F1: Lewis Hamilton comparado a… Ayrton Senna
É inevitável que se comparem os grandes nomes do passado com os do presente. Acontece assim e praticamente todos os desportos de alta competição, mas na F1 essa comparação ganha um peso ainda maior para os adeptos. O “antigamente é que era” na F1 é o equivalente ao “antes jogava-se com amor à camisola do futebol”, que são apenas formas de valorizar o que havia no passado, esquecendo de forma injusta o que o presente tem para dar, que é inevitavelmente diferente. Não interessa se é melhor ou pior, mas certamente diferente.
Para muitos, comparar os anos de ouro da McLaren com os recentes triunfos da Mercedes poderá ser uma blasfémia, mas a realidade fria dos números dará mais semelhanças que diferenças. E dizer que os pilotos do passado eram melhores que os do presente é também fácil de dizer mas difícil de justificar. Os pilotos da atualidade têm de se preparar para épocas mais longas, mais exigente fisicamente e com máquinas muito mais rápidas e complexas que no passado. Não significa isto que no passado era mais fácil… pelo contrário. O que significa é que os desafios são diferentes e, tal como o mundo ao nosso redor, a F1 evoluiu e passou a colocar diferentes questões aos pilotos, que merecem diferentes respostas. Desvalorizar o presente ou o passado é igualmente injusto.
Uma coisa parece ganhar cada vez mais unanimidade no Grande Circo da F1: Hamilton já é um dos melhores da história, talvez tão bom quanto Senna ou Schumacher. Quem o diz é Felipe Massa que não tem qualquer tipo de problema em apontar o homem que lhe tirou o sonho do título em 2008, como um dos pilotos que deixará uma marca indelével no desporto.
Hamilton tem quebrado recordes que pertenciam aos monstros sagrados da F1, e Massa admite que o britânico tem impressionado por todos as categorias por onde passou: “Hamilton impressionou em todas as categorias por onde passou, tal como fizeram Schumacher e Senna. Sempre que Lewis se sentou num carro mostrou uma habilidade espantosa. O problema é que as pessoas pensam, erradamente, que no passado era tudo muito melhor. Se compararem Messi e Cristiano Ronaldo com Pelé e Maradona, não ficam a perder em nada em relação aos homens do passado.”
Outro piloto que tomou o lado de Hamilton foi… Alonso. O espanhol que é considerado por muitos, um dos pilotos mais completos da grelha (ainda recentemente Button afirmou isso mesmo), mostrou-se feliz por ver Hamilton perto de conquistar o quarto título, colocando-o a par de Vettel. A azeda rivalidade que tiveram na McLaren é passado e ambos têm mostrado com regularidade respeito e admiração mútua. Alonso afirma que “é estranho ver Vettel com quatro títulos e Hamilton com três. Assim faz (ndr, vai fazer dentro em pouco) muito mais sentido. Lewis teve uma carreira melhor.”
Lewis Hamilton está perto de entrar no restrito clube de tetra-campeões, constituído por Prost e Vettel. Hamilton tem 62 vitórias, o 2º registo mais alto da história, apenas suplantando por Schumacher (91), apresentado no entanto uma taxa de conversão superior à do Barão Vermelho (30.24 % vs 29.64%). Hamilton é o homem da história com mais poles (72 contra 68 de Schumacher). Hamilton já conseguiu 7 poles consecutivas (menos uma que o recorde de Senna), é o segundo mais novo de sempre a conquistar um título (Vettel detém esse recorde) e é o segundo piloto com mais pódios (116) atrás de Schumacher (155). São números verdadeiramente impressionantes que confirmam que estamos perante um dos melhores de sempre. Pode não gostar-se do estilo, da postura ou do discurso, mas não se podem ignorar os factos. Numa época em que temos excelentes pilotos em pista, Hamilton tem conseguido sobressair.
[soliloquy id=”338675″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Hamilton foi batido por Rosberg nas qualificações de 2014, portanto não há comparação possível com Senna, sempre dominador numa só volta mesmo no confronto com Prost…
Hehe que conveniente os antis só se lembrarem de anos específicos quando querem denegrir um ou outro piloto. Não sabia que a F1 era só um ano ou que a grandeza (ou pequeneza) de um piloto só conta durante um ano. Quando querem dizer que Hamilton é muita mau, sempre se lembram de 2016 “foi batido por rosberg etc etc”, mas têm memória selectiva em relação às circunstãncias e ate ao computo geral do confronto entre os dois pilotos. Mas já que falamos de qualificações, vamos lá ver o que um e outro fez nos 4 anos que estiveram juntos:… Ler mais »
Muito Mau??? Hamilton é muito bom, um dos melhores de sempre na minha opinião, mas não é do mesmo nível do Senna, ou do Schumacher. Se quer saber torço por ele desde que apareceu na F1 e tenho a certeza que merecia ter sido campeão logo naquele ano de estreia.
Quando vir algum piloto se destacar dos restantes, como o Senna se destacou, então pode-se comparar.
Fazer o que ele fez com carros muito inferiores. Quando chovia então era fenomenal, nunca se viu nada equiparado. Quando bateu na entrada do túnel no Mónaco, tinha o Prost com carro idêntico em segundo a quase um minuto, muita gente se deve lembrar do que disse o Prost, ele (o Senna) não queria ganhar, queria-me humilhar. Até hoje não se viu nada que se possa equiparar ao Senna.
Quem é o gajo de vermelho ao lado do Hamilton na foto?
É o Massa
Ah, OK, obrigado.
Boas pessoal. Para mim o Hamilton é dos melhores de sempre desta geração onde incluo o Alonso e o Kimi, senão mesmo o melhor se o compararmos por exemplo ao Vettel. Os números falam por si, e é incontornável que o Hamilton pelas equipas que passou (Mclaren e Mercedes) e quando comparado com os colegas de equipa, foi claramente superior. Que diga o Alonso logo no ano de estreia do 44. Agora pode gostar-se do estilo, da maneira de estar, da raça (existe ppl neste fórum que o odeiam por apenas ser negro), e se olharmos apenas e friamente para… Ler mais »
Concordo com a escolha do Piquet, até porque Piquet aliava conhecimentos mecânicos que ajudaram a ganhar corridas. Inovações como as mantas de pneus, etc. O Senna era “só” um excelente piloto.
Era “só” um excelente piloto, numa era em que se tinha de esperar para saírem no computador os dados da telemetria, e os engenheiros da Honda ficavam parvos porque o Senna dava uma descrição do comportamento do carro escandalosamente detalhada e precisa.
ele é tão negro como o nosso atual PM!
lol que comparação!! O PM é de origem indiana. O Lewis é filho de pai negro e mãe branca. Logo tem ascendência negra ou africana no caso dele. É um “mestiço” como eu. Não compares.
no fundo… nós, seres humanos, viemos do mesmo sitio, por isso todos nós somos brancos, negros, amarelos, vermelhos, verdes, e todas as outras cores…