F1: Limites de pista devem ser abolidos, dizem diretores de equipa

Por a 5 Agosto 2016 10:31

Toto Wolff quer acabar com as penalizações por desrespeitar os limites de pista. Com as atuais regras de segurança para segurança, as escapatórias de hoje estão cobertas de asfalto, permitindo aos pilotos descrever arcos mais longos a velocidade mais elevada, sem ser necessário perder tempo do lado de fora da pista.

Para o responsável máximo da Mercedes F1, a questão é muito simples de resolver: “Se um piloto sai de pista, devia ficar preso na gravilha ou bater num muro, mas se houver asfalto, deixem-no fazer a linha mais rápida. Qual é a diferença? Temos milhões destas escapatórias de asfalto que tornam as corridas menos espetaculares e depois perguntamo-nos porque as pessoas perdem interesse nas nossas corridas. Deixem os pilotos andar mais depressa”.

Wolff defende que podem haver casos especiais em caso de segurança, mas as novas medidas impostas por Charlie Whiting no Hungaroring, em Silverstone e em Hockenheim são exageradas, algo com que Christian Horner, da Red Bull, concorda: “isto não é salto em comprimento, em que dois centímetros para lá da linha tornam o salto inválido. Isto são pistas de seis quilómetros, dois centímetros não deviam fazer diferença”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mdcc220
mdcc220
8 anos atrás

A F1 tornou-se ridícula! E tem tendência para piorar, já que os principais interessados (pilotos, equipas, FIA, FOM) são os primeiros a contribuír para isso. Com a desculpa da segurança, criaram-se as escapatórias de asfalto. Pouco se lixando para a segurança, as equipas e os pilotos consideram que essas escapatórias fazem agora parte dos perímetros das pistas. É como quando se dá um rebuçado a uma criança e ás tantas ela já está a tentar roubar o saco inteiro. A F1 é um desporto perigoso, mas desconfio que nenhum piloto morreu por ter escapatórias em gravilha. Esta questão é muito… Ler mais »

mcrae
mcrae
Reply to  mdcc220
8 anos atrás

Se não faz diferença mais ou menos 2 centímetros, tb não vão fazer diferença mais 1 ou 2 centímetros além dos primeiros 2 centímetros, para isso, mas vale dizer que podem utilizar tudo o que é asfalto. Ainda não pensaram em utilizar antes as pistas ovais, se é apenas pela velocidade, essas pistas são as mais adequadas, e mesmo essas ainda têm algumas curvas.. mas tb a F1 agora pouco interessa..

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  mdcc220
8 anos atrás

Nem era preciso tanto, basta colocar 1 metro de gravilha ou de relva entre o corrector e a escapatória que os meninos já não vão querer por as rodas fora dos correctores.

Pity
Pity
8 anos atrás

Ora bem, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, meninos directores de equipa. Acho que estes senhores estão a tentar aproveitar-se da desorientação que reina na FIA: entra Halo, afinal já não entra; proíbem-se comunicações rádio, afinal já não se proíbem; Não podem ir para lá dos correctores, isto é, nalguns casos podem. Pessoalmente, acho que os limites da pista são para serem respeitados. O facto das escapatórias serem em asfalto, não significa que sejam pista. Elas estão lá para segurança dos pilotos e não só. Por exemplo, acho muito bem que nalguns casos, quando o piloto sai da… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

É preciso compreender que os pilotos (e toda a gente que incorpora as equipas) é tudo malta ultra competitiva e que qualquer oportunidade para “roubar” um décimo aqui e ali vai ser aproveitada. Por isso os senhores que fazem os regulamentos escusam de estar a perder tempo com limites de pista em forma de linha branca. Um piloto pode sempre alegar que passou a linha porque cometeu um erro ou ficou sem aderência, eles vão sempre estar a esticar a corda até ao máximo e nós parvos vamos perder tempo a discutir se o gajo x ou y devia ou… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Se vão abolir os limites da pista então metam algum tipo de asfalto fora das curvas que provoque algum tipo de contratempo… (como o astroturf) Para não haver abusos. Porque senão vamos ver ultrapassagens por fora como o Max fez ao Ricciardo na alemanha, que não me parece correcto.

Acho que devem continuar a haver limites da pista, afinal quando havia escapatórias com gravilha, os pilotos tinham de respeitar.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado