F1, Lewis Hamilton em modo de (re)aprendizagem: “agora sei o que procurar”

Lewis Hamilton diz ter aprendido muito neste GP do Bahrein sobre como tirar o melhor partido do seu Ferrari, depois de ter terminando em quinto. O inglês refere que a sensação do carro mudou drasticamente de sábado para domingo e que está agora a trabalhar para adaptar o seu estilo de condução. Apesar de ter tido dificuldades na qualificação, Hamilton conseguiu progredir na corrida e lutou pelo pódio. Elogiou o trabalho da equipa nas paragens nas boxes e na estratégia, mostrando-se confiante em desbloquear o potencial do carro na qualificação no futuro, o que é para já o seu maior problema..
Lewis Hamilton diz que a sua sensação de sábado para domingo foi “noite e dia diferente” depois de ter alcançado o seu melhor resultado numa corrida de domingo, desde que se juntou à Scuderia esta época, o quinto lugar.
O sete vezes Campeão do Mundo tem lutado para encontrar o ponto ideal do SF-25 até agora este ano, o que foi mais uma vez evidente na sessão de qualificação de sábado, que acabou por resultar num nono lugar na grelha de partida – sete lugares atrás do companheiro de equipa Charles Leclerc.
No entanto, na corrida de domingo, Hamilton conseguiu progredir e encontrou-se numa luta pelo pódio com o companheiro de equipa Leclerc e Lando Norris, da McLaren: “A sensação é diferente de noite e de dia”, disse Hamilton após a corrida. “Claro, uma tarde difícil – progredir não foi fácil, toda a gente está muito junta. O carro é, por vezes, bastante difícil de conduzir e estou a trabalhar arduamente para adaptar o meu estilo de condução, pelo que é isso que tenho de fazer. Também tenho de conseguir fazer a afinação onde preciso dela. Conseguimos uma afinação muito melhor, em que passei para o lugar onde o Charles estava e ele não se afastou disso durante todo o fim de semana. Acho que é só ganhar confiança nisso e depois ajustar o estilo de condução a isso. Mas a equipa fez um excelente trabalho com as paragens nas boxes hoje e com a estratégia.”
A qualificação tem sido uma das caraterísticas mais fortes de Hamilton ao longo da sua carreira na F1, tendo conquistado 104 pole positions. Embora o britânico esteja apenas há quatro corridas na sua passagem pela Ferrari, o ritmo de corrida de domingo deu-lhe confiança de que em breve será capaz de desbloquear o potencial de uma volta do carro na qualificação: “Aprendi muito nesta corrida, estive realmente alinhado com o carro, tinha o ritmo e estava avançando. Agora preciso disso no início e no final e preciso disso na Qualificação, mas agora sei o que procurar”, disse o inglês, numa situação que mostra bem que, a este nível de pilotagem, qualquer pequeno detalhe faz diferença e depois de 12 anos na Mercedes, a mudança para a Ferrari, onde tudo é novo, requer adaptação a muitos níveis, e na F1, até um piloto muito experiente como Lewis Hamilton precisa de tempo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É este o piloto que Vasseur foi buscar para liderar a equipa? É este o piloto que vai mostrar à SF como se ganham campeonatos? Continua a levar grandes atestos de Leclerc, 0.6 em qualificação e na corrida, até ao SC tinha encaixado 11 seg de Lec, nas 21 voltas depois do SC levou mais 8 seg do monegasco. Para 2º piloto da SF não está mal…
Querem ver que o Vasseur é o estúpido aqui?
Nada disso, contratou um bom 2º piloto. Quanto ao “estúpido aqui” essa conversa dava pano para mangas…
Para sua informação, não foi o Vasseur que contratou o Hamilton, foi alguém mais acima dele, um tal John Elkman.
Duvido que Vasseur não tenha sido consultado e que apenas com a sua aprovação John Elkann tenha avançado! E digo mais, tendo em conta a ligação Vasseur/Hamilton que vem da F3 e F2 e sabendo do quão descontente Hamilton andava na MB, acho mesmo que poderá ter sido Vasseur a iniciar todo o processo da ida de Hamilton para a SF.
Não foi. O Elkman já andava a tentar o Hamilton há alguns anos.
Elkann
Era suposto o LH chegar á SF e fazer todas as poles e ganhar todas as provas neste início de campeonato? Porquê?
Algum piloto que passou pela SF fez isso? Leclerc? Schumacher? Alonso? Vettel? etc, etc…
Esse handicap fez deles maus pilotos ou falhados?
Esse ‘nick’ têm de dar mais know-how, do que o que tem mostrado!
Mas quem falou em LH ter que fazer todas as poles e ganhar as provas todas???
