F1, Lewis Hamilton: “Eu tive, o Michael [Schumacher] teve, o Sebastian [Vettel] teve, agora é o período do Max”
Ciclicamente, a F1 é assim há períodos de grande domínio de um só piloto ou duma só equipa, no caso são ambos. E Lewis Hamilton admite que esse é o momento de Max Verstappen e da Red Bull. Com a vantagem que tem, resta saber onde e quando vai assegurar o seu terceiro título. Hamilton está longe de conseguir dar alguma luta, e ao podcast Chequered Flag, o inglês falou abertamente sobre o tema: “Eu tive um período assim, o Michael [Schumacher] teve-o, o Sebastian [Vettel] teve-o e agora é o período do Max. Não se sabe quanto tempo vai durar, ou se podemos lutar com eles no próximo ano, ou a Ferrari. Mesmo no período dominante da Mercedes, os melhores anos foram quando estávamos a lutar, quando tivemos batalhas renhidas com a Red Bull ou com a Ferrari. Quando a diferença era maior, não foi o período mais gratificante. Mas não há nada que possamos fazer, apenas fizemos um trabalho melhor. E é aí que o Max está. Ele e a sua equipa fizeram um trabalho melhor do que todos os outros e não podemos tirar-lhes isso. Mas, como desporto, temos de trabalhar, temos de ter uma conversa sobre a forma como podemos melhorar o nosso trabalho no futuro, para que tenhamos corridas mais equilibradas, em que o pelotão esteja mais junto, e tenhamos batalhas renhidas entre a Red Bull e a Ferrari e a Mercedes e a Aston Martin, que seriam épicas. É esse o meu sonho, porque foi assim que cresci a correr em karts, com batalhas renhidas roda a roda. Não sonho voltar a ter um período dominante, para mim próprio, como ganhar vários campeonatos seguidos, mas a esperança é que, pelo menos, estejamos na luta.”
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As gerações de grandes pilotos atravessam ciclos : independentemente das preferências pessoais de cada pessoa, verifica-se que o reinado do Senna foi brutalmente interrompido pelo Schumacher, cujo longo reinado será mais tarde interrompido pelo Alonso. Depois foi o Vettell que foi depois eclipsado pelo Hamilton , o qual agora está a dar o seu trono ao Vestappen. Sempre assim foi mesmo no passado antigo onde os reinados eram curtos porque se morria em serviço com frequência e as carreiras eram curtas, correndo os profissionais não só aqui como em muitas outras séries. Mas também houve muitos períodos onde não houve… Ler mais »
E depois houve pilotos como o Gilles Villeneuve.
O reinado do Senna foi brutalmente interrompido mas por Tamburello, não por Schumacher.
O alemão inicia o ano de 94 com o carro completamente ilegal, ainda assim, precisou de colocar Hill fora de prova na última corrida para ser campeão.
Com Senna vivo, e com os dois carros dentro da legalidade, nunca saberemos como teria sido o desfecho dos duelos entre os dois…
Cumprimentos
O 1 De Shumi foi como o 1 de Max dois trafulhas iguais mas a, quem goste eu não gosto de lutas mas Leais
Que o jovem Schumacher era na altura impressionantemente rápido ninguém pode negar. O Senna morreu por overdriving, como dizem os ingleses. Estava a ser batido em toda a linha pelo alemão e via o reino dele chegar ao fim. Acontece a todos. Se o Benetton estava ilegal, é outra história. E a correcção do alemão em pista também. Note-se que ele foi muito penalizado pela FIA em pontos nesse ano, senão teria ganho muito mais facilmente. A reaçção dele na Austrália deve ser entendida nesse contexto.
O Senna morreu porque a barra de direção do Williams cedeu/partiu. Houve inclusivamente um julgamento.
…e é por causa disso que F1 é aborrecida… 20 anos disto…
Daquilo que me lembro (a partir da década de 70), um dos factores de equilíbrio, era usarem todos o motor Ford V8, excepção à Ferrari. Hoje, isso é impensável. Mas uma simplificação a nível técnico, mesmo à custa de 6,7,8 segundos por volta, só podia melhorar o panorama, acho eu.
Até ao final dos anos 90 havia a questão da (falta) fiabilidade dos carros e que era um fator que tinha uma influência decisiva nos resultados das corridas e nos campeonatos, que entretanto deixou de existir. Conciliar a rapidez com a fiabilidade não era nada fácil e portanto tinha de haver um compromisso. Com o desenvolvimento dos sistemas eletrónicos que monitorizam em tempo real todas as variáveis importantes do motor e do chassis, a fiabilidade passou a ser quase absoluta e desta forma as classificações dos GP’s passaram ser quase um escalonamento sistemático da rapidez dos vários carros na pista.… Ler mais »
Década de 90/2000 houve competição com vários campeões: Senna/ Prost/ Mansel( o mal amado) Hakinem/ Alonso / Hill/ Villeuneuve / Shumacker… e outros que deram espetáculo e grandes corridas !!!
A F1 sempre foi um desporto de domínio de determinadas equipas que dos anos 50 a 80 era parada por mortes ou falta de fiabilidade. Nos últimos 20/30 anos houve vários períodos pois tem havido equipas que acertam em cheio quando existem trocas de regulamento e geralmente partem logo com um domínio muito grande, tendo sido a Mercedes a mais notória, por isso não estranharia que até 2026 Verstappen ganhasse os campeonatos todos pois tem muita vantagem, e a seguir a Verstappen irão surgir mais períodos de domínio, é fruto do trabalho e competência de uma equipa
Hamilton a assumir que entrou na menopausa.