F1: Luta interna da McLaren pode aquecer em 2025
Johnny Herbert acredita que Oscar Piastri irá desafiar Lando Norris pela liderança da McLaren na próxima época, o que poderá alterar a dinâmica da equipa.
Embora a McLaren tenha rotulado ambos os pilotos como “número um”, a equipa deu prioridade a Norris na sua candidatura ao campeonato esta época. No entanto, com Max Verstappen praticamente certo de conquistar o seu quarto título, a McLaren pode voltar a dar tratamento igual a Norris e Piastri, reconhecendo que a prioridade sempre foi o campeonato de construtores. Herbert prevê que Piastri será autorizado a competir livremente até o final da temporada e que a competição entre os dois se intensificará em 2025.
Olhando para o próximo ano, Herbert espera uma temporada altamente competitiva envolvendo a McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes, fazendo com que o campeonato seja disputado a quatro mãos. Ele vê Piastri como um oponente formidável para Norris, que liderou o progresso da McLaren, mas enfrentará uma forte rivalidade dentro da equipa, uma vez que ambos os pilotos lutam pelo domínio.
“Se formos para Abu Dhabi e o campeonato estiver terminado e não for possível ao Lando ganhar [o título de pilotos], isso já terá mudado”, disse o piloto de 60 anos à Vision4Sport. “Isso vai permitir que o Oscar possa ir lá e ganhar a corrida, se ele puder. Toda a dinâmica vai mudar muito rapidamente este ano e vai continuar em 2025. É realmente emocionante. As pessoas precisam de estar atentas ao início da época no próximo ano. Vai ser uma luta infernal durante todo o ano entre quatro equipas. O Oscar será muito difícil de vencer, mas o Lando melhorou quando teve de o fazer e foi o homem que conduziu eficazmente a equipa até ao ponto em que se encontra neste momento.”
Lando Norris está na sua sexta época na F1 e foi da McLaren aposta desde muito cedo. O britânico evoluiu com a equipa, desde os tempos em que os pódios eram festejados como um título mundial, até a atualidade em que um segundo lugar sabe a pouco. Norris foi a referência da equipa ao longo destes anos. Mas Piastri é um talento enorme que já reclama para si as luzes da ribalta. A diferença é que Piastri tem apenas dois anos de F1 e ainda está a aprender alguns truques, especialmente na gestão de pneus, o que o prejudica na preparação da qualificação, onde Norris é mais forte e na corrida, capitulo que onde melhorou imenso nesta temporada. Mas Piastri parece mais feroz do que Norris e quando tiver de lutar com Max Verstappen, por exemplo, não deverá permitir tantas veleidades. A primeira luta será a interna. Uma coisa é certa, os tempos em que todos sorriam na McLaren estão a terminar. Com dois pilotos de topo, a dinâmica vai mudar e a equipa precisa também de se preparar para isso.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A melhor estratégia será dar prioridade quem está á frente…