Se leres bem devagarinho o que escrevi acima pode ser que percebas que falei do facto de estar a levar grandes aviadelas de Leclerc… percebeste agora ou queres que te faça um desenho???
E ainda te digo mais, todos os pilotos que mencionaste chegaram à SF e de imediato se tornaram líderes da equipa, o que, quer queiras quer não, não é o caso de LH que anda completamente “perdido” e a levar calendários de Leclerc, e ainda vens tu falar-me em “know-how”… hilariante!
Tal como se previa o inglês a revelar-se naturalmente mais lento que o Leclerc. Se ele pensava que ao ir para a Ferrari poderia almejar a ganhar o titulo mundial, acho que caiu na real definitivamente. Sair na altura certa é uma arte que poucos conseguiram e o Hamilton irá sempre para menos e nunca para mais. È a lei a que ninguém escapa.
Vamos na terceira corrida. Provavelmente é mais sensato fazer comentários desses mais “à frente”. Digo eu.
Quarta corrida.
Correto. Obrigado pela correção. Estes fase com os horários da zona asiática e quase não podendo ver ao vivo, confundem-me sempre.
Quarta corrida na SF e quarto ano de carros com efeito de solo! Continua com as mesma dificuldades em qualificação…
Não tenho a certeza, mas só no ano passado é que foi perdendo a superioridade que tinha em qualificação. Penso que é aceitável. Neste início de época penso que é normal ter esta adaptação.
Comento sobre ele sem qualquer tipo de favoritismo, porque não é o meu piloto preferido, mas tenho muito consideração pelos 7 títulos e pelo respeito que costuma demonstrar em pista.
Há gente muito apressada por aqui. Será que, quando mudaram de emprego, estiveram tão à vontade no novo emprego, logo no primeiro dia, como no emprego anterior? Souberam logo todos os cantos da casa? Ou mesmo quando mudaram de carro, para uma marca diferente, ficaram imediatamente tão confortáveis como com o chasso velho?
Mudança de emprego? Desconforto? E qual primeiro dia? Quantas horas/km´s já não tem ele de pista e simulador na SF? É impressão minha ou Hamilton continua com as mesmas dificuldades e discurso dos últimos anos na MB? Acho que é um misto de falta de adaptação aos carros com efeito de solo e idade. Até você ja falou na idade dele… O ritmo de corrida continua bom mas em qualificação está constantemente a ser batido por Leclerc, como antes tinha sido por Russell, ora partindo mais atrás do que deveria acaba por ter mais dificuldades na corrida.
Curioso! Desde que são colegas de equipa, Pole e Vitória, para já, deu Hamilton. Ou estarei enganado?
É Curioso de facto! Hamilton está a levar 4-1 em corrida (contando com China), 3-2 em qualificação e está a 7 pontos de Leclerc. Ou estarei enganado?
Nada enganado. Mas eu também estou certo?
Factos são factos! Mas então o homem que foi para a SF para, e segundo li aqui variadas vezes, ensinar como se ganhavam campeonatos, dar uma mentalidade ganhadora à equipa, etc, etc etc, fez uma pole e ganhou uma sprint de caracacá, uau…estou impressionado…
Sim, a idade conta, e conta mais quando é preciso usar mais força no pé, mas o “enterro” que lhe estão a fazer, é exagero.
O que diriam do Alonso!!!!
Deixe lá o Alonso sossegado, que o Karma dele é enorme.
Mesmo.
Do Alonso só há um que fala, e já deixou de ser qualificável.
Tanta gente aziada com o 44. Senna foi para Williams e não ganhou nada, o que se seguiu foi trágico. O Schumacher foi para a Scuderia e não ganhou logo. Demorou o seu tempo. O Vettel foi para a Scuderia e nada ganhou. O último campeão, imagine-se o mal amado Kimi…Raikkonen, que chegou e ganhou (teve na Ferrari a sorte que lhe faltou na Mclaren). Temos o Alonso, que faria a nós todos um enorme favor e reformava-se. O Hamilton, provavelmente o mais vitorioso piloto da F1, muda-se para a Scuderia, ganha uma sprint e aqui gente a duvidar da… Ler mais »
Esse comentário, de que o Senna foi para a Williams e não ganhou nada é realmente abjeto. Mas com esse nick são evidentes para todos as falhas na educação. Provavelmente alguma dor de cotovelo….
As comparações com Schumacher, Vettel ou Alonso demonstram uma análise muito básica, própria de quem pouco entende de F1. Talvez seja uma malcriadagem crónica.
Só para dizer que entre as várias atoardas básicas que lançou, digo que o Alonso pode reformar-se e faria um favor a si, mas tenho a certeza de que não faria a muita gente. Gente que perceba os mínimos de e goste de F1 claro.
Quem gosta, gosta de bons pilotos.