F1, Lando Norris: “Há muito que estava à espera, mas finalmente consegui”
“Finalmente consegui fazer a minha parte” disse um esfusiante Lando Norris logo após a sua primeira vitória na Fórmula 1. O inglês destacou a sua equipa, a McLaren por ter montado a “estratégia perfeita”.
Tinha sido um início de corrida relativamente calmo para Norris, que tinha alinhado na 5ª posição da grelha. No entanto, o britânico estava na liderança quando o Safety Car foi chamado na volta 29 de 57, após uma colisão entre Logan Sargeant e Kevin Magnussen, permitindo-lhe fazer uma paragem nas boxes no momento certo e voltar à pista em P1.
A partir daí, manteve a diferença para Max Verstappen, que rodava em segundo e cruzou a linha para conquistar a sua primeira vitória na disciplina, cinco anos depois de chegar à F1 com a McLaren, em 2019.
Após algumas celebrações de júbilo com a sua equipa quando saiu do carro, Norris foi questionado pelo antigo campeão mundial Jenson Button sobre a sensação de vencer um Grande Prémio.
“Já não era sem tempo!”, sorriu o jovem de 24 anos. “Que corrida. Há muito tempo que estava à espera, mas finalmente consegui. Estou muito feliz por toda a minha equipa, finalmente consegui fazê-lo por eles. Foi um dia longo, uma corrida difícil, mas finalmente consegui chegar ao topo, por isso estou muito feliz.”
Embora o tempo do Safety Car tenha beneficiado Norris, o ritmo do seu MCL38 ficou bem patente nas fases finais, uma vez que se manteve a uma boa distância de Verstappen. Questionado sobre se estava a sentir-se orgulhoso, Norris respondeu: “Sinto-me. Todo o fim de semana foi bom, só tive alguns pequenos contratempos pelo caminho.
Eu sabia que na sexta-feira tínhamos o ritmo, apenas alguns erros aqui e ali, mas hoje conseguimos juntar tudo. Adotámos a estratégia perfeita e tudo valeu a pena. Obrigado à McLaren, a toda a gente, e tenho de agradecer aos meus pais, claro.”
Finalmente, o mais recente vencedor da Fórmula 1 foi questionado sobre a mensagem que tinha para a equipa, com a qual passou toda a sua carreira no desporto até à data, bem como sobre a sua fé na equipa ao assinar um contrato para permanecer a bordo até depois de 2025.
“O que é que lhes posso dizer? Estou apenas orgulhoso”, respondeu Norris. “Muitas pessoas duvidaram de mim ao longo do caminho. Cometi muitos erros nos últimos cinco anos, na minha curta carreira, mas hoje conseguimos fazer tudo em conjunto e isto é tudo para a equipa:”Fiquei com a McLaren porque podia acreditar neles e acreditei. Hoje provou-se exatamente isso.”