F1: Lewis Hamilton também quer os V10 e os V12 de regresso
Lewis Hamilton manifestou o seu apoio ao regresso dos motores V10 à Fórmula 1, um tema que tem merecido a atenção de figuras-chave como o CEO da F1, Stefano Domenicali, e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
Enquanto alguns, como Toto Wolff e Frederic Vasseur, se concentram nas próximas unidades motrizes híbridas para 2026, Hamilton espera que a F1 possa regressar aos motores naturalmente aspitados do passado.
No evento de rua da Ferrari em Milão, o britânico partilhou a sua visão para o futuro, desejando carros com um som mais apelativo, sustentáveis e, possivelmente, apresentem motores V10 ou V12 com uma pegada de carbono zero.
“Espero que daqui a 20 anos tenhamos grandes corridas e carros que soem bem”, disse o britânico. “Espero que não sejam completamente elétricos, mas sustentáveis com motores V10 ou V12, com uma pegada de carbono zero ou algo do género”, acrescentou Hamilton, de 40 anos.
Foto: Philippe Nanchino /MPSA
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7 Março, 2025 at 16:02
Admito que não entendo nada de Formula 1… mas ’tou de acordo com o Lewis!
jo baue
7 Março, 2025 at 19:09
https://youtu.be/0mHkfCmoMVs?si=6xp0SwGrOlh5YBcB
Imagine-se haver mais dezanove V10 em pista ( sim, isto é ‘ruído’ para alguns)
Pity
7 Março, 2025 at 22:38
Off topic:
Como você é especialista em assuntos Ferrari, gostaria da sua opinião sobre isto:
https://www.youtube.com/watch?v=Vh8rlJrkMQo
jo baue
8 Março, 2025 at 13:37
Muito longe de ser especialista, apenas tenho a preocupação de não ler/ouvir só 1 das partes. Houve durante meses um braço de ferro entre a Ferrari e a A M que culminou no dia 3 com a audiência no Tribunal de Modena, na qual foi revelado que esse Cardile já estava a colaborar com a A M, não obstante ainda estivesse no período de “gardening leave. ” O ex- trabalhador estava já a não respeitar a obrigação de não concorrência assumida a favor da Ferrari, cuja finalidade era evitar que outras equipas o contratassem previamente a quando o fosse permitido e assim trazendo uma injustificada vantagem competitiva, causando à Ferrari um prejuízo irreparável”:
Tal levou o tribunal a intimá-lo a cessar toda forma de contacto com essa marca até 18/7, decisão a favor da Ferrari. O que significa que não poderá dar nenhum contributo à melhoria do carro de 2025 assim como fica irremediavelmente afastado do projecto de 2026.
Antes tinha sido negociado entre as 2 equipas a redução desse periodo de 12 meses ( prazo normal entre os técnicos de topo). Algo levou a Ferrari a não o aceitar. Em 2019(?) a Ferrari venceu os 3 primeiros GP, além de 6 poles, nenhuma irregularidade detectada pela fia em cada um desses eventos. A seguir, houve uma toupeira interna que foi fazer queixinhas a essa fia revelando tudo sobre a solução borderline, o aproveitamento das lacunas no regulamento, ou como quiserem chamar, da Ferrari. Conclusão, 2 anos de purgatório ou “prisão domiciliária”. Desde o infame spygate que já houve outras do tipo, abafadas. Tudo tem os seus limites (?).
Pity
8 Março, 2025 at 14:39
Pois… Uma coisa é começar a colaborar com a nova entidade patronal antes do permitido, outra bem diferente é divulgar segredos da equipa donde saiu. Isso é grave.
Patucho10
8 Março, 2025 at 1:39
Bom esta é a opinião do Hamilton!
Agora a F1 voltar a ter motores V10 ou V12 isto só pode ser por motivos de interesse, principalmente vindo das terras do Tio Sam.
A fiabilidade dos motores atuais da F1 é impressionante, por isso acho que devia ser feito um avanço para serem menos complexos.
Não acredito que com os motores V10 ou V12 se consiga ter a mesma fiabilidade.
Pity
8 Março, 2025 at 12:57
Eu acrescentaria: a Audi continuará interessada na F1 se voltarem os V10 ou V12? É que nessa época, nunca se interessaram.
jo baue
8 Março, 2025 at 13:56
Pois. Mas não esquecer a guerrinha FIA-LM. Quem foi agora o primeiro a atirar para o ar os V10/V12 ? E quem é que está na LM e foi empregado da Audi ?
Pity
8 Março, 2025 at 14:46
Antes da Audi, trabalhou na Ferrari, com esses motores…
jo baue
8 Março, 2025 at 22:00
(…) e foi despedido.
Patucho10
9 Março, 2025 at 3:48
Sim concordo a 100%