F1, Luca de Meo: “Estar na F1 é essencial para a marca Alpine”
O fim da produção de unidades motrizes da Renault não é um sinal de que o projeto está também em vias de ser terminado. A garantia é dada pelo CEO da Renault, Luca de Meo.
A Renault decidiu deixar de produzir motores de Fórmula 1 após a temporada de 2025 devido a razões financeiras. Luca de Meo fez as contas e entre gastar 200-250 milhões de euros por ano para fabricar unidades motrizes, ou menos de 20 milhões para comprar motores à Mercedes, a escolha pareceu óbvia. Apesar do fim da produção de motores, De Meo enfatizou que a Alpine, a equipa de F1 da Renault, não está à venda, chamando-lhe uma “joia de família” essencial para a credibilidade da marca Alpine.
De Meo também esclareceu que o antigo patrão da Renault, Flavio Briatore, foi contratado para revitalizar a Alpine e não para facilitar uma venda e reiterou que a permanência no desporto traz um valor de marketing significativo.
“Li algures que Flavio Briatore foi encarregado de organizar o projeto para eventualmente vender a equipa. É completamente falso. De quinze em quinze dias recebo telefonemas de financeiros, excêntricos, que querem entrar na F1. Eles sabem que depois de 2026 será muito mais caro. Não me vou vender, não sou estúpido. Estar na F1 é essencial para a marca Alpine. Estamos num clube fechado. Dá credibilidade à marca junto dos adeptos do automobilismo. Não precisamos de dinheiro”.
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O que é a marca Alpine? Não é uma vergonha maior para o grupo Renault montar motores Mercedes nos carros da marca? Não deviam ser todos despedidos pelo CEO da Renault por danos irreparáveis à imagem comercial da marca, quem quer comprar carros da Renault assim?
Qual a diferença entre a Haas e a Alpine? Nnhuma. Essencial seria a Renault estar na F1, a Alpine não faz fazta nenhuma
A Alpine é a Renault, podem chamar-lhe o nome que quiserem, mas sem motores Renault não fazem nada na F1, são uma equipa reles para a Liberty, se a Andretti com um fabricante por trás não servia, a Alpine (Renault) não é nada. E se conseguiu entrar na F1 por ser um fabricante, por esse motivo devia ser expulso porque violou o acordo para entrar em 2026 como fabricante.
Concordo em absoluto, só referi que a Alpine não faz falta pois foi a mensagem que eles querem passar. A liberty tem regras muito estranhas…