F1: Lewis Hamilton vence GP do Brasil e adia decisão do título em ‘show’ de Max Verstappen
Ao conquistar o GP do Brasil o piloto britânico adiou a decisão do título para a última ronda do ano, o GP do Abu Dhabi, que se vai realizar dentro de 15 dias. Partindo para o GP do Brasil a 19 pontos do líder do campeonato e companheiro de equipa, Nico Rosberg, Lewis Hamilton sabia que não tinha margem de erro e esteve à altura do desafio numa pista de Interlagos cheia de água. Numa das temporadas com maior emoção nos últimos anos, os dois pilotos, que estão agora separados por 12 pontos, vão assim discutir o título na última prova do ano tal como aconteceu em 2014, precisamente em Abu Dhabi, mas aí a contenda virou a favor de Lewis Hamilton, que se sagrou pela primeira vez campeão do Mundo com as cores da Mercedes.
Quanto à corrida ficou inevitavelmente marcada pela muita chuva que caiu e obrigou mesmo à partida atrás do safety car e à interrupção da prova por duas vezes. Mantendo sempre a calma nos reatamentos da corrida e imune a qualquer susto Lewis Hamilton liderou a corrida do princípio ao fim e desta forma garantiu a sua primeira vitória no circuito de Interlagos, oitava da temporada. Nico Rosberg foi segundo numa corrida onde não se livrou de um susto à entrada da recta da meta, que por muito pouco não saiu caro ao piloto alemão.
O lugar mais baixo do pódio ficou para um espectacular Max Verstappen. O piloto da Red Bull teve uma corrida de altos e baixos. O irreverente holandês ainda chegou a rodar em segundo, mas uma escorregadela também no início da reta da meta quase terminou da pior forma. A isto juntou-se ainda o facto de ter montado pneus intermédios no seu carro, o que veio a revelar-se uma má opção estratégica por parte da Red Bull. Depois de voltar a colocar pneus de chuva no RB12, Max Verstappen realizou uma espectacular recuperação, ficando na retina as espectaculares ultrapassagens a Sebastian Vettel e Sérgio Perez.
O piloto da Force India também realizou uma corrida muito ‘certinha’, mas no final teve de se contentar com quarto posto, quando já tinha o pódio ali tão perto. Um resultado muito importante para a Force India na luta pelo quarto lugar do Mundial de Construtores, pois a principal adversária, a Williams, ficou em branco. No quinto posto ficou Sebastian Vettel numa corrida que não foi fácil para o piloto alemão. Um pião na fase inicial da corrida atrasou o germânico, que foi forçado a realizar uma corrida em recuperação. Já o seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, somou o quarto abandono da época. O piloto finlandês despistou-se em plena recta da meta num incidente que levou mesmo à exibição de bandeiras vermelhas.
Carlos Sainz Jr, igualou o seu melhor resultado esta época ao ficar em sexto. Nico Hülkenberg foi sétimo, enquanto Daniel Ricciardo quedou-se pela oitava posição numa prova onde ao contrário do que é habitual o piloto australiano esteve discreto. Felipe Nasr ofereceu os primeiros pontos do ano à Sauber ao ser nono. Fernando Alonso salvou a honra da Mclaren ao ficar em 10º. Nota ainda para Esteban Ocon que durante parte da corrida rodou nos lugares pontuáveis, mas nas últimas voltas não resistiu aos ataques dos adversários e cruzou a linha de chegada em 12º.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“Estou…? Estou a falar com Deus? Daqui Toto Wolff. Quero que tenha uma conversa com o seu filho, pois em Abu Dhabi não vou tolerar condições climatéricas como estas, que podem condicionar o Rosberg! Entendido?!”
Nada como um pequeno telefonema.
Mas que comentário mais estúpido!!!! Você andou a beber?!!
Sarcasmo. É ter o nickname “ze-do-pipo” e não beber! É dizer que Toto Wolff pode querer controlar tudo e todos, mas existe sempre algo que não se pode controlar, algo de impresvisto… e neste caso foram as condições meteorológicas.
Verstappen…que talento, há pouco mais a dizer da corrida, que show Mad Max!
Que corrida louca! Cheguei a temer que a chuva levasse ao fim prematuro da corrida, felizmente tal não aconteceu. Hamilton, perfeito, não pôs nem meia roda fora do sítio. Rosberg controlou, mas não se livrou de um pequeno susto. Mad Max teve a sorte pelo seu lado, mas fez um corridão, temos artista à chuva. Vettel e Alonso recuperaram bem depois de apanharem, também eles, um valente susto. Sainz muito bem. Os pilotos da Force India a trabalharem muito bem para o 4º lugar da equipa, já que a Williams ficou a zeros. Quem não teve sorte, foram o Massa,o… Ler mais »
As condições foram assim tão más? É que começo a compreender porque as corridas começam com Safety Car… estes pilotos de F1 não sabem pilotar na chuva! Voltem a colocar controle de tracção que mais corridas assim e vai ser um festival de bandeiras vermelhas que mais parece o circo de Monte Carlo!
O meu amigo naquelas condições borrava-se todo se fosse a mais de 80km, agora imagine com um f1 nas mãos no limite!
