, disse Binotto que admite ainda que Mugello será mais um fim-de-semana difícil, o que poderá ser dececionante para os cerca de 3000 espetadores italianos presentes: “Espero que compreendam em que tipo de situação nos encontramos”, disse Binotto, que também falou de Charles Leclerc: “Creio que Charles não só deve enfrentar a situação, como deve ajudar a equipa a sair dela. Ele ainda tem apenas 22 anos, pelo que deve crescer como pessoa e como líder”.
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Adorava saber o que estava na base do motor da Ferrari dos últimos 2 anos mas cada vez me convenço mais que não era um simples “bypass” a nenhum sensor nem nenhuma artimanha para ludibriar a FIA o motor Ferrari era diferente e agora está muito diferente o carro está completamente desequilibrado e difícil de conduzir como os pilotos estão sempre a dizer o que me leva num caminho que implica mudanças radicais de peso ou de pelo menos distribuição do mesmo, caso contrário o carro seria apenas mais lento se fosse falta de potência mas é mais lento e… Ler mais »
Mais velocidade permite maior efeito de solo, que permite maior aderência que por sua vez permite mais estabilidade e assim sucessivamente.
Monza é especial, mas aplicam-se as mesmas regras. O carro precisa de velocidade para a aerodinâmica (em termos de efeito de solo) poder funcionar (em recta e em curva)
Ou seja não há sistemas estanques de velocidade por um lado e aerodinâmica por outro. Há uma relação de reciprocidade entre elas e não uma mera causa-efeito unidirecional.
Tudo isso faz sentido mas mesmo em curvas lentas parece que o carro está sempre a tentar fugir e a precisar de ajustes constantes e julgo que a diferença de potência no motor e falta de velocidade de ponta não explique tudo claramente a Ferrari não equilibrou o carro que tem sequer pode até estar com uma carga aerodinâmica baixa para tentar obter velocidade de ponta mas parece que mal os pilotos façam a curva normalmente acabam a despistar se talvez pela carga aerodinâmica ser baixa há aqui mais algum fator a tornar o Ferrari instável o que é não… Ler mais »
Se perdem o controlo da traseira em fase de aceleração nas saídas de curva (parece-me que é isso que tem acontecido), provavelmente é o súbito torque passado ao eixo traseiro pela componente eléctrica do motor. Isso é problema do piloto, que carrega demasiado cedo e demasiado rápido no acelerador e a traseira do carro ganha vida própria e foge
O primeiro grande exemplo foi o acidente do Sainz na Rússia pela ToroRosso há uns anos.
Binotto parece estar a ser sincero. A explicação faz sentido.
Esperavam poder contar com “outro motor” para este carro… Mas se não está legal, não pode ser!
Cumprimentos
O ano passado tinham a “vantagem” e “andaram às aranhas” na maioria dos GP… o Binotto anda sempre “às aranhas”… essa é que é a razão para a Ferrari estar onde está…
os 3000 espectadores deveriam vaiar-te a tempo inteiro, pois além da notória falta de habilidade para gerir a equipa , pelo lado tecnico também te falta algo…. atirar a toalha ao chão sem sequer tentar tudo…. como não é possivel resuscitar o Comendatore para te demitir na hora , ao menos ganha vergonha e sai., mas o principal culpado foi o iluminado que afastou o Arrivabene e criou esta estrutura perdedora.
Quando se perde a vantagem da “BATOTA” é sempre complicado….
Falar em “batota” na F1…é mesmo de um tipo que anda a leste deste desporto. Como se houvesse um carro literalmente legal no grid. Se estiver totalmente legal, é que a equipa não se está a esforçar o suficiente.
Uma coisa é estar no limiar da ilegalidade outra é estar ilegal, mas tu sabes lá o que é isso, tens a mania que percebes muito mas os teus comentários denuncian-te logo, continua a enterrar a cabeça na areia, que fazes bem.
Que definição é essa? Limiar da ilegadidade? Ou é ilegal ou não é
Quer um exemplo eu dou, na altura de domínio da Red Bull várias equipas queixavam-se da flexibilidade da asa dianteira, mas nos teste efectuados pela FIA a asa estava dentro dos parâmetros, mas em corrida era notório que as asas fletiam para lá da legalidade, logo o problema estava no teste, algo que foi explorado pela Red Bull, quer outro, o sistema DAS da Mercedes está a roçar e ilegalidade mas não é ilegal.
E a “meia-grávida” como é que se faz?
Em relação às “legalidades”, não existe meio-termo… ou está, ou não está…
A meia grávida? Metes o dedo polegar na boca e bufas…..
Fraco… Muito fraquinho…
Esperava algo mais elaborado…
O Binotto a revelar o que muitos já sabiam. O que acho mais caricato ainda é o Leclerc dar por vezes 1 segundo…repito 1 segundo…ao Vettel, quando na temporada passada andava próximos. Veremos o que faz o Sainz.Continuo a afirmar que é um piloto muito subestimado…principalmente a nível psicológico. Se começar a bater o Leclerc, lá a Scuderia mete mais outra jovem promessa no assador.
Claro que tu já sábias, mas parece que o Binotto só descubri-o agora, porque não lhe telefonar-te a avisar?
Pois, e ainda andou a tentar atirar areia para os olhos, a dizer que o acordo secreto nada tem haver com o motor estar ilegal. Sim sim pois pois.
Enfim, este Binotto não dá uma para a caixa, conseguiu destruir tudo aquilo que Vettel ajudou a construir desde 2015.
Não é “ter haver” é “ter a ver” , assim se escreve, em bom português homem.
A confissão da batota
Segundo os entendidos encabeçados pelo nosso “amigo” RogerM, naaaaa, ilegal andam todos, especialmente a Mercedes (até devia ser ilegal ter o Hamilton como piloto) mas ele o ano passado e á dois anos dizia que andavam todos menos a Ferrari, é mesmo a entendido, mas também se não fosse o nosso “amigo” RogerM íamos rir de quê?
Podemos sempre rir-nos de ti, tu e ele “é só rir”.
Ri-, ri-te, quando souberes que é para o..,…………..
Binotto vai explicar o que se passa na Ferrari!…
https://www.youtube.com/watch?v=4Nu2Yl3PbeA&list=WL
Lol…