“Comentários racistas” de Nelson Piquet sobre Lewis Hamilton alvo de declaração da F1
As declarações já têm alguns meses mas foram repescadas e motivaram uma declaração pública por parte da F1. Num podcast brasileiro, Nelson Piquet comentou o incidente de Silverstone entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Piquet usou o termo “neguinho” para se referir ao piloto britânico, quando comparava o incidente de 2021 com o incidente entre Ayrton Senna e Alain Prost:
“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. “
“A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem lugar na sociedade. Lewis é um embaixador incrível para o nosso desporto e merece respeito”, pode ler-se na declaração da F1 sobre o caso. “Os seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo em que estamos empenhados na F1”.
A Mercedes também emitiu uma declaração de apoio ao seu piloto , acrescentando: “Condenamos veementemente qualquer uso de linguagem racista e discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso desporto para combater o racismo, e é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, partilhamos uma visão para um desporto automóvel diversificado e inclusivo, e este incidente sublinha a importância fundamental de continuarmos a lutar por um futuro mais brilhante”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até acho que o comentário a expressão não tem intencionalidade de racismo mas sim de estupidez e falta de respeito… Piquet sempre foi un invejoso porque o Senna apagou os holofotes que estavam apontados a eles a referir se a um piloto que ganhou 7 titulos e 1 roubado deveria ter mais respeito…
https://www.abola.pt/nnh/2022-06-27/hamilton-o-benfeitor/947010
Em calhordice, o Piquet esteve sempre na Pole. Agora, vêm ajudar o ‘sucessor’, com umas declarações espantosas como estas. Haverá mais porque nunca teve tacto, nem educação, nem sensatez.
Um verdadeiro ‘casca grossa’.
Independentemente da falta de tacto ou respeito da linguagem de Piquet ( o que convenhamos, nunca foi o seu forte), acho muito interessante o “timing” deste “escândalo”, em vésperas de um GP da Inglaterra onde as hipóteses de Hamilton são muito remotas. O cínico em mim quase pensa que isto é para desviar atenções, e voltar a concentrar os holofotes na coqueluche do público inglês…
Caraca, aqui no Brasil neguinho é um modo de falar, você pode ser branco, pardo, asiático, índio e etc e as pessoas te chamam de ‘neguinho’. esse questão de racismo está cada mais extrapolando os limites. Tem uma música brasileira, o nome é: EU SOU NEGUINHA, de autoria de Caetano Veloso. Entendam é um modo de falar.
Timing conveniente, há 8 meses não era um comentário depreciativo… Ainda bem é que este, pelo menos, já tem vida feita, não vai ser queimado como o Vips. E as minhas condolências ao sir, que certamente está no chuveiro a chorar, pela enorme tristeza e depressão que o comentário lhe deve ter causado.
O Piquet não é o pai daquele personagem, que a mando do Flavio Briattore, se mandou para os rails, para provocar um safety car, e o Alonso ganhar a corrida? Como de facto, aconteceu? Quem sai aos seus…. espero que a filha tenha outros padrões morais. Quanto ao pai…caso perdido.
E pronto, já estava a estranhar a ausência dos gritos de guerra de “Racista” neste fórum. Que triste a mania de trazerem dos EUA estas filosofias das Marias Ofendidas por tudo e por nada. Engraçado é que só trazem estas mariquices, vê lá se trazem o conceito da Saúde pagar-se, isto já não. Estou cansado desta falta de tacto, cansado destes cavaleiros pela justiça de barriga cheia. Como escreveu e MUITO BEM o forista “jbosco1958”, no Brasil a terminologia neguinho não tem a conotação racista que lhe querem colocar. Em Portugal também se diz a palavra PUTO para descrever rapazes… Ler mais »
Excelente comentário!
Lisboa, morei no Porto por 2 anos maravilhosos, minha família é do Minho, certa vez ao comentar com uma amiga no Porto, sobre uma festa típica no Minho, acho que o Bom Jesus de Fão (praia lindíssima) falei: ‘A festa foi fantástica os putos e as putas se divertiram muito.’ Levei uma bronca pois ela me disse que puta não era menina e sim puta mesmo. Se queres rir e muito baixe esse livro de Mário Prata
https://lelivros.love/book/schifaizfavoire-dicionario-de-portugues-mario-prata/
Puto , por muita tecla que você carregue par não dizer nada, é um termo menorizante.
🤣🤣🤣🤣
O que foi, magoou no rabinho, foi???
🤣🤣🤣🤣
Vá, não te chateies que eu já tiro o dedo, vá não chores mais com o problema dos outros.
Diz-me lá, o Hamilton também te vem defender quando te chamam conas?
És dos que se ofende com tudo? É? Engraçado que não te vejo a ficar ofendido com o aumento de impostos em Portugal, mas aí “Jasus” se chamam de neguinho ao Hamilton, aí para tudo.
Que sacanagem do sogro do Max
O Hamilton, como cidadão brasileiro honorário, devia conhecer melhor a linguagem coloquial ‘do seu país’. Neguinho tem obviamente origem racista, mas há muito que não o é. Neguinho tornou-se mais ou menos o equivalente a gajo e pode perfeitamente ser utilizado para se referir a um branco, asiático, seja o que for. É só ler ou ouvir o resto da conversa, para ver que o Piquet está a usar em excesso linguagem coloquial. É uma característica sua: há muito que o Piquet é o maior do mundo e todos os restantes são bestas (no sentido brasileiro do termo). É desrespeitoso,… Ler mais »
Cágado, leia o meu post.
Eu vivi muitos anos no Brasil, no início da carreira do Nelson Piquet (antes da vinda para a Europa), até depois de ele ser campeão pela 1ª vez. Daí o meu post. Falo com o conhecimento de quem foi chamado muitas vezes neguinho; com o conhecimento de quem levou um estalo por dizer que lhe doía o cú; de quem teve uma padaria toda rindo porque pediu um cacete 🙂 …
Essa gente acha que o mundo é todo igual. Não é. Experimentem chamar rapariga a uma moça brasileira.