Hoje assistimos à revelação de um futuro campeão. Não, não é o Verstappen, porque este já é um consagrado e não acredito que haja quem tenha ficado surpreendido com o seu desempenho. Estou a referir-me ao Esteban Ocon. Que corrida! Claro que a nossa tendência é ver o que fazem os da frente, mas o Ocon foi simplesmente sensacional. Este é o seu 8.º GP e já mostrou estar uns furos acima do Pascal Wehrlein, que por esta altura já deve ter percebido por que não é ele quem vai para a Force India. Que pena ter perdido o ponto… Ler mais »
Eu não percebo esta cegueira instalada com o Verstappen… Se fosse ao contrário, o Vettel a ultrapassar o menino e a mandá-lo para fora de pista, era um louco desesperado (bem, então se fosse o Rosberg a fazer isso, meu Deus!). Mas como foi o menino, tudo bem, aliás, espectacular!!!
Assim é fácil ultrapassar, mete-se o carro e se o outro tiver que ir para fora da pista, tudo normal… se for o Verstappen e mais nenhum…
Haja paciência para estes fanáticos…
O amigo deve ter visto uma corrida que aconteceu em Marte!
Não, foi no Brasil, no continente sul americano no planeta Terra… O amigo se calhar é que precisa de uma nova televisão ou de uma consulta na Multiópticas…
Tenha calma, veja lá as imagens outra vez e aprecie a ultrapassagem!
Mas ele não ultrapassou só o Vettel, ele fez uma série de grandes ultrapassagens, Essa foi demasiado musculada, mas e as outras?
Então mas é precisamente dessa ultrapassagem que estou a falar. Já vi penalizações e comentários violentos aqui no fórum por menos. Mas como é a jóia da coroa, foi espectacular…
Mas limitar a análise de uma corrida, a uma única manobra, não é justo. E olhe que eu não sou grande defensora do Max.
Pois, o problema é que atualmente há penalizações por tudo e por nada mas duma maneira quase aleatória, e isso é que me deixa incrédulo. Não há coerência nas penalizações. E, enquanto uns são quase sempre crucificados, outros é quando a direção das corridas lhes apetece. E quando vejo aqui comentários no fórum a defender manobras musculadas de alguns pilotos e manobras suicidas e desesperadas doutros, dá-me vontade de gozar com os comentários que leio. Digo já que o meu piloto favorito é o Kimi, por isso estou à vontade para comentar estas barbaridades que vou lendo. A manobra do… Ler mais »
Fez uma série de ultrapassagens a carros claramente mais lentos e com pneus usados…
Então o que dizer da ultrapassagem do vettel ao alonso????
Se não houvesse escapatória tinham ficado os dois ali mesmo…..
Chama-se cegueira selectiva, como a sua que não viu o Vettel a fazer o mesmo ao Alonso.
F1: LEWIS HAMILTON BATE RECORDE DE MICHAEL SCHUMACHER
Ao vencer no Brasil,Lewis Hamilton passou a ser o detentor do recorde de vencedor em mais circuitos diferentes(24 e pode ainda chegar aos 25 se eventualmente vencer em baku), batendo o anterior recorde de 23 circuitos diferentes pertencente ao Lendário Schumacher.
Este comentário fica ao cuidado da redacção do autosport.
Cumprimentos
Boa Corrida!!!! Rosberg sempre na defesa, Nem nos arranques procurou colocar em causa o Hamilton. Aliás no ultimo aproximou-se bastante mas deve ter sido porque o Hamilton teve alguma falta de tracção! Não gosto de ver isso, ainda assim podia ter tido um azar. Verstappen a dar espectaculo, e a ser muito eficaz na fase final da corrida. Um pedido! É acabar com o parque fechado entre a qualificação e a corrida!! Voltar o warm-up! Senão fizerem isso ao menos deixar que mudem as afinações entre a qualificação em tempo seco e a corrida com pista molhada. Acho que se… Ler mais »
Hamilton ? Apenas sublime!
Já que ninguém fala do outro falo eu….Rosberg a fazer o que lhe competia, calculista e não arriscando 1cm que seja pois tinha mais a perder do que a ganhar, não será assim? Acredito que podia e devia fazer melhor mas, no fim das contas chega ao último GP numa posição invejável! Mas um reparo a corrida: Porque raio de razão os pilotos que arriscaram mudar para intermédios durante a corrida foram obrigados a mudar para os de chuva na segunda bandeira vermelha? Acho que essa ação mudou um bocado o jogo, digo eu, pois mudar para intermédios foi uma… Ler mais »
O problema são as regras. Quando a corrida começa atrás do safety car, é obrigatório o uso de pneus para chuva extrema, logo, se após uma bandeira vermelha, a corrida recomeça atrás do safety car, aplica-se a mesma obrigação.
Não percebo é que alguns idiotas pensaram em montar pneus intermédios…depois as tragédias acontecem e a culpa é da grua!
Eu acho que o maior problema, foi o pouco conhecimento dos pneus de chuva, por isso tentavam os intermédios, com que se sentiam mais à vontade.
Não me parece de todo. A mim parece-me que em vez de analisarem e jogarem com a cabeça, pura e simplesmente arriscaram. Basta ver o que a RB fez! Duas vezes com intermédios com a pista naquelas condições?? Arriscaram e por acaso até correu melhor do que o que podia correr, principalmente porque um dia alguém se vai (mais uma vez) aleijar a sério! Esse tipo de estratégia Kamikaze tem de acabar!
Esse é exatamente o ponto fulcral….ARRISCARAM! Bem sei que a analogia que vou fazer não é bem a mesma mas:
-Eu compro uma raspadinha e arrisco se não sai azar. Perco tão simples como isso!
O problema vai ser quando alguém se aleijar por causa de arriscar…