F1, Luca di Montezemolo: “Acho lamentável a Ferrari festejar um terceiro lugar”

Por a 16 Agosto 2023 11:58

A Ferrari continua a sua longa travessia do deserto em busca dos títulos que teimam em escapar, muitas vezes por culpa própria. A Ferrari já entendeu que este ano não poderá lutar pelos títulos, e aponta ao segundo lugar. Luca di Montezemolo, ex-presidente da Ferrari, olha para isso com desagrado.

Segundo Luca di Montezemolo, Enzo Ferrari nunca teria aceitado a falta de ambição e os festejos que a equipa fez pelo terceiro lugar em Spa:

“Sabem o que eu acho lamentável? Que agora estejam a festejar um terceiro lugar, como em Spa”, disse di Monetzemolo ao Quotidiano Sportivo de Itália. “Não é assim que a Ferrari é, e o Velho nunca teria aceitado isso. [Enzo] Ferrari ensinou-me muito. Como exemplo, ele ensinou-me a nunca me acomodar. Depois de uma vitória, ele estava sempre a pensar na próxima corrida. Ao mesmo tempo, era um trabalho duro. Enzo odiava férias. Em agosto, mantinha-me no escritório, não era adepto dos que iam de férias em agosto. Fez-me compreender que a Ferrari é uma emoção que tem valor humano e social na sua indústria, é um símbolo de investigação e inovação. Como presidente, entre 1991 e 2014, tentei ser fiel à sua lição”.

Quanto aos pilotos, o ex-dirigente diz que Charles Leclerc deveria ser mantido, mas considera que o problema não está nos pilotos e que a Ferrari não pode ter um papel secundário.

“Eu gostaria de manter Charles, ele é bom e, na minha opinião, não há pilotos mais fortes do que ele neste momento. Mas, atualmente, quem conduz o carro vermelho é o menor dos problemas da equipa. Quando eu era o presidente, criei uma equipa de sonho, de Schumacher a Todt, de Brawn a Byrne. Como fã, não sonho com uma Ferrari que ganhe sempre, mas que lute sempre pelo título até à última corrida da época, como em 1997, 1998, 1999, 2008, 2010 e 2012. Podes perder – mas como protagonista, não como jogador secundário.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jvnsousa2021_gmail_com
jvnsousa2021_gmail_com
1 ano atrás

É efetivamente este Homem que faria a Ferrari ser novamente respeitada por todos inclusive por esse dr das energéticas… sinceramente não sei do que estão à espera,
Sr Elkan abra os olhos…

garantia4
garantia4
Reply to  jvnsousa2021_gmail_com
1 ano atrás

O Elkann não lhe pede conselhos ou opiniões. Podes ler nesta mesma entrevista que o Montezemolo diz que ele nunca lhe fez sequer um telefonema .
E depois temos os tifosi em Milão nas comemorações dos 75 anos a saudarem ruidosamente o Montezemolo que já não era Presidente,e a ignorarem o actual.
Quem é o dr das energéticas?

917/30
1 ano atrás

Sinais dos tempos, hoje em dia festeja-se tudo, até um 10º lugar…(cresci a ver F1 com pontos apenas para os seis primeiros)
Para os que dizem que os pilotos da SF são inferiores, atentem nas palavras de Montezemolo, em especial no que diz sobre Leclerc!

canam
canam
1 ano atrás

Já não tem idade para estas andanças.Foi muito jovem para a Ferrari ( ainda nem tinha 30 anos) e foi aprendendo, numa época em que a Ferrari também não andava bem (73).O periodo do Schumacher foi o seu mais glorioso. Mas a maneira de estar na F1 da Ferrari nesses tempos era criticável. Gozava de muita influência na esfera dirigente, o que lhe permitiu muita coisa ! Grande parte disso parece ter-se evaporado há 3 anos !

garantia4
garantia4
Reply to  canam
1 ano atrás

Não teve nem 1 dia para aprender como os estagiários.O Enzo, que não o conhecia, ouviu-o num programa de rádio a defendê-lo de críticas e enxovalhos e convida-o a seguir para TP mesmo tendo 25 anos e 0 de experiência. À semelhança do que fez com o Forghieri anos antes. E ao contrário da imagem que foi fabricada sobre ele no ilhéu.
Essa do gozar de muita influência- Mosley, Bernie, uma liga inglesa em que a Ferrari é a intrusa – é fantástica. Mas, claro, haverá sempre alguém que acredita nessas patranhas.

jo22101626
jo22101626
1 ano atrás

Provavelmente com este senhor a Ferrari estaria bem melhor e muito provavelmente a multa que a Red Bull apanhou por ultrapassar o limite orçamental não teria sido anedótica, mas infelizmente já não vai para novo.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Cá está mais 1 exemplo. Neste caso, de tradução criativa, vamos chamar -lhe assim. Que muito provavelmente o autosport.pt foi buscar aos seus colegas britânicos. Dizer “ na minha opinião, não há pilotos mais fortes do que ele neste momento” é diferente de dizer ” ele é bom e não creio que haja pilotos mais fortes do que ele que estejam livres ( siano liberi, foi o que saiu da boca do Montezemolo) “. Criativamente a tradução ocultou a palavra “livres”, e decidiu inventar “neste momento”. E depois, lá vêm os comentários dos que engolem isto. — De acordo com o… Ler mais »

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Comentários truncados para agradar aos papalvos que elegeram o Leclerc como herói por ter «aviado» o Vettel – para usar uma expressão muito querida de um desses papalvos – e que, de repente, depois de Maio de 2020, ficaram a morrer de amores pela Ferrari. Uns verdadeiros tifosi desde pequeninos.

917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

lol Tu não dás uma prá caixa…desde quando é que dizer que CL aviou Vettel é “morrer de amores pela SF”?

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  917/30
1 ano atrás

Toda a gente sabe quem é o papalvo a que me referi. Não precisavas de vir confirmar.
Dizer que és estúpido como uma porta é um insulto… para as portas.

917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Repito: Desde quando é que dizer que CL aviou Vettel é “morrer de amores pela SF”? Não passas de um fanboy ressabiado, não te vou chamar estúpido, não é preciso…

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

“Charles invece certamente lo confermerei”

jacinto-18
1 ano atrás

Primeiro contratem Verstappen. Na impossibilidade Priastri. O resto é folclore.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Como se o problema, neste momento, fosse os pilotos! Tal como a Ferrari está, nem o Michael Schumacher no auge da carreira conseguiria ser campeão. Com a mediocridade instalada, quaisquer Leclercs e Sainzes servem.

canam
canam
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Se a Red Bull não lhe der garantias de continuar no topo com o motor Ford, o Vestappen pode ir mudar de ares. O Piastri é o mais talentoso dos jovens e está-se a fazer. Outra boa opção.
O Sainz é limitado e o Leclerc é bom sim senhor mas…falta-lhe qualquer coisinha…tendo azar ainda muitas vezes.

jacinto-18
1 ano atrás

A Ferrari tem duas saídas, contrata Verstappen, na impossibilidade Priastri.

jacinto-18
1 ano atrás

Esqueci-me de salientar para os grandes especialistas que por aqui escrevem: o problema é o Binotto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado