F1: Liam Lawson fez uma péssima corrida, mas a culpa pode não ter sido sua

Liam Lawson rubricou uma péssima estreia pela Red Bull em Melbourne. O novo colega de equipa de Max Verstappen despontou em toda a linha e na corrida, acabou por nem terminar. Mas a culpa de uma prestação tão pobre poderá não ter sido apenas sua.
O jornalista da Sky Sports, Ted Kravitz, acredita que uma mudança de configuração de última hora, incluindo um ajuste da asa traseira, prejudicou a recuperação de Liam Lawson no Grande Prémio da Austrália.
Lawson teve dificuldades durante todo o fim de semana, com problemas técnicos nos treinos e sem experiência anterior em Albert Park. O resultado na qualificação acabou por ser o resultado de um fim de semana com pouca sorte para o neozelandês. A tentativa da Red Bull de aumentar o apoio aerodinâmico, adicionando mais asa falhou, deixando Lawson com um carro demasiado lento.
“Liam Lawson não terminou, todos os estreantes, à exceção de Kimi Antonelli, desistiram hoje. Mas Liam partiu das boxes com mais apoio aerodinâmico, com uma asa traseira com maior downforce e uma nova ‘beam wing’ para tentar evitar problemas no molhado, mas tudo o que fez foi tornar o carro muito, muito lento. Por isso, Liam Lawson teve uma prestação muito fraca, provavelmente não por culpa dele, porque aparentemente tinha asa a mais no carro, pensando que era a coisa certa a fazer, mas não era”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pronto o problema foi da asa a mais!
Vamos ver na China qual vai ser o problema!
Se tivesse menos asa tinha-se despistado mais cedo 😊
A culpa foi do Perez que lhe sabotou o caro 🤪
Esperemos que sim, pois para estreia foi mau de mais. O mesmo para o Bortoleto que fez uma boa corrida mas acabou a partir mais um carro.
Foi o único acidente que o Bortoleto teve.
O que se vê é o Bortoleto fazer um pião e antes de bater, a suspensão traseira direita partir, pelo que esse pião pode ter sido causado por algum problema na suspensão. A suspensão não se parte só por fazer um pião.
Entretanto soube que Bortoleto fez a corrida toda com problemas nos travões traseiros e que ele e Hulk se tocaram ligeiramente no ínicio da corrida, pelo que esse toque pode ter danificado a suspensão.
O Albon numa entrevista que deu há algum tempo atrás para o podcast “High Performance”, explicava que o Max tem um estilo de condução muito peculiar, mesmo partilhando conceitos idênticos de pilotagem, o Max simplesmente operava num nível mais elevado. Segundo o Albon, à medida que o campeonato avança, o Max tende a encontrar-se cada vez mais com o carro, tornando-se cada vez mais e mais rápido. Os seus colegas de equipa, na tentativa de não o perder de vista, são obrigados a forçar o ritmo, a encontrar novos limites que estão para lá das suas zonas de conforto, levando-os… Ler mais »
Curioso ver, até no “tom”’das notícias, a comparação da culpa das más prestações entre Liam e Checo. E eu até gosto bastante de ambos, por isso não sou suspeito.
Isto tudo, no fundo, só serve para demonstrar o que alguns recusam aceitar…. Max é enorme piloto e, se calhar, o melhor que este desporto já teve. Respeitando sempre o percurso de Prost, Alonso, Fangio, Senna, hamilton, Piquet, Schumacher, entre outros. Mas como Max nunca vi ninguém em cerca de 4 décadas que acompanho de forma regular a F1.
Max é um grande piloto mas a RBR cria e depois desenvolve o carro para o seu estilo de condução, e creio que é por isso que nenhum colega de equipa o consegue guiar. Basta ver que no ínicio dos campeonatos de 2022/3 Pérez andou perto e até chegou a bater Max mas com a continuação do desenvolvimento do carro ao longo do ano (em função do estilo de Max) o mexicano passava a ter mais dificuldades.