F1: Lewis Hamilton também quer os V10 e os V12 de regresso

Por a 7 Março 2025 14:15

Lewis Hamilton manifestou o seu apoio ao regresso dos motores V10 à Fórmula 1, um tema que tem merecido a atenção de figuras-chave como o CEO da F1, Stefano Domenicali, e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

Enquanto alguns, como Toto Wolff e Frederic Vasseur, se concentram nas próximas unidades motrizes híbridas para 2026, Hamilton espera que a F1 possa regressar aos motores naturalmente aspitados do passado.

No evento de rua da Ferrari em Milão, o britânico partilhou a sua visão para o futuro, desejando carros com um som mais apelativo, sustentáveis e, possivelmente, apresentem motores V10 ou V12 com uma pegada de carbono zero.

“Espero que daqui a 20 anos tenhamos grandes corridas e carros que soem bem”, disse o britânico. “Espero que não sejam completamente elétricos, mas sustentáveis com motores V10 ou V12, com uma pegada de carbono zero ou algo do género”, acrescentou Hamilton, de 40 anos.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

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11 comentários

  1. [email protected]

    7 Março, 2025 at 16:02

    Admito que não entendo nada de Formula 1… mas ’tou de acordo com o Lewis!

  2. jo baue

    7 Março, 2025 at 19:09

    https://youtu.be/0mHkfCmoMVs?si=6xp0SwGrOlh5YBcB

    Imagine-se haver mais dezanove V10 em pista ( sim, isto é ‘ruído’ para alguns)

    • Pity

      7 Março, 2025 at 22:38

      Off topic:
      Como você é especialista em assuntos Ferrari, gostaria da sua opinião sobre isto:
      https://www.youtube.com/watch?v=Vh8rlJrkMQo

      • jo baue

        8 Março, 2025 at 13:37

        Muito longe de ser especialista, apenas tenho a preocupação de não ler/ouvir só 1 das partes. Houve durante meses um braço de ferro entre a Ferrari e a A M que culminou no dia 3 com a audiência no Tribunal de Modena, na qual foi revelado que esse Cardile já estava a colaborar com a A M, não obstante ainda estivesse no período de “gardening leave. ” O ex- trabalhador estava já a não respeitar a obrigação de não concorrência assumida a favor da Ferrari, cuja finalidade era evitar que outras equipas o contratassem previamente a quando o fosse permitido e assim trazendo uma injustificada vantagem competitiva, causando à Ferrari um prejuízo irreparável”:
        Tal levou o tribunal a intimá-lo a cessar toda forma de contacto com essa marca até 18/7, decisão a favor da Ferrari. O que significa que não poderá dar nenhum contributo à melhoria do carro de 2025 assim como fica irremediavelmente afastado do projecto de 2026.
        Antes tinha sido negociado entre as 2 equipas a redução desse periodo de 12 meses ( prazo normal entre os técnicos de topo). Algo levou a Ferrari a não o aceitar. Em 2019(?) a Ferrari venceu os 3 primeiros GP, além de 6 poles, nenhuma irregularidade detectada pela fia em cada um desses eventos. A seguir, houve uma toupeira interna que foi fazer queixinhas a essa fia revelando tudo sobre a solução borderline, o aproveitamento das lacunas no regulamento, ou como quiserem chamar, da Ferrari. Conclusão, 2 anos de purgatório ou “prisão domiciliária”. Desde o infame spygate que já houve outras do tipo, abafadas. Tudo tem os seus limites (?).

        • Pity

          8 Março, 2025 at 14:39

          Pois… Uma coisa é começar a colaborar com a nova entidade patronal antes do permitido, outra bem diferente é divulgar segredos da equipa donde saiu. Isso é grave.

  3. Patucho10

    8 Março, 2025 at 1:39

    Bom esta é a opinião do Hamilton!
    Agora a F1 voltar a ter motores V10 ou V12 isto só pode ser por motivos de interesse, principalmente vindo das terras do Tio Sam.
    A fiabilidade dos motores atuais da F1 é impressionante, por isso acho que devia ser feito um avanço para serem menos complexos.
    Não acredito que com os motores V10 ou V12 se consiga ter a mesma fiabilidade.

    • Pity

      8 Março, 2025 at 12:57

      Eu acrescentaria: a Audi continuará interessada na F1 se voltarem os V10 ou V12? É que nessa época, nunca se interessaram.

      • jo baue

        8 Março, 2025 at 13:56

        Pois. Mas não esquecer a guerrinha FIA-LM. Quem foi agora o primeiro a atirar para o ar os V10/V12 ? E quem é que está na LM e foi empregado da Audi ?

        • Pity

          8 Março, 2025 at 14:46

          Antes da Audi, trabalhou na Ferrari, com esses motores…

          • jo baue

            8 Março, 2025 at 22:00

            (…) e foi despedido.

      • Patucho10

        9 Março, 2025 at 3:48

        Sim concordo a 100%

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