F1: Lando Norris acredita poder vencer com a McLaren, a equipa que adora

Por a 27 Janeiro 2024 17:45

Depois da sua “melhor época na Fórmula 1”, como avaliou no final de 2023, Lando Norris chegou a acordo para a renovação de contrato com a McLaren, silenciando os rumores que existiam sobre uma potencial saída para a Ferrari ou Red Bull, mantendo-se o britânico num ambiente familiar que conhece e que foi, em parte, responsável pela sua decisão. Ainda assim, Norris diz estar convencido que a equipa de Woking tem todas as condições para estar na luta pelas vitórias.

A McLaren preferiu não divulgar os detalhes do novo contrato com Lando Norris, pela primeira vez desde 2019, é possível que exista uma cláusula de rescisão associada ao desempenho após a introdução dos novos regulamentos das unidades motrizes em 2026, um pouco à semelhança do que afirmam em Itália acontecer com Charles Leclerc.

Mesmo assim, Lando Norris realçou o papel que a McLaren tem na sua carreira e acredita poder lutar por outros objetivos no futuro aos comandos dos carros desta mesma equipa, aquela que sente acarinhado e que, apesar de todos os argumentos das estruturas adversárias, o consegue ainda cativar a permanecer. 

O britânico admitiu que teve algumas “discussões” com equipas rivais da McLaren, mas quis também terminar com toda a especulação que existia em torno do seu contrato. 

“Há sempre discussões de vez em quando”, disse Norris à Sky Sports, após o anúncio da renovação. “Não vou mentir e dizer que não, há sempre pequenas discussões e fala-se com as pessoas e vê-se o que podem oferecer, mas nunca foi mais longe do que isso. Há sempre coisas na comunicação social e histórias a serem escritas e isso nunca é o melhor para todos aqui, na fábrica. Se estivermos a trabalhar numa peça que vai estar no meu carro, se se ler que o Norris tem ligações com aqui ou ali, provavelmente não é bom”, argumentou o piloto.

Realçando que “para o bem da equipa” a renovação aconteceu já agora, para “acabar com os rumores”. 

Depois da época passada ter começado mal, mas a equipa ter sido capaz de melhorar o monolugar e alcançar pódios de forma sistemática, Norris diz estar “convencido que, enquanto equipa, temos tudo o que é necessário” para alcançar as vitórias e lutar por títulos. “É o objetivo da equipa e também um objetivo pessoal que sempre tive. Se estou convencido de que sou capaz de o fazer? Sim. E estou convencido de que a equipa é capaz de o fazer? Sim. E não acho que seja apenas por causa do ano passado e da forma como demos a volta à situação”.

O piloto britânico sublinhou que “tudo o que se passa no dia a dia, as pessoas que aqui estão, a ética de trabalho, a mentalidade, a abordagem a tudo”, o convenceram a não dar “atenção a qualquer outra equipa”, ou seja a qualquer abordagem que pudesse existir. 

Com novas ferramentas, como o túnel de vento ou simulador, e com a vinda de Rob Marshall e David Sanchez, que assumiram oficialmente as suas funções dentro da nova equipa técnica da McLaren no 1º de janeiro, juntando-se a Peter Prodromou e respondendo diretamente a Andrea Stella, Norris está seguro do rumo e das capacidades da sua equipa. “A atmosfera, a mentalidade e a camaradagem que temos aqui foram construídas ao longo dos anos, e eu gosto muito de fazer parte”, disse o piloto. “Quero fazer parte desta história de dar a volta por cima, desde o início da minha carreira e com dificuldades, passando por esses altos e baixos, e mantendo-me na equipa. Também quero divertir-me. Esse é um fator importante para mim. Por muito que queira estar numa equipa que seja a mais rápida, há também o elemento de estar aqui porque adoro correr, adoro divertir-me e desfrutar de tudo isso. No fundo, o mais importante para mim é estar a fazer o que adoro e estar com uma equipa que adoro e com a qual desfruto de todos os momentos, e essa é a McLaren”. 

No final, salientou Lando Norris em jeito de conclusão, “foi uma decisão muito fácil”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado