F1: Lewis Hamilton longe de ser consensual na Grã Bretanha

Por a 9 Novembro 2020 13:15

Lewis Hamilton pode ser considerado o melhor piloto de Fórmula 1 de sempre, mas este título está longe de ser consensual entre os fãs do desporto e da classe rainha do automobilismo. Enquanto uns defendem que o britânico tem que assim ser considerado por estar a bater constantemente os recordes do passado, como assistimos no GP de Portugal, quando Hamilton bateu o recorde de 91 vitórias que Michael Schumacher detinha há 14 anos, há outros que não pensam do mesmo modo. O facto de ter passado por poucas equipas e de não ter tido muitos adversários nos últimos tempos são argumentos para estes últimos. Como em tudo na Fórmula 1, este não é um tema unânime, mesmo que o piloto continue a conquistar mais vitórias e títulos.

No Reino Unido, terra natal do piloto da Mercedes, para além deste tema há um outro que tem vindo a ser discutido e que ganhou agora outro fôlego, com a tal 92ª vitória de Lewis Hamilton. Deve ou não Hamilton receber as honras de ser investido cavaleiro do reino?

As Ordens do Império Britânico são ordens de cavalaria que premeiam quem se destaca nas artes, ciências, trabalho em organizações de caridade, entre outras áreas. Foi o Rei Jorge V quem instaurou as ordens de cavalaria e neste momento estas dividem-se em 5 classes: GBE (Cruz de Grande Cavaleiro/ Dama); KBE ou DBE (Comandante Cavaleiro/Dama); CBE (Comandante); OBE (Oficial); MBE (Membro).

Apresentando o resultado final de um questionário efetuado, o site yougov.co.uk traz alguma luz sobre o pensamento generalizado dos britânicos acerca deste assunto. “Dizem-nos” os resultados que a maioria, mais propriamente 46% dos inquiridos, acha que Hamilton não deve ser nomeado cavaleiro. Já 21% responderam de forma positiva, uma taxa menor que aqueles que responderam “Não sei” (33%).

Os resultados foram apresentados no dia 29 de Outubro passado, não sabemos quando terá sido efetuado o inquérito, mas sabemos que responderam 3067 adultos à pergunta. Mais interessante, é esmiuçar os resultados e perceber que a maioria dos inquiridos que responderam que o piloto não merece o título, identificam-se com o partido Conservador, enquanto na resposta contrária a maioria das respostas advém de adultos Trabalhistas.

Em relação à idade e a sua resposta, as diferenças são mais ténues, embora a faixa etária dos 50 aos 65 anos é a que tem mais respostas negativas à pergunta. No campo oposto estão os inquiridos na faixa etária dos 25 aos 49 anos. Para além dos resultados, foram alguns os comentários no Twitter que diziam que piloto de Fórmula 1 não é um desportista, isto num pedaço de Terra que tem 10 campeões do Mundo da categoria e quando vemos cada vez mais a exigência física e mental que a F1 tem.

Na mesma altura em que os resultados vieram a público, também David Coulthard defendeu o seu compatriota. O antigo piloto disse ao The Sun a 26 de Outubro deste ano, que Hamilton é um “embaixador global da Grã-Bretanha”. Para além disso, o escocês perguntou se alguém sabe se Hamilton fez algo que vá contra os regulamentos que permitem nomear um britânico como cavaleiro. Na opinião de Coulthard, outras personalidades receberam tal título e não o mereceram tanto como merece Lewis Hamilton.

A verdade é que Lewis Hamilton é um símbolo do Reino Unido, com todas as vitórias que conseguiu, para além de que o título de cavaleiro do Reino é só para quem é excecional e se destaca na sua área. Terá feito Lewis Hamilton o suficiente ser nomeado cavaleiro e ser tratado por Sir? O facto de realmente não ter tido adversários dignos desse nome nos últimos tempos é penalizador para o piloto, que trabalha arduamente para atingir os seus objetivos? Lembramo-nos de quando Hamilton teve uma quebra de rendimento, e até emocional, ao defrontar o seu colega de equipa e rival, Nico Rosberg e de como conseguiu dar a volta.

É ambicioso e tem estado envolvido em campanhas pelos Direitos Humanos e ultimamente é apoiante dos movimentos anti-racistas. Até fora de pista Lewis Hamilton não é consensual. Este ano foi acusado de tentar obrigar os seus colegas de profissão a colocar o joelho no chão em sinal de repúdio pelos episódios de brutalidade policial nos EUA e mais recentemente, já em solo português, lançou críticas à escolha de Vitaly Petrov para comissário do GP, por este ter criticado o envolvimento dos pilotos e a própria organização da Fórmula 1 nas questões do racismo e das desigualdades.

Em Portugal, com o Presidente da República atual tem-nos habituado a ver a figura maior da nação a receber no Palácio de Belém desportistas ou a enviar publicamente a sua admiração por feitos no desporto internacional por portugueses e condecorou recentemente António Félix da Costa com o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Mas se esta sondagem acontecesse em Portugal manter-se-iam os resultados do inquérito? Mesmo sendo um país onde o futebol é rei, teria a maioria dificuldades em apoiar um piloto para receber uma condecoração pelo Presidente da República?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
32 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MLS_OLD
3 anos atrás

Racismo???

Pitroleo
Pitroleo
3 anos atrás

Essa conversa do coitadinho já cansa, para quem diz q não foi condecorado por ser black. Vão ver quem é Sir Trevor Mcdonald e não é o único.
Ser condecorado pela pátria devia ser por gente que ama a pátria. Nunca vi um acto de paixão ao uk da parte do Lewis.

garantia4
garantia4
Reply to  Pitroleo
3 anos atrás

Basta ver percentagem de negros ou mestiços que já foram condecorados. Um exemplo: A baronesa Lawrence of Clarendon, devido ao seu seu combate a favor das vítimas de crimes racistas, após o assassinato do seu filho. Outra treta que também já cansa é a de ele não pagar impostos no RU: O que é falso, a sede do seu empregador é em Inglaterra, ele tem casa em Londres, e faz doações a instiuições britanicas. E já foi revelado publicamente por políticos destacados do Part. Trabalhista (é preciso nomes?)que ele está entre os maiores contribuintes, procurando desmentir que essa fosse uma… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pitroleo
3 anos atrás

Então tens de abrir os olhos, porque actos pelo UK tem feito aos montes.

can-am
can-am
3 anos atrás

x

Last edited 3 anos atrás by Speedway
can-am
can-am
3 anos atrás

Santos da casa não fazem milagres sempre assim foi.
Agora um tipo que vai a caminho das 100 vitórias em GP,coisa pouca e fácil!, não merecer essas honras,acho ridículo face a outros que por bem menos o conseguiram.Independentemente da ladainha das facilidades,melhor carro etc. Mas caramba são grandes números ! Goste-se ou não da figura.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

6 títulos de F1, de longe o recordista de poles, a caminho das 100 vitórias, ganha títulos em duas equipas diferentes, o único piloto de F1 que ganhou pelos menos uma corrida todos os anos, luta pela igualdade das minorias, agora até criou uma equipa para a Extreme E para continuar a lutar pelas mudanças climáticas. Ajuda monetariamente várias iniciativas e instituições de caridade. Outros por bem menos foram feitos cavaleiros do império Britânico. Por isso faço a mesma pergunta que David Coulthard fez: O que é que o Lewis fez para não merecer ser feito cavaleiro? E acrescento: O… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado