F1: Mais testes da Pirelli em Paul Ricard

Por a 31 Maio 2024 13:14

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, trabalha intensamente no desenvolvimento de pneus de chuva adequados para os próximos regulamentos 2026, que continuarão a utilizar jantes de 18 polegadas. 

Após o Grande Prémio do Japão em Suzuka, a Pirelli organizou um teste de pneus, já depois de terem estado em Barcelona e Jerez de la Frontera. Este esforço continuou apenas dois dias após a vitória da Ferrari no Mónaco, com a equipa a realizar mais testes a cerca de 200 km de distância. No primeiro dia de testes, Carlos Sainz, da Ferrari, concentrou-se principalmente nos pneus slick, completando 121 voltas naquele que foi o último traçado do Grande Prémio de França, no circuito de Paul Ricard, e mais 17 voltas num traçado mais curto.

No dia seguinte, Charles Leclerc assumiu as mesmas funções no teste, concentrando-se nos pneus intermédios e de chuva para piso molhado. Os esforços de Leclerc resultaram em 160 voltas, proporcionando um valioso ‘feedback’ sobre o desempenho dos pneus de chuva em várias condições.

“Tivemos dois dias úteis de testes, durante os quais pudemos, não só completar o programa para os pneus slicks, mas também procurar soluções para os pneus de chuva”, explicou Isola. “Ainda não havíamos tido essa oportunidade este inverno. O sistema de chuva nesta pista dá-nos a possibilidade de manter, a um nível constante, água na pista para podermos testar diferentes protótipos.”

A Pirelli utilizou o sofisticado sistema de chuva do circuito para simular as condições de chuva, embora Mario Isola, responsável da marca italiana para a F1, tenha reconhecido que alguns aspetos das corridas reais não podem ser reproduzidos na perfeição. Apesar destas limitações, o teste produziu uma quantidade significativa de dados, que a Pirelli irá agora analisar para aperfeiçoar ainda mais o desenvolvimento dos seus pneus.

“Fizemos grandes progressos no programa para os pneus slicks e estamos agora perto de definir a construção e as escolhas para os pneus de tempo seco”, concluiu o responsável da Pirelli.

Foto: Pirelli

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado