F1, Laurent Mekies: “O nosso carro não é o Red Bull do ano passado”

Por a 17 Março 2024 17:58

Laurent Mekies, o chefe de equipa da RB, voltou a defender a parceria entre a sua equipa e a Red Bull, insistindo que o VCARB01 não é uma cópia do RB19 que ajudou a estrutura de Milton Keynes a vencer o campeonato de construtores e Max Verstappen a alcançar o tricampeonato mundial de pilotos de Fórmula 1. O responsável da equipa italiana considera mesmo que o seu monolugar nem é o mais parecido com o carro da Red Bull de 2023. 

A nível técnico, e em resposta às constantes dúvidas lançadas por alguns responsáveis de equipas adversárias, Mekies assegura que que o design do VCARB01 mostra que a equipa está a seguir o seu próprio caminho e não a copiar a Red Bull. “O nosso carro não é o Red Bull do ano passado. Simplesmente não é, e se alguém quiser analisá-lo tecnicamente, verá isso”, disse Mekies em entrevista à edição italiana do Motorsport. “Todos os nossos concorrentes, sem exceção, tentaram inspirar-se no RB19, tal como nós, mas sabemos pela história da Fórmula 1, que copiar não é nada de invulgar. Também vemos isso no paddock hoje em dia, não há dois carros idênticos ou mesmo perto de serem idênticos”.

O responsável da RB garante que, após ter visto todos os carros dos adversários, o VCARB01 “é um dos menos parecidos visualmente com o RB19”. No entanto, Mekies defende a partilha de componentes entre as duas estruturas. “Ninguém na Red Bull está interessado em brincar com zonas cinzentas dos regulamentos e, felizmente para nós, as regras são muito claras. Partilhamos alguns componentes que os regulamentos permitem, tal como metade dos outros carros”.

Já em ocasiões anteriores, Laurent Mekies convidou a FIA a investigar a sinergia entre Red Bull e RB, isto depois de já ter respondido às críticas de Zak Brown sobre as ligações destas duas estruturas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado