F1: Mais testes da Pirelli em Paul Ricard
A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, trabalha intensamente no desenvolvimento de pneus de chuva adequados para os próximos regulamentos 2026, que continuarão a utilizar jantes de 18 polegadas.
Após o Grande Prémio do Japão em Suzuka, a Pirelli organizou um teste de pneus, já depois de terem estado em Barcelona e Jerez de la Frontera. Este esforço continuou apenas dois dias após a vitória da Ferrari no Mónaco, com a equipa a realizar mais testes a cerca de 200 km de distância. No primeiro dia de testes, Carlos Sainz, da Ferrari, concentrou-se principalmente nos pneus slick, completando 121 voltas naquele que foi o último traçado do Grande Prémio de França, no circuito de Paul Ricard, e mais 17 voltas num traçado mais curto.
No dia seguinte, Charles Leclerc assumiu as mesmas funções no teste, concentrando-se nos pneus intermédios e de chuva para piso molhado. Os esforços de Leclerc resultaram em 160 voltas, proporcionando um valioso ‘feedback’ sobre o desempenho dos pneus de chuva em várias condições.
After those held in Barcelona, Jerez de la Frontera and Suzuka, this week Pirelli is at France’s Le Castellet circuit for two days of testing with @ScuderiaFerrari. Today, it was Carlos Sainz who drove the SF-24 and tested different compounds and constructions for 2025. pic.twitter.com/u6Ox7kzLkp
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 28, 2024
“Tivemos dois dias úteis de testes, durante os quais pudemos, não só completar o programa para os pneus slicks, mas também procurar soluções para os pneus de chuva”, explicou Isola. “Ainda não havíamos tido essa oportunidade este inverno. O sistema de chuva nesta pista dá-nos a possibilidade de manter, a um nível constante, água na pista para podermos testar diferentes protótipos.”
A Pirelli utilizou o sofisticado sistema de chuva do circuito para simular as condições de chuva, embora Mario Isola, responsável da marca italiana para a F1, tenha reconhecido que alguns aspetos das corridas reais não podem ser reproduzidos na perfeição. Apesar destas limitações, o teste produziu uma quantidade significativa de dados, que a Pirelli irá agora analisar para aperfeiçoar ainda mais o desenvolvimento dos seus pneus.
“Fizemos grandes progressos no programa para os pneus slicks e estamos agora perto de definir a construção e as escolhas para os pneus de tempo seco”, concluiu o responsável da Pirelli.
Foto: Pirelli
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI