F1: Liberty Media promete uma atitude diferente na negociação do Acordo da Concórdia

Por a 31 Maio 2024 10:49

O diretor-executivo da Liberty Media, Greg Maffei, assegurou que o detentor dos direitos comerciais não se envolverá em táticas de divisão para garantir um novo Acordo da Concórdia, reconhecendo a importância da união de todos os envolvidos para o crescimento da F1. 

A Liberty Media quer rasgar com a política seguida pelos anteriores detentores dos direitos comerciais da F1 e visa estabelecer um acordo que beneficie a Fórmula 1.

Ao longo do último ano, a Formula One Management (FOM), a FIA e as equipas têm negociado progressivamente os termos do novo acordo. As conversações estão agora na sua fase final e mais delicada, estando previsto para breve o término desta delicada negociação. 

Maffei salientou que, embora a Liberty Media e a FOM estejam empenhadas numa abordagem de cooperação, surgiram inevitavelmente desafios durante as negociações. Um dos pontos controversos recentemente resolvidos foi o bónus atribuído à Ferrari. Este bónus, atribuído pela presença histórica da Ferrari no campeonato do mundo desde a sua criação em 1950, tem sido uma fonte de discórdia entre as outras equipas.

Embora a Fórmula 1 estivesse inicialmente disposta a manter este elemento controverso, chegou-se a um compromisso para limitar o valor, respondendo às preocupações dos rivais da Ferrari e preservando simultaneamente o reconhecimento da contribuição de longa data da Ferrari para a disciplina.

“O detentor anterior dedicou muito tempo a que as equipas competissem entre si”, disse Maffei ainda no Mónaco. “Em muitos casos, gostavam de ganhar vantagem uns sobre os outros, em vez de pensar em como fazer crescer a disciplina. Tentamos seguir o exemplo da NFL, nos Estados Unidos: competir muito ao domingo, mas à segunda-feira, primeiro a liga. Queremos realmente fazer crescer a disciplina em conjunto. As equipas abraçaram essa ideia e lucraram com ela, porque não só viram crescer as receitas da F1 e a sua quota-parte nos lucros nos seus próprios patrocínios, como também vimos crescer o valor das equipas.”

Greg Maffei salientou ainda o crescimento comercial da F1 e o impacto positivo do limite orçamental nas finanças das equipas, que juntos, criaram um clima financeiro mais saudável que a grelha de F1 alguma vez viu e estabeleceu uma base sólida para o crescimento futuro da competição mundial.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado