F1, Lando Norris muito desalentado: “Sinto-me como se nunca tivesse conduzido um F1”

Lando Norris terminou a qualificação muito “em baixo” e procura respostas após um dececionante sexto lugar na sessão. O piloto inglês ficou muito desiludido, ao ter que se contentar com o sexto lugar da grelha, enquanto o seu companheiro de equipa Oscar Piastri conquistou a pole position.
Norris e Piastri estiveram muito próximos na Q1 e Q2 e nas voltas iniciais da Q3, mas na fase decisiva os dois pilotos diferiram significativamente, permitindo que vários carros rivais se colocassem entre eles.
De facto, o tempo de Piastri de 1m 29,841s foi cerca de quatro décimos mais rápido do que o de Norris, o que significa que o britânico não só vai começar a corrida atrás do seu companheiro de equipa, mas também dos dois carros da Mercedes, do Ferrari de Charles Leclerc e do piloto da Alpine, Pierre Gasly.
Quando lhe foi pedido que explicasse o que aconteceu no final da sessão, Norris disse: “Eu estava apenas lento. Tenho estado lento durante todo o fim de semana, para ser honesto. Nada de muito surpreendente, honestamente. Estive apenas fora do ritmo. Sinto-me como se nunca tivesse conduzido um carro de F1 antes. Estou a ter muitas dificuldades, não sei porquê. Preciso de tentar encontrar algumas respostas. O carro é fantástico. Não tenho nada de que me queixar. O carro e a equipa estão a fazer um trabalho fantástico, o Oscar está na pole com uma boa vantagem. Estou grato à equipa, estão a fazer um trabalho fantástico, só que eu estou a desiludi-los”, disse Norris.
Dado o número de carros que separa os dois pilotos da McLaren, Norris ponderou o que representaria um objetivo realista – e um resultado positivo – no Grande Prémio: “É tentar ganhar a corrida, mas não acho que vou ganhar, disse ele. “Acho que a melhor hipótese é tentar chegar ao pódio.
“Penso que o Óscar vai ultrapassar toda a gente. Vou tentar chegar ao segundo lugar, acho eu.”
Norris vai começar a corrida com apenas um ponto de vantagem sobre Max Verstappen no Campeonato de Pilotos – o piloto da Red Bull deve alinhar um lugar atrás dele na sétima posição.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Posso estar enganado mas, já o disse mais do que uma vez, o gélido Piastri parece ser mais piloto do que o Norris e vai acabar por ser campeão primeiro que o britânico!
Como prémio de consolação, o Lento Norris vai largar “praticamente ao lado” do seu amigo de longa data, Max, que tanto respeita! 🫢
Respeitar é o mínimo e não tem mal nenhum. Lando tem carro para chegar em terceiro ou segundo. Um campeonato não se ganha apenas numa corrida. Então, cabeça para cima e muita luta é o que se espera dele. Eu espero, apesar de tantos mimimi dele e da imprensa. Vamos lá Norris. Apesar de preferir Piastri, também estou na tua torcida.
Concordo consigo, não há qualquer problema em respeitar o Max que, quer se goste ou não, tem um talento execional. O problema, no meu ponto de vista (claro!), é que vejo o Russell, o Leclerc, o Piastri ou o Hamilton (por ex.) a fazerem frente ao Max sempre que têm a oportunidade de se cruzar e disputar a posição com ele, e no Norris já vimos que não é bem assim! Aliás, da turma da frente, estou curioso em ver como o jovem Kimi se comportará quando esse momento chegar, pois se o Max pressente que o adversário fraqueja, aí… Ler mais »
Não quero desculpar o Norris, nem justificar a sua má qualificação, mas será que o muito calor o terá afectado mais do que aos outros pilotos? Por muito bem que estejam a nível físico, as constituições não são todas iguais.
Contra a minha ideia é o facto da temperatura ir descendo com o cair da noite.
Se a minha hipótese estiver certa, a corrida será muito difícil para o Norris. Espero estar errada.
Não está a falar a sério, pois não?
Estou. Pus apenas uma hipótese para a lentidão do Norris. Ele não cometeu nenhum erro clamoroso que justifique quatro décimos para o Piastri. Mas podia ter sido apenas um dia mau. Os pilotos são seres humanos, não são máquinas.
Para as horas da corrida estão previstas temperaturas altas e acentuada degradação dos Pirelli, o que o vai dar vantagem a ele e ao Piastri face aos rivais.
O Lando já parece mais recomposto, já está a colocar pressão no Piastri falando em este “dobrar” todos..